A raça de galinha Rhode Island Red é uma das mais produzidas no mundo, sendo grande produtora de carne e ovos (até 260 ovos por ano). No Brasil, ela é uma das preferidas dos avicultores, pois garante boa lucratividade ao produtor.
Por exemplo, se o objetivo é a produção de ovos brancos, o produtor deve priorizar as poedeiras leves, e para a produção de ovos vermelhos é melhor escolher aves semipesadas”. As raças de galinhas poedeiras vermelhas mais utilizadas são: New hampshire (vermelho-clara) e a Rhodes Island (vermelho-escura).
As fêmeas chegam a ultrapassar 1 m e podem pesar até 5 kg, já os machos chegam a pesar três quilos a mais que as fêmeas. Para definir a altura, os animais são medidos da ponta da unha do maior dedo à ponta do bico.
O anu-branco vive em bandos e é uma das únicas aves que se reproduzem em ninhos comunitários. Até sete fêmeas diferentes já foram registradas colocando ovos em um mesmo ninho, que somou 26 ovos. Quando os filhotes nascem, é tarefa de todo o bando alimentá-los.
ELA BOTA 466 OVOS, A MELHOR GALINHA POEDEIRA DO BRASIL
Qual a raça de galinha que bota mais ovos?
A raça de galinha Rhode Island Red é uma das mais produzidas no mundo, sendo grande produtora de carne e ovos (até 260 ovos por ano). No Brasil, ela é uma das preferidas dos avicultores, pois garante boa lucratividade ao produtor. Sua plumagem é vermelha escura e sua crista, cor de rosa.
Uma galinha produz, em média, 256 ovos durante um ano, sendo que ela pode se manter pondo ovos de cinco a seis anos, em seu processo de vida normal, sendo completamente saudável.
Ovos de avestruz podem pesar 1,4 kg e são os maiores ovos de uma espécie viva (e as maiores células únicas), embora eles sejam na verdade os menores em relação ao tamanho da ave. O ninho pode conter de 15 a 60 ovos, com um ovo médio tendo 15 cm de comprimento, 12 cm de largura, e peso de 1,4 kg.
Galinhas da raça índio gigante podem produzir dúzias de R$ 400. Uma galinha gigante colocou um ovo com tamanho maior do que o comum e surpreendeu seus criadores em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, quando foi quebrado.
Vitaminas ou eletrólitos podem ser adicionados para aumentar a imunidade e a produção de ovos. É uma boa ideia adicionar proteína extra à dieta de suas galinhas poedeiras com alimentos complementares, como girassóis. A proteína extra fornecerá a energia de que precisam para se manterem aquecidas e botarem ovos.
Um fator importante que afeta o peso do ovo é o peso corporal da galinha jovem na maturidade. As aves mais pesadas tendem a por mais ovos durante todo o período de produção e têm maior flexibilidade para adaptarem-se a diferentes perfis de tamanho de ovo.
As poedeiras de raça pura são bem conhecidas Nova Hampshire e Rhode Island ambos de origem americana, excelente produtor de ovos chegando a 220 por ano.
As raças puras utilizadas para a formação das linhagens caipiras, que apresentam dupla aptidão, servindo tanto para a produção de carne quanto de ovos são: Plymouth Rock Barrada (plumagem branco-acinzentada – carijó), New Hampshire (plumagem vermelho-brilhante) e Rhode Island Red (plumagem vermelho-escura).
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
Trata-se da espécie Ayam Cemani, nativa da Indonésia, que são raras por serem completamente pretas, incluindo os ovos que elas colocam. A ave foi documentada pela primeira vez em 1920 e, segundo especialistas, teria surgido a partir do cruzamento de diferentes raças da ave.
Na espécie Mellisuga helenae, comumente conhecida como o beija-flor de helena, os ovos têm menos de 1 centímetro de comprimento e pesam menos de 1 grama!
Assim como para todos os bichos, a expectativa de vida varia conforme algumas condições de vida e sobrevivência. Se ela está sendo domesticada e bem-cuidada, a galinha pode viver tranquilamente entre cinco e dez anos.
O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro. Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer.