De 18,5 a 24,9: considerado normal. Porém, é importante fazer exames regulares. De 25 a 29,9: indica que a pessoa está acima do peso. De 30 a 34,9: mostra obesidade grau um, o que pode aumentar as chances de desenvolver outras doenças.
Este é o índice recomendado pela OMS para avaliar o estado nutricional do indivíduo. Fórmula utilizada para calcular o IMC: divide-se o peso em quilos pela altura ao quadrado (em metros).
Para obter o IMC, basta dividir o seu peso (em quilos) pela altura (em metros) elevada ao quadrado (altura x altura). De acordo com o indicador, o peso considerado saudável é aquele situado entre 18,5 e 24,9. - obesidade mórbida (acima de 40).
Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)². Uma vez realizado o cálculo do IMC, podemos classificar os dados de acordo com os índices preestabelecidos pela OMS: Menor que 18,5 = abaixo do peso. Entre 18,5 e 24,9 = peso normal.
Para ser considerada magra e saudável, uma pessoa deve simplesmente ter o Índice de Massa Corpórea – IMC, entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Fazer o cálculo do IMC é bem fácil. Primeiro, você vai multiplicar o valor de sua altura (em metros) por ele mesmo. Por exemplo, se você medir 1,60 metros, o cálculo será: 1,6 x 1,6 = 2,56.
Índice. Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação do estado nutricional de idosos. O Índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador utilizado para avaliar a proporção entre o peso e a altura de idosos. Desse modo, a unidade de medida deste indicador é Kg/m2.
O IMC feminino é calculado com a mesma fórmula matemática usada para indivíduos do sexo masculino: peso/(altura x altura). A classificação dos resultados é a recomendada pela OMS.
De 18,5 a 24,9: considerado normal. Porém, é importante fazer exames regulares. De 25 a 29,9: indica que a pessoa está acima do peso. De 30 a 34,9: mostra obesidade grau um, o que pode aumentar as chances de desenvolver outras doenças.
Conforme definido atualmente, um IMC entre 18,5 e 24,9 é um peso saudável, entre 25 e 29,5 é sobrepeso, entre 30 e 34,9 é obeso, entre 35 e 39,5 é obesidade de classe 2 e qualquer coisa acima de 40 é “grave” ou obesidade de classe 3, que costumava ser chamado de obesidade mórbida.
O Índice de Massa Corporal (IMC) médio de uma pessoa fica entre 20 e 25, e um valor acima disso é considerado sobrepeso. Um índice abaixo de 19 é considerado magreza, mas se o índice chegar a menos de 17, se torna preocupante.