O sistema urinário, ou aparelho urinário, é o sistema responsável por produzir, armazenar temporariamente e eliminar a urina, um composto que garante a eliminação de substâncias que estão em excesso no organismo e resíduos oriundos do metabolismo.
Um estado unitário é um estado soberano governado como uma entidade única na qual o governo central é a autoridade suprema de um país. O governo central pode criar (ou abolir) divisões administrativas (unidades subnacionais). Essas unidades exercem apenas os poderes que o governo central autorizar delegar.
Por meio da urina, eliminamos substâncias que se encontram em excesso e que são tóxicas para o nosso corpo, como é o caso da ureia, formada durante o metabolismo dos compostos nitrogenados.
Sistemas são grupos de órgãos que atuam em conjunto para realizar determinadas funções no organismo. A integração entre os sistemas garante o bom funcionamento do corpo humano.
O sistema cardiovascular é responsável pelo bombeamento de sangue no organismo. O sistema linfático é responsável pela drenagem de líquidos no corpo humano. O sistema nervoso é responsável pelos nossos movimentos voluntários e involuntários. O sistema sensorial é composto por tato, paladar, visão, audição e olfato.
Para que serve e como gerenciá-lo? Um sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes que trabalham juntos para alcançar um objetivo ou conjunto de objetivos. Pode ser uma coleção de componentes físicos ou lógicos, como uma máquina, um organismo, um processo, uma organização ou uma comunidade.
A parte mais baixa da bexiga (o colo da bexiga) é rodeada por um músculo (esfíncter urinário) que permanece contraído para manter fechado o canal que transporta a urina para o exterior do corpo (a uretra), de forma que a urina é retida na bexiga até estar cheia.
uretra. O xixi é liberado pela uretra, um canal que começa lá na bexiga (sem ter nenhuma relação com o útero) e termina na parte mais superior da vulva, formando um orifício bem pequenininho.
Mas, afinal, quais são as funções dos rins no corpo humano? Sua principal tarefa é filtrar o sangue, ou seja, os rins removem todos os resíduos tóxicos presentes na circulação que são resultantes do metabolismo corporal, como uréia, creatinina e ácido úrico.
O sistema tipo unitário consiste na coleta de águas pluviais e de esgotos domésticos em um único coletor, havendo apenas uma única rede. O sistema unitário pode ser implantado a partir da tubulação de drenagem pluvial existente.
O Estado unitário ou Regime Unitário se caracteriza pela centralização política, isto é, existe apenas um único poder central, o qual é responsável por todas as atribuições políticas, não havendo compartilhamento de responsabilidades. Logo, não há outra fonte de poder ou divisão territorial de poder político.
A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres.
O sistema é um conjunto de órgãos funcionais que têm sua determinada função, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos ...
A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman.
A uretra é um órgão que garante que a urina seja levada da bexiga para o meio externo. Nos homens, apresenta ainda mais uma função, que é servir de passagem para o sêmen no momento da ejaculação. Assim, enquanto na mulher a uretra é exclusiva do sistema urinário; no homem, também faz parte do sistema reprodutor.
A sua menstruação acontece quando o sangue sai pela sua vagina. Isto normalmente acontece a cada mês (por volta de cada 28 dias). Ovário: onde os ovos da mulher são produzidos e armazenados. Útero: onde o bebé cresce.
O sangue é na verdade da própria urina, podendo ter origem em uma possível infecção urinária; O sangramento tem origem no útero, porém não está relacionado à menstruação.
A vontade de urinar durante a relação sexual algumas vezes pode ser causada por ansiedade ou estresse e/ou alterações no funcionamento da bexiga, como em caso de bexiga hiperativa e incontinência urinária.
A urina, que é produzida pelos rins, armazenada na bexiga e depois esvaziada pela uretra tem a importante função de eliminar as toxinas no corpo. Essa remoção de resíduos, deixados para trás após o consumo de alimentos, mantém o equilíbrio de água e de sais minerais no organismo.
As pessoas podem reter urina porque as contrações do músculo da bexiga estão prejudicadas, a abertura da bexiga está bloqueada (obstrução da saída da bexiga) ou há uma falta de coordenação entre contração e relaxamento do músculo que fecha a abertura da bexiga (esfíncter urinário).
No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina. Para quem não quer acordar à noite para ir ao banheiro, o ideal é evitar cafeína, frutas cítricas, refrigerante e pimenta.