O uso dos fios metálicos, denominados fios de Kirschner, é um método de fixação simples e eficaz para a correção de fraturas e luxações do ombro na cirurgia ortopédica. Uma das possíveis complicações é a migração do fio durante o acompanhamento pósoperatório.
O que são fios de Kirschner? Criado em 1909 por Martin Kirschner, trata-se de dispositivos essenciais na ortopedia para o tratamento de fraturas ósseas. Os fios de Kirschner oferecem uma solução eficaz e segura para estabilizar as fraturas e promover a cicatrização adequada.
geralmente os fios de Kirschner são retirados de 6 - 8 semanas pós operatório é pode ou nãoser retirado no centro cirúrgico. Mas pode ser que teu caso necessite de mais tempo. O correto é avaliar com o Cirurgião de Mão que realizou o teu procedimento.
Depois que tira os fios de kirschner do punho faz curativos? Boa tarde, os pontos de entradas dos fios devem ser higienizados com água e sabão e pode sim realizar curativos.
Sim, o nosso corpo está em modo ativo de proteção contra ataque externos o tempo todo, isso quando a parte imunológica está perfeita!. Então o corpo tenta fechar a pele, que é o nosso maior orgão do corpo e faz a conhecidas "casquinhas" ou "vazar" enquanto o corpo estranho, no caso o pino não seja retirado.
O fato de não tem inflamação (quente, vermelho e inchado) é um bom sinal. Mas em casos de infecção no trajeto dos pinos muitas vezes é necessário o uso de antibióticos. É necessário uma visita ao médico para exame. Ideal não trocar o curativo no dia da consulta.
Sim. O fio não tem rosca - por essa razão não é um parafuso e sim um fio. Na hora da remoção, o fio desliza no orifício ósseo onde foi colocado - portanto quando for para retirar, deve-se girar o fio para solta-lo bem, e puxar.
Às vezes, a pele pode formar uma camada de tecido cicatricial (tecnicamente chamada de "tecido de granulação") ao redor dos fios de Kirschner. Esse tecido pode parecer que está cobrindo ou envolvendo os fios.
De maneira geral após a retirada há tendência de retorno ao arco de movimento normal, na maioria dos casos é preciso fisioterapia e dependendo da gravidade ou tipo de lesão que estiver sendo tratada pode haver restrição definitiva do arco de movimento.
Olá, os fios de kirschner por terem contato com meio externo estão sujeitos a apresentarem uns sinais de inflamação local e podem evoluir com infecção.
Precisa de anestesia para retirar o fio de Kirschner?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se os fios de Kirschner estiverem com as pontas para fora basta puxa-los e, assim, não precisa de anestesia. Se eles estiverem com as pontas abaixo da pele, anestesia local costuma ser suficiente mas pode também ser associada à sedação, no centro cirúrgico.
Mostrar especialistas Como funciona? O fio teoricamente está inserido apenas no osso, e não em nenhum tendão. Então poderia movimentas os dedos sem nenhum problema.
Posso tentar andar com ajuda de amuleta ou precisa ficar em repouso? Se a retirada não foi por necessidade e está sem dor,pode. Mas deve seguir orientação do cirurgião que cuida do seu caso.
Os fios-k são usados para fixação temporária durante algumas cirurgias. Após a fixação definitiva são normalmente retirados. Deste modo, utilizados como fixação temporária, são removidos normalmente entre 4 e 8 semanas de pós-operatório.
Ele perde a função que exercia. Se estiver segurando uma fratura, pode ser que ela desalinhe. Se aconteceu algo, seria importante comunicar ao seu médico.
O que fazer quando o fio de Kirschner sai sozinho?
É importante que retorne imediatamente ao seu médico para que sejam tomadas as medidas cabíveis. No local onde o fio estava, deve ser realizado curativo com álcool 70%.
O diagnóstico da fratura é feito através do exame físico. O paciente apresentará sintomas, como dor, edema hematoma e deformidade no local da lesão. Pode haver incapacidade total ou parcial de movimentar os dedos. Algumas fraturas não deslocadas permitem que o paciente tenha toda a mobilidade da mão.
O uso dos fios metálicos, denominados fios de Kirschner, é um método de fixação simples e eficaz para a correção de fraturas e luxações do ombro na cirurgia ortopédica. Uma das possíveis complicações é a migração do fio durante o acompanhamento pósoperatório.
O que fazer depois que tira os fios de Kirschner do pé?
Se os fios de kirshner foram passados de forma percutânea (sem corte), geralmente já é permitido lavar com água e sabão bem como manter sem curativo cobrindo no dia seguinte a sua retirada. A melhor pessoa para te passar as orientação específicas para seu caso é o ortopedista responsável pela sua cirurgia.
Ele se move sozinho? O fio k pode sair sozinho depois de quase dois meses de cirurgia? Ele se move sozinho? Olá, após 02 meses de cirurgia o fio pode sim apresentar sinais de soltura, porém a tendência é que ele não saia sozinho e deva ser retirado pelo cirurgião no momento adequado.
Incômodos com a presença de fios de kirchner são comuns, assim como algum pequena movimentação no próprio eixo (girar). A recomendação é procurar o seu médico e conferir se estas queixas estão dentro do normal.
A fisioterapia é recomendado logo depois. Tem casos que pode até começar fisioterapia mesmo com os fios de Kirschner. recomendo que entre em contato com o seu médico para te orientar melhor.