Fruto da árvore Morinda citrifolia, o Noni enfrenta desafios em sua comercialização no Brasil devido à falta de comprovação de sua segurança, conforme uma restrição publicada pela Anvisa.
Noni, cujo nome científico é Morinda citrifolia, é uma fruta amarelo-esverdeada pertencente à árvore de nome científico Morinda citrifolia. Ela é originária do sudeste da Ásia, mas cultivada mais frequentemente no Taiti.
A mancenilheira é perigosa por conta do veneno existente na seiva da planta e também pelo fato do fruto causar reações alérgicas. Além disso, outras partes da árvore pode causar reações, inclusive algumas delas fatais. Por esses motivos, devemos ter bastante cuidado ao manusear a planta.
Além disso, cientistas apontam prejuízos ósseos e malefícios para grávidas. “Outros trabalhos dizem o contrário e alegam segurança. Mas há mais estudos que confirmam sua toxicidade do que os que negam. E quando existe um impasse como esse, a Anvisa não pode liberar”, observa Carvalho.
Você sabia que a laranja, a maçã, o mamão, o morango e a jaca são exemplos de frutas que não são brasileiras? A Índia é terra da laranja e da jaca, já a maçã é da região da Eurásia. O mamão veio do México e o morango teve origem tanto nos EUA, quanto no Chile.
Fruto proibido pela Agência Sanitária é encontrado facilmente em comércio -
Qual o perigo do noni?
A ANVISA fundamenta a sua recomendação de não utilizar o noni também com base em relatos de toxicidade em humanos. Stadlbauer et al (2005) relataram dois casos em que apresentam hepatotoxicidade relacionados ao consumo de suco do noni.
Consumido na Ásia há pelo menos 2 mil anos, o noni, um fruto bastante parecido com a fruta-do-conde, está se tornando cada vez mais conhecido por aqui. Na medicina popular oriental, ele é receitado para combater desde dores no corpo até tumores ou diabetes.
Apesar de ter cheiro considerado desagradável, o fruto é consumido cru ou cozido, enquanto as sementes que possui em abundância são ingeridas depois de assadas. Embora haja vasta literatura, existe muita controvérsia no meio científico sobre a eficácia dos produtos contendo Morinda citrifolia, incluindo o suco de noni.
Urucum: De aparência estranha, o Urucum é bastante encontrado na Amazônia. Seu uso mais popular é a tintura, já que da fruta sai um forte pigmento vermelho. Mangostão: Conhecida como “a rainha das frutas tailandesas”, sua polpa é branca e macia, com um sabor muito doce e agradável.
Limão, morango, laranja, toranja e amora são algumas das frutas destacadas como as mais saudáveis. O consumo de frutas diariamente oferece benefícios para a saúde por serem alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Um ranking feito pelo TasteAtlas elegeu o mangostão como a melhor fruta do mundo. A fruta é nativa do Arquipélago Malaio, um grupo de ilhas que ficam no sudeste asiático.
Apesar de outros frutos estarem associados ao pecado original, como o figo e a uva, a maçã a partir do século XIII passou a ser a principal representação da transgressão de Adão e Eva no Éden.
Agora, algumas leis esdrúxulas promulgadas no Brasil. Proibido comer melancia: Em 1984, a melancia foi vetada na cidade paulista de Rio Claro porque a fruta foi apontada como transmissora de tifo e febre amarela.
A resposta para essa pergunta é não, uma vez que temos frutos que não obedecem aos critérios para serem considerados frutas. Popularmente, considera-se que a fruta deve ter um sabor adocicado. Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes.
Os autores concluíram que a exposição ao extrato seco do fruto de noni pode provocar efeitos adversos na gestação desses animais em doses de 7,5 mg/kg e sugerem que as Page 2 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais atividades antiestrogênica, antiangiogênica e ...
A fruta madura possui odor butírico, parecido com odor de queijo e possui sabor desagradável. A espécie é originária do sudeste asiático, mas pela facilidade de cultivo pode ser encontrada tanto em florestas tropicais como em terrenos rochosos ou arenosos.
A fruta noni possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas e hipoglicemiantes, e, por isso, poderia ajudar na prevenção de doenças crônicas, no combate ao envelhecimento precoce e no aumento da imunidade.
Outros casos de toxidade em humanos oriundos da ingestão do suco do Noni são reportados na literatura, sendo os principais efeitos adversos o aparecimento de hipercalemia, devido à inibição da enzima conversora de angiotensina, aumento de transaminases, lactato desidrogenases e bilirrubina no fígado (44).
Com propriedades reconhecidas cientificamente, pode ajudar a baixar o nível de colesterol no sangue, ajudando o emagrecimento. Entretanto, esteja sempre atento pois muitos produtos podem apresentar um rótulo enganoso para afirmar sua pureza. Para não correr o risco, você pode fazer em casa mesmo a mistura.
Uso popular: As folhas, na forma de chá por infusão, é recomendado em casos de náuseas, febre, tosse, diarreia, disenteria, cefaleia, verminose, dismenorreia, arteriosclerose e fadiga em geral. Na Thailandia, além destas recomendações, é utilizada para tratar hipertensão arterial, alergias e afecções da boca.
Essas vitaminas são fundamentais para a produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor e o sono, por exemplo, e está relacionado às sensações de satisfação e bem-estar. Por isso, o abacate tem o título de “fruta da felicidade”.