Coluna sacral e cóccix Na parte inferior da coluna vertebral estão localizados o sacro e o cóccix. A coluna sacral interfere diretamente na biomecânica da coluna uma vez que está ligada aos ossos da bacia e determina questões como a postura e a angulação da coluna.
O sacro é um osso triangular localizado na base da coluna vertebral, sendo composta de cinco partes que se fundem durante a infância e que tem a função de dar rigidez ao corpo, evitando uma movimentação excessiva.
São características próprias das vértebras sacrais?
Dentre elas, merecem destaque corpo vertebral, processo espinhoso, processo transverso, facetas articulares, pedículo e lâmina. Vértebras sacrais possuem morfologia diferente das demais regiões da coluna pois são fundidas, além de fazerem conexão com a pelve (bacia).
Além disso, essa articulação permite movimentos simultâneos de rotação e translação associados à marcha. Os movimentos mais leves da articulação sacroilíaca aliviam a pressão nos quadris, diminuindo o risco de fratura pélvica.
Todos os elementos da coluna vertebral servem o objetivo de proteger a medula espinhal, concebida para proporcionar uma comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.
Uma dessas regiões é a coluna lombossacra, que abrange a coluna lombar e o sacro. Esta área desempenha um papel vital na mobilidade, flexibilidade e estabilidade geral do tronco.
Uma lesão ou trauma na coluna sacral pode causar fraturas por estresse ou fratura óssea mais séria. Essas fraturas são dolorosas e podem causar compressão do nervo sacral. Os sintomas podem incluir dor lombar, dor nas pernas, disfunção intestinal ou da bexiga e / ou sensações incomuns nas nádegas ou virilha.
A dor no sacro é uma dor localizada na base da coluna vertebral, no osso sacro, que é composto por cinco vértebras fundidas situadas entre a parte inferior da coluna lombar e o cóccix (final da coluna). Essa região desempenha um papel crucial na sustentação do peso do corpo e na conexão da coluna vertebral com a pelve.
Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.
O cóccix fica logo abaixo do sacro (osso achatado maior que o cóccix, de formato triangular, localizado abaixo da última vértebra lombar) e representa a pontinha da coluna. As estruturas têm a função de suportar o peso e estabilizar o tronco, com papel fundamental para conseguir se sentar, se manter em pé e caminhar.
Então, se a altura (amplitude) deste espaço está menor que o esperado, sabemos, indiretamente, que a altura do disco está diminuída, e o disco está com um "desgaste". Assim, o que vc descreveu é um provável "desgaste" dos discos que estão entre a quinta vértebra cervical (C5) e a sexta (C6) e também até a sétima (C7).
No sacro, estão os nervos sacrais, eles são chamados de plexo sacral. O nervo ciático é o maior nervo no plexo sacral. A compressão do nervo ciático causa um grupo de sintomas que são notoriamente conhecidos por dores nas costas e nas pernas. O nervo coccígeo é aquele que serve o cóccix.
A sacroilíaca apresenta um ligamento especial chamado ligamento interósseo, que ajuda a prevenir a mobilidade excessiva, já que a sacroilíaca estabiliza a pelve.
A lombar sacro, também conhecida como região lombo-sacra, é uma parte importante da coluna vertebral humana. Ela está localizada na parte inferior das costas, entre a região torácica e o cóccix.
A sacroileíte pode ser causada por quedas, casos raros de infecções, problemas de coluna, gravidez, obesidade, osteoartrite, artrite psoriática ou gota, no entanto, é mais comum nos casos de espondilite anquilosante, que é uma doença reumatológica, que geralmente tem início na articulação do quadril, entre a pelve e as ...
Para aliviar a dor na coluna pode-se repousar deitado de barriga para cima, aplicar compressas frias ou mornas nas costas ou fazer alongamentos pois ajudam a relaxar os músculos das costas, diminuindo a tensão sobre as vértebras e seus ligamentos trazendo alívio da dor em poucos minutos.
Sacroileíte - Artrose Articulação Sacroilíacas - Dor na Articulação Sacroilíaca? A sacroileíte é uma inflamação das articulações sacroilíacas. Estas conectam a parte inferior da coluna com a pélvis. Nesta patologia, até mesmo pequenos movimentos da coluna podem ser extremamente desconfortáveis e dolorosos.
· Dor na região do cóccix, que pode ser aguda, latejante ou lancinante. · Sensação de desconforto ou pressão ao sentar, especialmente em superfícies duras. · Dor ao levantar-se após estar sentado por um tempo. · Dor ao realizar movimentos que envolvem a região do cóccix, como inclinar-se para frente ou para trás.
Pode afetar, mas é preciso entender que pode não ser uma causa direta. O cóccix pode estar apresentando sintomas de dor devido a um trauma direto (ex.: quedas), podendo desalinhar ou mesmo fraturar.
O que significa sinais de doença degenerativa da coluna lombo-sacra?
O termo doença degenerativa da coluna não se refere à nenhuma condição da coluna, pois é um termo geral que abrange muitos tipos de distúrbios que podem ocorrer simultaneamente no mesmo paciente. Conforme a degeneração ocorre, pequenos traumas ou atividades incomuns podem causar dores e espasmos musculares nas costas.
Cirurgia de hérnia de disco lombar é realizada pelas costas, com o paciente sob anestesia geral, deitado com barriga para baixo. Alguns cirurgiões preferem realizar cirurgia na posição genupeitoral (de joelhos), como na figura abaixo. Posição genupeitoral é opção para realização de cirurgia de hérnia de disco.
O que aparece na ressonância magnética da coluna lombo-sacra?
O exame permite examinar os ossos, as articulações e os tecidos moles da região lombar. São pesquisadas hérnia de disco, malformações vasculares, tumores, abscessos, nos músculos ou nos ossos, os músculos, feixes nervosos e vasculares.