O que é a pleura e qual a sua função?
A pleura é a membrana serosa que reveste a parede interna do tórax e envolve os pulmões, protegendo do atrito contra a parede torácica. Formada por duas camadas, a visceral e a parietal, separadas por um fluido seroso que desempenha o papel de lubrificante.O que acontece quando a pleura está inflamada?
Os sintomas mais frequentes são: dor torácica (do lado afetado), dor torácica que piora ao inspirar profundamente (causada pelo atrito entre as pleuras visceral e parietal inflamadas ou pela própria inflamação da pleura parietal que possui muitos nervos), tosse seca e falta de ar.Quais são os sintomas de problema na pleura?
Sintomas de derrame pleuralA dor pleurítica pode ser sentida apenas quando a pessoa respira profundamente ou tosse, como também estar presente continuamente e ser agravada pela respiração profunda e tosse. A dor geralmente é sentida na parede torácica exatamente sobre o local da inflamação que causou o derrame.
Quantas pleuras tem o pulmão?
Existem duas cavidades pleurais, uma para cada pulmão. A primeira camada é a camada visceral, que reveste o tecido pulmonar e suas fissuras. A segunda é a camada parietal, que reveste a parede torácica ao se prender no aspecto interno do tórax.Minuto da Anatomia #22: Pleuras, Derrame Pleural e Pneumotórax | Sistema Respiratório
O que acontece quando a pleura é perfurada?
Se se desenvolver uma perfuração que estabeleça uma conexão entre o espaço pleural e o interior dos pulmões ou a parte externa do tórax, o ar entra no espaço pleural até que a pressão fique equilibrada ou a conexão se feche. Quando há ar no espaço pleural, o pulmão entra em colapso parcial.Quem teve derrame pleural pode ter novamente?
Quem já teve derrame pleural pode ter de novo? O derrame pleural não é bem uma doença, mas uma consequência de uma enfermidade. Então, é possível que uma pessoa tenha o quadro mais de uma vez.Qual exame detecta problema na pleura?
A detecção é feita por exame físico, radiografia de tórax e ultrassonografia torácica à beira do leito.Como fica o pulmão depois de um derrame pleural?
Sinais de derrame pleuralOs sintomas variam de acordo com a quantidade de líquido acumulado, mas geralmente incluem dor no peito e desconforto respiratório, já que o derrame provoca compressão, o que compromete o funcionamento dos pulmões. Em casos mais graves, pode haver falta de ar repentina e dor aguda no peito.
Quais são os sintomas de câncer na pleura?
O mesotelioma pleural, um câncer primário raro da serosa mesotelial, é causado pela exposição ao amianto na grande maioria dos casos. Os sintomas incluem tosse persistente, dispneia, dor torácica e perda ponderal sem explicação.O que é bom para desinflamar a pleura?
A pleurisia tem cura e o tratamento depende do que está causando a inflamação. Caso seja uma bactéria, ele será conduzido por meio de antibióticos. Caso seja um fungo, o tratamento será feito com medicamentos antifúngicos. Analgésicos também podem ser usados para aliviar os sintomas do paciente.O que leva um paciente a ter derrame pleural?
O derrame pleural resulta de um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido pleural. Normalmente, o espaço pleural contém uma quantidade muito pequena desse líquido, que serve para lubrificar a região e facilitar o deslizamento do pulmão dentro da caixa torácica durante a respiração.Qual a chance de cura de câncer na pleura?
Nesse tipo de situação, a expectativa de cura gira em torno de até 70%. Além disso, o tratamento mais utilizado em ambos os estágios consiste na remoção cirúrgica do tumor. Em estágios mais avançados, como o estágio III, o tratamento envolve a combinação de quimio e radioterapia e uma eventual intervenção cirúrgica.Quais são os principais distúrbios das pleuras?
Quais as principais doenças que acometem a Pleura?
- Dor torácica: A dor é geralmente intensa e pode piorar com a respiração profunda ou tosse.
- Febre: A presença de febre é comum e pode ser alta.
- Tosse produtiva: Pode haver tosse com expectoração purulenta (pus).
Quais são as sequelas de um derrame pleural?
O derrame pleural pode ter algumas complicações, como: Danos pulmonares. Ar na cavidade do tórax (pneumotórax) após o derrame ser drenado. Abscesso devido a uma infecção, chamado de empiema.Como saber se o derrame pleural é maligno?
Exames que podem ajudar no diagnóstico do derrame pleural maligno, na determinação da localização exata do derrame pleural ou no planejamento do tratamento:
- Exame físico.
- Raios X de tórax.
- Tomografia computadorizada.
- Ultrassom.
- Punção Torácica.