“Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”.
"Aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre isso." "O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que domina esse medo." "Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele ou de onde ela vem ou sua religião."
“Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros.” “Tudo parece impossível até que seja feito.” “Liberdade parcial não é liberdade.” “A prioridade é sermos honestos conosco.
É um ideal que espero viver mas, se necessário for, é um ideal para o qual estou preparado para morrer". (Conclusão do discurso de três horas de Mandela durante seu julgamento, em 1964, em que foi acusado de sabotagem e traição).
De quem é a frase "ninguém nasce odiando outra pessoa"?
Descrição #PraCegoVer: foto e frases de Nelson Mandela. “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, origem ou religião. Precisam aprender a odiar e, se podem fazer isso, podem aprender a amar.”
1. Acreditar que é possível (mesmo quando parece impossível) A mensagem de que é possível alcançar a paz, mesmo quando todas as probabilidades ditam o contrário, é uma das mais fortes do legado de Nelson Mandela.
"Somos todos iguais em direitos, e não há lugar para o racismo em uma sociedade justa." "Cada conquista na luta contra o racismo é uma vitória para todos os povos." "A luta pela igualdade racial é uma luta por humanidade, por dignidade e por um futuro sem preconceitos."
Mandela acreditava firmemente que todos os seres humanos merecem ser tratados com respeito e dignidade, independentemente de suas circunstâncias. Ele defendeu o acesso à educação como uma ferramenta poderosa para transformar o mundo e melhorar as oportunidades para os jovens.
No Brasil, esse fenômeno também se manifesta em diversas situações, gerando curiosidade e debates. Um dos exemplos mais notáveis do efeito Mandela no Brasil envolve a famosa frase da música "É o Tchan", que muitos acreditam ser "Vem dançar, vem dançar, vem dançar, vem dançar". No entanto, a letra correta é "É isso aí".
Desde seu nascimento, em 18 de julho de 1918, em Mvezo, uma pequena vila na África do Sul, até sua morte, em 2013, Mandela personificou a luta contra a opressão racial e a busca por liberdade e igualdade.
De quem é a frase "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho nos olhos, haverá guerra"?
Bem dizia Bob Marley: "enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra". Dessa frase se infere que o preconceito está por aí - e não é de hoje. Historicamente, no Brasil, a questão do preconceito racial tem prevalecido, sobretudo sobre negros.
O punho cerrado ou punho erguido é um símbolo de solidariedade e apoio a causas relacionadas a conflitos sociais como racismo, xenofobia, sexismo, entre outras mazelas que fragilizam as relações humanas.
“Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Defendi o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e conseguir realizar. Mas, se for preciso, é um ideal para o qual estou disposto a morrer”.
🌹O conhecimento é a arma mais poderosa que um homem pode ter. Ele não apenas abre portas, mas destrói as barreiras que limitam seu potencial. Um homem ignorante é refém do mundo, enquanto um homem que busca o saber se torna livre, imbatível e respeitado.
Os princípios e saberes de Nelson Mandela estavam baseados na luta pela igualdade, justiça, liberdade e democracia. Ele se destacou como líder antiapartheid na África do Sul, defendendo a igualdade de direitos para todos os cidadãos, independentemente da raça.