Sem dúvida, a maior vantagem da textura sobre pintura convencional é a sua durabilidade. Em média, as texturas duram até 3 vezes mais do que o revestimento apenas com tinta. Isso ocorre porque a camada de produto aplicada é mais espessa, proporcionando maior resistência contra as agressões externas.
A textura pode servir para solucionar problemas como imperfeições, fissuras e trincas. Aplicar #texturas ajuda a #economizar tempo e recursos. Além da praticidade e da durabilidade, as texturas também podem fazer parte da #decoração interna e externa de qualquer tipo de #construção.
Além de ajudar a disfarçar imperfeições, essa técnica permite criar diversos efeitos, transformando totalmente a decoração do cômodo. A seguir, você vai aprender tudo o que precisa para realizar essa tarefa, desde os diferentes tipos de textura até a escolha dos materiais.
· Menor custo se comparado às texturas; · Podem ser aplicados em panos extensos sem a necessidade de prever juntas; · Possuem maior rendimento de material e de serviço; · Mais suscetíveis a retoques.
A famosa textura de rolo e o grafiato são a mesma coisa. O que diferencia um do outro é a utilização dos mesmos, a composição e aplicabilidade. Ambos são aplicados com uma demão e, por conta disso, rende até três vezes menos que a textura de rolo, que é aplicada em apenas uma demão.
ESTÁ NA DÚVIDA ENTRE TEXTURA E GRAFIATO? OLHA ESTE NOVO CONCEITO!
Quanto tempo dura a textura?
Em média, as texturas duram até 3 vezes mais do que o revestimento apenas com tinta. Isso ocorre porque a camada de produto aplicada é mais espessa, proporcionando maior resistência contra as agressões externas.
Qual o melhor tipo de textura para parede externa?
O melhor tipo de textura para parede externa depende do clima e do estilo arquitetônico desejado. O estuque texturizado é amplamente recomendado por sua versatilidade, durabilidade e capacidade de suportar diversas condições climáticas, além de oferecer uma estética visualmente atraente.
Se as paredes tiverem com uma tinta brilhante, será preciso lixar até que toda a superfície fique fosca; Caso seja preciso escovar ou lixar as paredes antes de aplicar a textura ou o grafiato, garanta que depois será retirada toda a poeira solta neste processo.
RENDIMENTO: 15 a 31m² /galão de 25kg/ demão. O rendimento é variável de acordo com a irregularidade e absorção da superfície, espessura, método, técnica e condições de aplicação.
Preparação da parede: antes de aplicar a textura, é importante que a parede esteja limpa, livre de umidade e bem lixada. Se houver buracos ou rachaduras, é necessário preencher com massa corrida e aguardar secar.
Esta é a opção mais prática e econômica para alisar texturas de baixíssimo relevo para que a cobertura fique fina e delicada sem comprometer o nivelamento da parede. Depois de aplicada, é só lixar e pintar.
A textura é um elemento fundamental na arte e no design, sendo uma característica visual e tátil de uma superfície. Ela pode ser percebida através do sentido do tato e da visão, proporcionando uma experiência sensorial única.
A resposta direta é não. Massa corrida e tinta são produtos distintos, com finalidades diferentes, e não devem ser misturados. A massa corrida é composta por substâncias como gesso e resinas, enquanto a tinta é composta por pigmentos, solventes e outros componentes.
Superfícies com textura irregular, com gesso mal-aplicado ou reboco áspero, também têm uma resistência limitada para a tinta, podendo descascar futuramente. Rachaduras na superfície em que a tinta será aplicada ou nas estruturas próximas também podem levar ao esfarelamento e ao descascamento.
Quer dizer, texturas mais simples e com menos detalhes geralmente são mais acessíveis. Enquanto isso, as decorativas ou com efeitos especiais podem ser mais caras. E ainda, saiba que a textura costuma render mais e ser mais fácil de aplicar que o grafiato.
O grafiato é uma espécie de revestimento acrílico com superfície rústica, grãos de malha 10, repelência a água e composição anti mofo. Já a textura, embora possa ser anti-mofo como o grafiato, não produz o efeito riscado, isso porque não contém a chamada malha 10. Vale destacar que há também as texturas em gel.
2. Posso diluir o revestimento? Sim, caso haja a necessidade de diluir para que o produto fique mais homogêneo, é possível acrescentar uma certa quantidade de água, conforme orientação do fabricante descrita na embalagem.
A norma NBR 13245 recomenda que a parede esteja limpa, firme, coesa, sem gorduras e sujeiras. “Depois, é importante aplicar um selador branco para tornar a parede mais aderente à textura”, diz Isaac Gabriel Batistão, da ACS Pinturas.
Em média, as texturas duram até 3 vezes mais do que o revestimento apenas com tinta. Isso ocorre porque a camada de produto aplicada é mais espessa, proporcionando maior resistência contra as agressões externas.
- A tinta mais indicada é a acrílica, que possui secagem rápida e pode fazer camadas finas. - Deixe o rolo um pouco mais molhado do que o normal para que a tinta penetre nas ranhuras. - Lembre-se de colocar fita crepe nas partes que não serão pintadas e proteção o chão com jornal ou plástico.
As tendências indicam que texturas mais próximas dos elementos naturais estão em alta, ganhando cada vez mais evidência dentro dos espaços. Aspectos de madeira, pedras e detalhes rústicos, presentes na superfície de revestimentos cimentícios, por exemplo, contribuem para a composição de espaços atemporais e originais.