Coloque o polegar e o indicador em volta da haste, mantendo os outros dedos embaixo. Ao segurar a taça pela haste, evite tocar na parte superior da taça, pois isso pode deixar marcas de dedos e reduzir a visibilidade da cor do vinho.
Sim, existe uma regra de como segurar a taça de vinho. Pela etiqueta, você deve segurar a taça de vinho pela haste, a parte mais fina da taça, que conecta o bojo à base, evitando sujá-la. Na hora de servir, nunca encha a taça até borda, a quantidade adequada é de até ⅓ de taça.
A forma correta de segurar uma taça de vinho é pela haste, entre as pontas dos dedos polegar, médio e indicador. É possível segurar a taça pela base, com o polegar em cima e os outros dedos embaixo. Pelas regras de etiqueta, não há diferença entre as maneiras como um homem e uma mulher seguram a taça de vinho.
Depois de escolher o vinho, é importante servir a bebida na temperatura correta. A maioria dos vinhos tintos deve ser servida em temperatura ambiente, enquanto os vinhos brancos e espumantes são normalmente servidos resfriados. Use uma taça apropriada para o tipo de vinho que você está servindo.
Aprenda como segurar a taça de vinho corretamente | Olinaldo Oliveira
Qual a forma correta de beber vinho?
Gire suavemente a taça para liberar os aromas do vinho. Coloque o nariz sobre a taça e inspire profundamente, tentando identificar os diferentes aromas presentes, como frutas, especiarias, flores ou notas terrosas. Esse exercício ajuda a treinar o olfato e a desenvolver a percepção dos aromas sutis.
Além de te manter hidratado enquanto você se diverte entre as taças de vinho, a água tem ainda outro objetivo: o de ajudar a limpar o seu paladar. Principalmente se você estiver degustando diferentes variedades de vinho, é importante que seu paladar esteja limpo entre um e outro.
Uma regra importantíssima da etiqueta do vinho é colocar a taça de vinho à direita do prato na mesa e, à sua esquerda, uma taça ou copo de água. Assim, os convidados podem limpar o paladar entre as garfadas para apreciar o vinho ao máximo.
Além disso, segurar a taça pelo bojo também pode deixar marcas de dedos, prejudicando a aparência do líquido. Para uma experiência de degustação ideal, segure sempre a taça pela haste ou pelo pé. Isso ajudará a manter a temperatura do vinho e a preservar suas características originais.
Qual a diferença entre a taça de vinho tinto e branco?
Taça de Vinho Branco
O vinho branco precisa ser consumido em temperaturas mais baixas, por isso pede uma taça com menos trocas de calor com o ambiente. A taça de vinho branco tem aba mais estreita e é menor que a taça de vinho tinto, pois assim possibilita a apreciação completa desses vinhos mais leves e frutados.
Os seus atendentes devem sempre servir em um padrão sentido horário e servir as mulheres primeiro (mesmo se isso significa que será necessário ir ao redor da mesa duas vezes). Eles devem finalizar servindo o cliente que pediu o vinho, independente do gênero. Também devem sempre servir ao lado direito do cliente.
Especialistas dizem que o movimento de girar a taça ajuda a realçar a coloração da bebida e, dessa forma, é possível perceber diferentes nuances em sua cor. Outra coisa que esse movimento circular provoca é que o líquido acaba escorrendo pelas paredes da taça, formando o que se conhece como as lágrimas do vinho.
Vinhos tintos leves, como os elaborados com as uvas Pinot Noir e Gamay, beneficiam-se de uma temperatura de serviço entre 14°C e 16°C. Já os vinhos tintos de grande corpo, como os elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon e Syrah, devem ser servidos entre 16°C e 18°C.
✨Como segurar a taça de vinho com elegância? A quantidade ideal a ser servida é 1/3 da taça. De modo geral para as bebidas frescas e geladas, devemos segurar a taça pela haste. O contato da nossa mão no bojo pode esquentar a bebida e, no caso dos vinhos, pode até interferir no sabor.
Como isso funciona? Diversos estudos sugerem a associação do consumo leve ou moderado de álcool a benefícios para a saúde e redução da mortalidade. Alguns pesquisadores sugeriram que o vinho é benéfico à saúde, especialmente o vinho tinto, e que um copo por dia pode ser bom para o coração.
Girar a taça permite que o vinho entre em contato com o ar e libere aromas e sabores mais intensos. Isso ocorre porque, ao circular pela taça, o vinho é exposto a uma maior superfície de contato com o oxigênio, o que acelera o processo de oxidação e evaporação dos compostos voláteis presentes na bebida.
Qual seria o jeito correto de segurar a taça? A melhor maneira é segurar pela haste ou pela base, fica a seu critério. Segurando pelo busto você deixa marcas de dedo no vidro, dificulta a inclinação da taça, altera a temperatura da bebida, dificulta o brinde e interfere nos aromas do vinho.
Vinhos tintos: até 1/3 do volume da taça; Vinhos brancos: até 1/3 do volume da taça; Vinhos espumantes: até 2/3 do volume da taça; Vinhos rosés: até 1/3 do volume da taça.
Segura a taça pela haste e não diretamente no bojo, para não transferir calor das mãos para a bebida e afetar a temperatura e a qualidade do champagne. Também para não deixar a marca dos dedos. 2. Sustenta a haste com a ponta dos dedos, sem envolvê-la completamente, mantendo um controle suave sobre a taça.
O que não dá para deixar é o vinho esquentando. Os brancos, roses e espumantes devem sempre ser servidos frescos entre 6 e 12 graus dependendo do estilo. A dica é a mesma dos tintos, resfrie as garrafas antes de servi-las e mantenhas resfriadas sempre que houver necessidade.
Comece posicionando a taça sobre um fundo branco (toalha, guardanapo, folha de papel). Segure-a pela haste e incline-a para frente. Observe a tonalidade do vinho, da borda do líquido até o centro. Perceba o brilho do líquido e a presença ou não de sedimentos.
Qual a temperatura ideal para servir vinho do Porto?
A temperatura ideal para servir o vinho do Porto vai depender do estilo. O Branco e o Rosé, por serem mais leves e frescos, devem ser servidos entre 8 e 10ºC. No caso tanto do Ruby, como do Tawny, que apesar de terem características diferentes, são jovens, recomenda-se servi-los entre 13 e 15ºC.
— O ideal é que o vinho seja ingerido acompanhado de uma refeição, e não de estômago vazio. Eu recomendo para os meus pacientes que tomem à noite, por ser um momento de relaxamento antes de dormir. Mas pode também ser consumido na hora do almoço, se for da preferência da pessoa — orienta Aline.
O vinho, com toda a sua complexidade de sabores e aromas, encontra na água com gás a leveza e a efervescência que realçam ainda mais suas qualidades. Ainda mais, essa combinação é perfeita para quem prefere um drink mais suave, sem abrir mão do sabor marcante do vinho.