De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
Qual a importância da arte na sociedade brasileira?
"A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social."
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Somos seres relacionáveis, por isso a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações. Com a arte a cultura se constrói, elas estão completamente interligadas.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Cabe, portanto, à arte, em suas várias manifestações, fornecer os subsídios indispensáveis para a compreensão da realidade em suas camadas mais profundas e articuladas. Trata-se, com efeito, de um tipo de conhecimento que reflete a realidade.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual. Mas não para por aí, conectam as crianças e jovens com sua própria cultura e com o mundo em geral.
A arte transforma-se na principal via de comunicação. Comunicação que representa o espaço em que acontece a relação ensino-aprendizagem que também é estética. Estética que engendra comunhão, que entrelaça, e conjuga, fundando o sentido do que é comum, auxiliando no processo de com-preensão.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
Nesse sentido, De Botton e Armstrong (2014) elencam sete fragilidades psicológicas que dão sete funções à arte. Elas são: a rememoração, a esperança, o sofrimento, o reequilíbrio, a compreensão de si, o crescimento e a apreciação.
Existe arte nas roupas que escolhermos para vestir, na xícara que usamos para tomar café e até mesmo no pão que comemos. Ao assistirmos televisão nos deparamos com várias linguagens artísticas: propaganda, novelas, filmes etc.
A Arte nos possibilita trabalhar o campo da fantasia e dos sonhos. Com a arte podemos criar e recriar mundos que nos fortalecem a cada dia, com o intuito de transformar a realidade à nossa volta.
A arte como uma forma de ensino da cultural e arte popular é importante para a humanidade, uma sensibilidade, criatividade e sentimentos de emoções e desejos, e hoje em dia comentando e criticando fatos da sociedade.
A arte possui grande importância para a sociedade, pois nos mostra um mundo artístico ou retrata um objeto, pessoa ou momento. Além disso, a arte pode nos entreter ou passar alguma mensagem de importância social.
A arte moderna, como forma de expressão humana, desempenha um papel significativo na promoção da diversidade cultural e na celebração das experiências de grupos étnicos, culturais e sociais diversos. A diversidade cultural na arte moderna abrange uma ampla gama de perspectivas e influências.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
A arte pode servir para comunicar ideias, expressar emoções, questionar normas sociais, e muito mais. Conhecer essas funções ajuda a entender a influência e o impacto da arte em nossa sociedade e em nossas vidas individuais.
A arte é um meio criativo de expressão de sentimentos e emoções. Este poder simbólico e comunicativo faz dela um importante instrumento de aprendizagem, podendo ser usado em todas as etapas da vida.
Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".
Pois ela pode nos educar e aliviar as angústias da vida cotidiana. De igual forma tem o poder de influenciar o nosso comportamento, gosto estético e denunciar as mazelas sociais. Ela pode ser, assim, resistência e esperança para um povo. Não menos relevante é seu papel educacional e terapêutico.
Como fenômeno social, a arte possui, portanto, relações com a sociedade. Essas relações não são estáticas e imutáveis; ao contrário, são dinâmicas, modificando-se conforme o contexto histórico. E envolvem três elementos fundamentais: a obra de arte, seu autor e o público.