A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
O papel da escola na sociedade vai muito além do ensino e aprendizagem de conteúdo e conhecimento científico. É na escola, desde cedo, que a pessoa aprende a socializar, tem contato com uma formação moral e cidadã, além, é claro, da formação intelectual.
A educação contemporânea precisa proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de suas competências não apenas para entenderem a realidade em que estão vivendo, mas para intervirem nesses cenários. Essas competências socioemocionais são fundamentais para florescer toda a complexidade do ser humano .
Qual é a definição de educação na contemporaneidade?
A educação contemporânea busca favorecer um ensino da igualdade e do crescimento em comunidade. A inclusão é parte essencial desse objetivo, desenvolvendo um ambiente escolar muito mais acolhedor para todos.
A escola contemporânea se vê diante das transformações da sociedade, obrigando-a a buscar novos posicionamentos. Tais posicionamentos referem-se a uma mudança de paradigma nas concepções de escola e de ensino-aprendizagem, uma vez que o fracasso escolar se impõe de maneira acentuada na atualidade.
A expressão contemporaneidade aparece de forma recorrente nas produções acadêmicas das ciências humanas e sociais, sendo empregada para sinalizar que a pesquisa ou escrito refere-se a uma situação ou processo que está acontecendo no nosso tempo e que este possui uma especificidade importante: é marcado por ...
Essa mudança de papel reflete uma abordagem mais orgânica do desenvolvimento estudantil, onde o foco é facilitar a autonomia e a participação ativa das pessoas. Em outras palavras, o papel do professor na educação contemporânea passa a ser, entre outros: orientar o estudante em sua jornada de desenvolvimento.
Qual o papel do professor na escola contemporânea?
O papel do professor deve ser o de ajudar o aluno a desenvolver sua aptidão do pensar, através da técnica do diálogo, estimular a capacidade cognitiva do aluno através do saber aprender, saber fazer, saber agir , saber conviver e se conhecer.
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
Como a escola se faz presente no contexto social contemporâneo?
É pela educação que aprendemos a ordenar o mundo, apreendemos as verdades da comunidade, enfim, nos socializamos, ou seja, adquirimos uma forma de pensar, falar, agir, segundo os ditames da cultura em que estamos inseridos.
A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.
A função social da escola é fornecer educação e instrução formal para os alunos, permitindo que eles desenvolvam habilidades e conhecimentos que serão úteis para suas vidas pessoais e profissionais.
Quais são as mudanças na educação na contemporaneidade?
A contemporaneidade nos remete a algo que passou por diversas transformações, no espaço escolar temos urgência na formulação de práticas pedagógicas, de novos currículos e de metodologias, de formas de avaliação que promovam a inclusão e a visibilidade desses sujeitos.
A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
Como é visto o papel da educação na contemporaneidade?
Neste sentido, torna-se claro que o grande desafio da educação na atualidade é transformar-se, é abrir-se às mudanças, é tornar-se “atraente” às crianças e jovens, é fazer com que estes tornem-se sujeitos ativos na construção do conhecimento.
Quais são os principais aspectos da escola contemporânea?
Na construção do fazer educativo contemporâneo, ressaltamos nosso principal objetivo como mediadores da aprendizagem: a ampliação das possibilidades de leitura do mundo mediante a experimentação, a reflexão e a problematização de diferentes contextos.
Qual o papel da educação no início da contemporaneidade?
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos.
Qual a diferença entre escola tradicional e escola contemporânea?
A abordagem tradicional é muito comum no ensino. Mas, ela ignora os alunos que precisam do contexto em que o aprendizado progride de acordo com o nível de interesse dos mesmos. As tendências emergentes concluem que as escolas construtivistas se concentram mais em atividades inovadoras e na aquisição de conhecimento.
Quais são os quatro pilares da educação contemporânea?
O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.
Qual o papel do professor diante da educação contemporânea?
O professor contemporâneo deve ser capaz de formar indivíduos autônomos, que saibam lidar com a diversidade e a incerteza, e que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O presente estudo tem como objetivo discutir os novos papéis do professor na educação contemporânea.
Qual a principal característica da contemporaneidade?
A Idade Contemporânea é o período histórico que começou na Revolução Francesa e se estende até os dias de hoje. As principais características da Idade Contemporânea são: consolidação do capitalismo, desenvolvimento industrial e tecnológico e separação dos poderes do Estado das religiões.
A linha do tempo da Idade Contemporânea abrange marcos como a Revolução Francesa em 1789, as Guerras Mundiais, a Guerra Fria, a descolonização pós-Segunda Guerra Mundial, e eventos recentes como a Queda do Muro de Berlim em 1989 e a pandemia de covid-19 em 2020.