O nome do Projeto se inspira na frase marcante do Gigante da Física, Sir Isaac Newton que de forma análoga se refere aos Grandes Nomes da Ciência Brasileira que pouco são comentados: “Se eu vi mais longe, foi porque estava sobre os ombros de gigantes”.
Digno de frases célebres como “Nenhuma grande descoberta foi feita sem um palpite ousado”, Isaac Newton certamente é um nome que você já ouviu em alguma das suas aulas de Física.
No epílogo da edição de 1713 de sua obra prima "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" (1686), Newton escreve que o seu Deus (cristão, claro) era o senhor do Cosmo e que deveria ser adorado por estar em toda a parte, por ser o "Governante Universal".
Newton propôs que a gravidade, o efeito pelo qual dois objetos são atraídos um pelo outro, é uma força universal. Como a lei proposta por Johannes Kepler, era o Sol a estrela – com sua gravidade – que mantinha os planetas do Sistema Solar em órbita.
Religião. Entre os interesses de estudo de Newton esteve o latim, o grego e a Bíblia. As profecias bíblicas sempre lhe interessaram, e ele acreditava na ação de Deus na vida humana e na natureza em geral. Embora cristão, em muitas oportunidades, contestou as práticas da Igreja Católica.
Newton foi membro do Trinity College e o segundo professor lucasiano na Universidade de Cambridge. Foi um cristão devoto, mas pouco ortodoxo, que rejeitava, em particular, a doutrina da Trindade.
Puritano radical, Newton seguia o arianismo, doutrina que considerava Jesus Cristo um intermediário entre Deus e os homens. Essa visão é contrária à da Igreja Católica, que tem como símbolo máximo de Deus a Santíssima Trindade (“Pai, Filho e Espírito Santo”).
Nascia a lei da gravitação universal, resumida por Isaac Newton da seguinte forma: […] toda matéria atrai outra matéria com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas|1|.
As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos.
Entre os mais importantes princípios de Newton estão a lei da gravitação universal, a decomposição da luz solar no espectro, e os anéis coloridos da luz solar no espectro.
Nascido em 1564, na Itália, Galileu Galilei é considerado o pai da física moderna experimental, e o grande precursor da astronomia telescópica. Ainda no século XVII, seus experimentos nas áreas exatas revolucionaram a história das ciências.
O nome do Projeto se inspira na frase marcante do Gigante da Física, Sir Isaac Newton que de forma análoga se refere aos Grandes Nomes da Ciência Brasileira que pouco são comentados: “Se eu vi mais longe, foi porque estava sobre os ombros de gigantes”. Sir Isaac Newton – 1675.
Em sua mais importante obra, Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, Isaac Newton propõe explicar as forças da natureza através do movimento dos corpos, por meio de princípios matemáticos que relacionam e descrevem o movimento e, por este caminho, apresentam, como implicação necessária, uma força de impulsão ou ...
Podemos ter como Conclusão sobre isaac Newton que ele é o grande responsável pelo surgimento da Física Mecânica, sendo considerado, inclusive, o maior físico de toda a história, visto que os que vieram posteriormente produziram suas teorias com base no que Newton já havia estabelecido anteriormente, de forma a ...
"Que os mortais se regozijem por ter existido tamanho ornamento da raça humana." Este epitáfio, escrito em latim sobre o seu túmulo, na Abadia de Westminster, em Londres, dá uma ideia da importância de Isaac Newton para a ciência e a humanidade em geral.
Newton morreu numa segunda-feira, aos 85 anos, depois de passar algum tempo sofrendo de gota e de uma inflamação pulmonar. Foi sepultado na Abadia de Westminster, em Londres, onde até hoje seus restos mortais se encontram.
Desse modo, Isaac Newton se situava clandestinamente na posição herética tanto para a Igreja Católica como para a Igreja Anglicana (protestante), da qual era um crente fervoroso, pois considerava o dogma da Santíssima Trindade como una corrupção alheia ao cristianismo primitivo.
O físico acreditava que Deus desempenha um papel importante tanto na religião quanto na ciência, embora isso não necessariamente significasse a mesma coisa para ambas. Na palestra, Planck afirmou que “a religião representa um vínculo do homem com Deus.
Seu objetivo era descobrir se a luz, de alguma forma, era produzida pelo próprio olho, algo que os gregos antigos acreditavam, ou a luz vinha de fora do olho. Quando ele deu umas cutucadas, duas coisas aconteceram: a pressão da agulha fez cores na sua visão e ele não conseguiu ver direito por um bom tempo.