A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa.
A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.
O papel da escola na sociedade é socializar o conhecimento, seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão.
Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, as- segurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
Ao fornecer educação de qualidade, transmitir valores éticos e morais, e promover a inclusão e o respeito mútuo, a escola cumpre sua função social de preparar os alunos para a vida pessoal e profissional, além de contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada.
Estabelece um núcleo comum e obrigatório de aprendizagens a todos os estudantes. É o caminho escolhido para garantir as propostas da BNCC. Traz marcos conceituais e premissas para a organização do cotidiano e de práticas pedagógicas, considerando especificidades locais.
Promover uma educação de qualidade para todos os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
Assim, o papel da escola é preparar o aluno nas mais diferentes áreas formativas. É no ambiente escolar que o aluno começa a socializar com outras pessoas e desenvolver habilidades fundamentais para toda a vida.
Portanto, minha resposta à pergunta "Para que servem as escolas?" é que elas capacitam ou podem capacitar jovens a adquirir o conhecimento que, para a maioria deles, não pode ser adquirido em casa ou em sua comunidade, e para adultos, em seus locais de trabalho.
O valor da escola está no fato de que ela possibilita entrar em contato com todas essas atribuições, ao interagir com os colegas, cumprir o currículo, respeitar as normas, resolver problemas cotidianos, entre outros. Além disso, um tema atual que permeia a educação e faz parte da cidadania é o respeito à diversidade.
O ambiente escolar permite o contato com experiências que não ocorrem no contexto familiar, fazendo com que tenha possibilidade de conhecer coisas novas e descobrir inúmeras habilidades. As instituições de ensino desempenham um papel de extrema importância neste processo de aprendizagem.
É a função básica da escola garantir o conhecimento, as habilidades e valores necessários à socialização de cada pessoa, por meio do domínio dos conteúdos básicos da escrita, leitura, das ciências e outras áreas que são fundamentais para que o aluno possa exercer seus direitos de cidadania.
A escola é um agente importante na educação infantil para garantir as experiências e conhecimentos adequados para as crianças se desenvolverem de forma saudável.
O papel da escola é propiciar ao aluno a aquisição de conhecimentos científicos e criar situações que facilitem a aprendizagem e o domínio dos conteúdos culturais, além de auxiliar o aluno no desenvolvimento das habilidades necessárias à vida em sociedade.
A principal função histórica da escola é ensinar. Embora a escola tenha outras funções importantes, como formar profissionais e produzir conhecimento, a principal função é ensinar.
O ambiente escolar é composto por salas de aula, parque recreativo, pátio, refeitório ou lanchonete, quadras esportivas, biblioteca, auditório, secretaria, sala dos professores, coordenação e diretoria.
A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
A proposta pedagógica de uma escola é a sua identidade. Ela inclui os valores, o propósito, os objetivos pedagógicos e as diretrizes curriculares da instituição. Núcleo central do Plano Político Pedagógico (PPP), é ela que norteia a prática educativa como um todo.
Além da função de educar, a escola também tinha como objetivo a socialização da classe trabalhadora e o de moldar valores, hábitos, normas e ideologias de acordo com as pertencentes à burguesia. Por fim, era o local onde os cidadãos entendiam qual era seu lugar na sociedade (COIMBRA, 1989).