Por exemplo, considere a missão Mariner 4, da NASA: ela foi lançada em 28 de novembro de 1964 e chegou a Marte somente em 14 de julho de 1965, após 228 dias de viagem. Já a Mariner 6 foi lançada em 25 de fevereiro de 1969 e alcançou o planeta em 31 de julho de 1969, após apenas 156 dias.
A cada 26 meses, mais ou menos, Marte e Terra estão perto o suficiente para uma jornada mais curta entre os planetas. Mesmo assim, é uma viagem bem longa, durando de sete a nove meses.
A primeira missão bem sucedida a Marte, a nave espacial Mariner 4, foi lançada pela NASA a 28 de Novembro de 1964. Ela passou a cerca de 9000 kilómetros de Marte a 14 de Julho de 1965 e enviou, como planeado, 22 imagens - as primeiras fotografias em grande plano de um outro planeta.
Em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 deverá descer no Polo Sul lunar, com a ajuda da nave espacial da SpaceX – fazendo com que os seres humanos retornem à superfície do satélite após quatro décadas. Se esses voos forem bem-sucedidos, a NASA pretende enviar astronautas a Marte na década de 2030.
Desde a época da chamada Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética, Rússia, China e Índia tentaram enviar diversas missões a Marte desde a década de 1960. Ao todo, foram 48 tentativas até o momento, sendo 20 bem sucedidas e 28 que falharam parcial ou integralmente em seus objetivos.
Marte faz parte do nosso imaginário há muito tempo, mas não viajamos tantas vezes assim para lá. Na verdade, foram 48 missões para o planeta vermelho desde 1960, segundo dados da NASA.
A sonda pousou em Marte em 25 de maio de 2008 e operou até 2 de novembro de 2008, data da última comunicação com a Terra. A NASA anunciou o fim da missão em 10 de novembro de 2008.
A NASA estima que uma viagem só de ida para Marte leva cerca de nove meses; mas, isso varia de acordo com a posição da Terra e de Marte. Por exemplo, considere a missão Mariner 4, da NASA: ela foi lançada em 28 de novembro de 1964 e chegou a Marte somente em 14 de julho de 1965, após 228 dias de viagem.
Complicações. Até hoje, cinco rovers da Nasa já pousaram em Marte, incluindo Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004), Curiosity (2012) e Perseverance (2020). Outras sondas, como da China e da antiga União Soviética, também conseguiram pousar no planeta.
"É uma maneira de levar a humanidade a Marte, porque estabelecer uma cidade autossustentável em Marte exigirá muitos recursos", ele testemunhou em tribunal em 2022 sobre seu pagamento da Tesla. Se Musk pode alcançar sua visão de uma colônia marciana em sua vida é debatível.
A fina atmosfera marciana é composta por 96% de dióxido de carbono, o que não ajuda muito os humanos que respiram oxigênio. Também é muito mais variável do que a atmosfera da Terra. “A densidade do ar pode variar por um fator de dois ao longo do ano, e a temperatura pode variar em 37,7ºC”, disse Hoffman.
Há mais água presente em Marte do que na Lua, e o planeta tem uma atmosfera tênue. Esses fatores dão a Marte maior capacidade potencial de abrigar a vida orgânica e a colonização humana. A habitação humana permanente, em um corpo planetário que não seja a Terra, é um dos temas mais frequentes na ficção científica.
Publicado em 23 de setembro de 2024 às 09h40. Elon Musk anunciou neste domingo que a SpaceX deve lançar cinco naves espaciais sem tripulação para Marte até 2026. "Se todas pousarem com segurança, missões tripuladas serão possíveis em quatro anos", escreveu ele numa rede social.
Até o momento, mesmo depois de décadas de missões não tripuladas para o planeta vermelho, não existem evidências sólidas ou diretas da vida em Marte. A superfície do planeta é seca e fria e nenhuma câmera flagrou nenhum organismo vivo vagando por ela.
A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) planeja fazer o primeiro pouso de astronautas em Marte em 2040. Embora desafiador, o prazo é visto pelo próprio órgão americano como “agressivo e audacioso” diante da quantidade de tecnologias que ainda precisam ser desenvolvidas para a missão.
"O homem não foi a Marte até agora por um simples motivo: porque não quis", disse o astronauta à reportagem da Folha. "Há 40 anos, as prioridades estabelecidas pelo governo americano foram missões na órbita da terra. Se tivéssemos como objetivo colocar o homem em Marte, já estaríamos lá", garantiu.
Ao longo dos anos, as sondas em Marte já revelaram dunas, papel alumínio, matéria orgânica, lago e até uma porta. Também aconteceu o registro de um impacto 'impressionante' de rocha espacial no planeta. Veja abaixo como aconteceram essas descobertas.
Urano, o sétimo planeta do nosso sistema solar, só foi visitado uma vez durante um sobrevoo realizado pela sonda Voyager 2 em 1986. Agora os cientistas querem voltar para estudar o planeta e suas luas em detalhe. Urano é talvez o planeta mais esquisito do nosso sistema solar.
Agência aprovou projeto de um foguete nuclear equipado com suporte à vida humana, blindagem contra radiação e propulsão. Quarenta e cinco dias. Essa é a duração da viagem entre a Terra e Marte almejada pela Nasa. O objetivo tem relação com o desenvolvimento de um foguete nuclear que entrará na Fase I ainda em 2023.
A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 km. As missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para chegar ao nosso satélite natural.
A sonda Perseverance, da Nasa, pousou em Marte há exatamente três meses. Em 18 de fevereiro, o robô chegou à superfície do planeta vermelho para buscar sinais de vida, no presente ou passado.
As Vikings 1 e 2 foram as primeiras sondas a pousar na superfície de Marte com sucesso. Viking Lander 1 foi a primeira espaçonave Americana a tocar outro planeta além da Terra. Ambas espaçonaves foram lançadas em 1796, o ano em que os Estados Unidos celebravam o bicentenário de sua independência.