O sal fortalece o glúten da farinha, deixando a massa mais elástica. Isso porque os íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-) que formam o sal aproximam as cadeias de proteínas, contribuindo assim para que a massa do pão fique mais forte e menos pegajosa.
O sal tem várias funções na panificação. Ele não só realça o sabor do pão, mas também regula a atividade das leveduras, evitando uma fermentação descontrolada. Além disso, o sal fortalece o glúten, proporcionando uma melhor estrutura à massa.
Sal. Este ingrediente é utilizado basicamente para melhorar o sabor do produto, favorece a coloração da superfície do pão e lhe garante aroma mais intenso comparado ao pão sem sal. Mas, outra importância do sal é a sua influência na duração e estado de conservação do pão, devido sua capacidade de absorver água.
Sal: Ingrediente indispensável para formulação da massa de pizza, o sal contribui com o aroma e sabor da massa, além de deixá-la mais “forte” por aumentar a resistência à extensão do glúten. Outra função do sal é controlar o processo de fermentação (acelerado pela adição do açúcar).
Fortalece a malha proteínas pelo que facilita a manipulação da massa ao diminuir seu caráter coesivo. O tempo necessário de amassado aumenta proporcionalmente à concentração de sal. Permite também uma maior quantidade de água na massa. O sal ajuda na conservação da cor e aroma da farinha.
Especiarias com um sabor natural intenso, como pimenta, caril, açafrão, cominhos, cravinho, noz-moscada ou colorau, prometem ser um substituto incrível para o uso de sal em qualquer prato. Tenha em atenção aos rótulos dos produtos. Procure alimentos mais naturais e sem adição de sal ou com pouca adição do mesmo.
Durante os primeiros instantes da fermentação o açúcar vai servir de alimento para as leveduras, fazendo-as multiplicarem-se, servindo posteriormente como fonte de energia e carbono para as outras etapas da fermentação. Ele é o responsável pela formação do CO2 e do álcool.
As gorduras também tornam a massa mais macia, melhorando a textura do miolo e contribuindo para retardar o envelhecimento do pão, fazendo com que este fique macio e palatável por um período de tempo mais longo. As gorduras atuam ainda sobre o sabor (principalmente as gorduras animais) e sobre o valor nutricional.
O sal tem como principal função no organismo garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares e outros.
A água é um dos principais ingredientes do pão, sem ela seria impossível a formação da massa, pois é ela quem hidrata a farinha, assegurando a união das proteínas que darão origem ao glúten, propicia um meio adequado para o desenvolvimento da atividade enzimática e determina a consistência da massa.
Orégãos. Os orégãos são uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha, e podem substituir o sal sem qualquer prejuízo da qualidade da tua alimentação. Oriundos do Médio Oriente, foram introduzidos pela primeira vez na Europa no século XVI. É um excelente condimento para grelhados e guisados.
O sal integral é o melhor substituto do sal refinado, pois é livre de aditivos químicos e conservantes, passando por um processo de evaporação natural e sem refinamento.
A principal função do sal, na hora de produzir os seus pães, é melhorar o sabor final do alimento, deixando o pão delicioso para o consumo. Porém, ele ainda tem a função de facilitar a formação do glúten.
Sal de cozinha (Cloreto de Sódio, NaCl), usado para fortalecer e aumentar a elasticidade do glúten, além de potencializar a expansão da massa, melhorar a estrutura do pão, auxiliar no controle da fermentação e intensificar o sabor do pão.
Depois do preparo da massa, ela deve descansar tempo suficiente para que, pelo menos, dobre de tamanho. Geralmente, esse processo leva de 40 a 50 minutos, tempo necessário para que a massa possa crescer e torne-se macia.