“Sem Brahma não dá”, “A número 1”, “Refresca até Pensamento”, “Brahma, todo mundo ama” são apenas alguns dos slogans que ficaram na memória dos brasileiros.
O QUE SIGNIFICA BRAHMA? O nome Brahma é uma homenagem a um deus hindu, Brama, que também pode ser escrito "Brahma". A cerveja Brahma recebeu esse nome em 1988, quando o emigrante suíço Joseph Villiger decidiu realizar o sonho de todo amante de cerveja: fabricar sua própria cerveja em casa.
Nossa história começou em 1888 com a fundação da Brahma no Rio de Janeiro. Desde então, estamos ao lado dos brasileiros, partilhando momentos, conversas e risadas.
Desta maneira, desde 2005, a Companhia produz Stella Artois no Brasil e a ABI produz Brahma nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Suécia, Finlândia e Grécia, dentre outros.
Considerado o deus supremo, Brahma surgiu, segundo os hinduístas, como encarnação do espírito universal Brahman. Praticamente não é cultuado hoje, por ser "uma força tão sutil que nem consegue ser imaginada por quem não tem elevação espiritual.
Você nem imagina, mas a cerveja demorou a chegar ao Brasil. Foi trazida pela Companhia das Índias Orientais, com os holandeses, no século XVII. Com a expulsão dos holandeses em 1654, o produto sumiu por quase 150 anos, dá para acreditar?
Na Suécia, quanto um copo é levantado se diz “Skål!” – que significa “À vossa saúde” ou “à nossa saúde”. A cerveja que revolucionou o mercado brasileiro tem ascendência europeia. Em 1964, a Skol, então sob licença da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, foi trazida ao Brasil por um grupo de empresários portugueses.
Localizada na Alemanha, a Weihenstephan produziu uma de suas primeiras cervejas em 1040, datando quase mil anos, segundo informações do portal A Gazeta. Há, no entanto, registros ainda mais antigos de produção, datando do ano 768, tratando-se dos monges do monastério de Weihenstephan, antes da cervejaria ser fundada.
Nos anos 90, quando a Skol lançou o slogan “desce redondo”, ninguém poderia imaginar que a expressão se tornaria um dos símbolos da cultura nacional. Hoje, porém, convenhamos: quem nunca ouviu a frase em algum momento no qual as coisas foram muito bem, caindo como uma luva, assim como a cerveja?
Visão Geral. A Companhia de Bebidas das Américas – Ambev é a sucessora da Companhia Cervejaria Brahma (“Brahma”) e da Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos (“Antarctica”), duas das cervejarias mais antigas do Brasil.
“Sem Brahma não dá”, “A número 1”, “Refresca até Pensamento”, “Brahma, todo mundo ama” são apenas alguns dos slogans que ficaram na memória dos brasileiros.
Brahma. Em 1888, Joseph Villiger, um emigrante suíço, resolveu abrir o seu próprio negócio. Acostumado com o sabor das cervejas europeias, ele começou a fazer cerveja em casa. Villiger inaugurou a “Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia”, com uma produção diária de 12.000 litros de cerveja e 32 funcionários.
A Brahma já está presente em oito países da América Latina, incluindo o Brasil: Argentina, Venezuela, Paraguai, Equador, El Salvador, Nicarágua e Guatemala. Também é vendida em outros países, como a República Dominicana, onde a empresa fechou acordo com a engarrafadora Embodom.
Para poder vê-la onde quer que fosse, Brama criou mais três cabeças, uma à esquerda, outra à direita e outra logo atrás da original. Então Satrupa voou até o alto do céu, fazendo com que Brama criasse uma quinta cabeça olhando para cima, foi assim que Brama veio a ter cinco cabeças.
Bramã (em sânscrito: brahman, forma masculina e neutra de ब्रह्म, brahma) é um conceito do hinduísmo, semelhante ao conceito de absoluto presente em outras religiões. O termo designa o princípio divino, não personalizado e neutro do bramanismo e da teosofia.
Sarasvati (sânscrito: सरस्वती, sarasvatī) é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música e a shákti, que significa ao mesmo tempo poder e esposa, de Brahmā, o criador do mundo.
Ainda assim, a Bud Light continua sendo a cerveja mais vendida nos Estados Unidos, de acordo com dados da NIQ fornecidos à CNN pela Williams. O NIQ mede as vendas em lojas de conveniência, bebidas e mercearias nos Estados Unidos.
A Ab InBev é a maior cervejaria do mundo desde 2009. A companhia, que é dona da Ambev Brasil, tem mais de 200 marcas de cervejas, como Budweiser, Stella Artois, Brahma e Skol. Só em 2011, a cervejaria teve um lucro de US$ 40 bilhões (cerca de R$ 80 bilhões).
Diego Macedo Gonçalves do Carmo, de 39 anos, conhecido como “Brahma” sofreu sanções do governo americano nesta quinta-feira (13), após ser apontado como responsável por lavar dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo comunicado do órgão do governo do Departamento de Tesouro dos Estados Unidos.