Dentre os fitormônios presentes no metabolismo vegetal, as citocininas são fundamentais para os processos de divisão celular, sintetizadas durante todo o processo de formação da semente, contribuindo nos primeiros dois estágios, diminuindo conforme o acúmulo de massa seca aumenta.
Por definição, o hormônio vegetal ou fitormônio é uma substância química biologicamente ativa, produzida por uma planta que, em baixas concentrações (10-15 a 10-9 M) regula determinados processos fisiológicos, sendo em geral produzida em uma certa parte da planta e translocada para promover a ação em outra parte (Biasi ...
Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.
Trata-se dos chamados fito-hormônios, substâncias derivadas de plantas medicinais que teriam resultados semelhantes ao tratamento com estrogênio ou progesterona, ingeridos pelas mulheres particularmente a partir da menopausa.
Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos. Outra função que pode ser atribuída ao etileno é a determinação do sexo de flores de algumas espécies de plantas, como as da família Cucurbitaceae.
O etileno promove abscisão (queda) de folhas, flores e frutos em diversas espécies vegetais. Nas folhas, o etileno presumidamente dispara a síntese das enzimas que causam a desorganização das paredes celulares em células localizadas nas zonas ou camadas de abscisão.
Se ela for colocada em um saco plástico, é bom fazer uns furinhos nele com um garfo, para que a fruta respire. Se ela for colocada num tupperware, é preciso deixar uma frestinha aberta.” O motivo pelo qual a fruta amadurece mais rápido em um ambiente fechado é que ela acumula etileno, o hormônio do amadurecimento.
Onde os hormônios vegetais ou fitormônios são produzidos?
São sintetizadas nas folhas jovens e meristemas apicais dos caules e distribuídas para diversas partes da planta, como raízes, sementes em germinação, meristemas de cicatrização e frutos.
Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...
Em conjunto com a progesterona, os estrogênios como o estradiol e o estriol também atuam na regulação do ciclo hormonal feminino, durante a idade fértil.
Isso acontece porque elas produzem um hormônio chamado etileno, que estimula o amadurecimento. Esse hormônio, quando liberado, também pode afetar as frutas que estão em volta.
Esteviol e isoesteviol podem, portanto, substituir o ácido giberélico em suas aplicaçôes agricolas de regulação de crescimento vegetal, principalmente em cultura de uva.
Entre os hormônios mais utilizados estão o ácido indolacético (AIA), ácido indolbutírico (AIB), ácido naftalenoacético (ANA) e o 2.4-diclofenóxiacético (2.4. D). O AIA e o AIB são os que proporcionam melhores resultados, sendo que o primeiro, o ácido indolacético, é o mais utilizado.
Os hormônios notadamente promotores do crescimento vegetal são as auxinas (AX), citocininas (CK) e giberelinas (GA), enquanto que ácido abscísico (ABA) e etileno (ET) reduzem ou inibem o desenvolvimento por diferentes processos, sendo o fechamento estomático promovido por ABA e a senescência precoce decorrente da ...
Dentre os fitormônios presentes no metabolismo vegetal, as citocininas são fundamentais para os processos de divisão celular, sintetizadas durante todo o processo de formação da semente, contribuindo nos primeiros dois estágios, diminuindo conforme o acúmulo de massa seca aumenta.
é o tipo de trabalho científico que a um só tempo contempla o valor terapêutico das ervas e plantas – neste livro particularizando as ações hormonais, bem como a minimização de efeitos colaterais; a par de obviamente enfocar a medicação, bem mais barata em comparação com os sucedâneos sintetizados em laboratórios da ...
A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.
Qual o melhor remédio natural para reposição hormonal?
Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, que possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.
Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.
Você sabia? Banana, manga, mamão, maracujá, pêssego, abacate, melão e kiwi são frutas chamadas de climatéricas porque no período de maturação elas apresentam um aumento da taxa respiratória, provocada pela maior produção de etileno – o hormônio que regula o amadurecimento.
Sabe-se que a banana, assim como o tomate, exalam etileno quando estão maduros, colocando-os cobertos você evita que o etileno - que é um gás - escape, ele fica retido no recipiente e acelera o processo de amadurecimento de frutas verdes.
Outras frutas param de amadurecer assim que são colhidas: são as frutas não climatéricas. Alguns exemplos são o limão, a laranja, o morango, a uva e outros.