Qual a guerra onde o Uruguai tornou independente do Brasil?
A Guerra da Cisplatina (1825–1828) ocorreu entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata e culminou na independência do Uruguai e na crise do Império brasileiro.
Em 27 de agosto de 1828, foi assinada a Convenção Preliminar de Paz pelos representantes do Império do Brasil e da República das Províncias Unidas do Prata, sob a mediação da diplomacia britânica. O ato marcou a independência da República Oriental do Uruguai.
Por causa da tensão permanente na Cisplatina, iniciou-se uma rebelião, em 1825, organizada por Juan Antonio Lavalleja. Nessa rebelião, Lavalleja e seus aliados (conhecidos como “33 orientais”) declararam a separação da Cisplatina do Brasil e a sua vinculação com as Províncias Unidas.
Por meio de uma aliança entre brasileiros e portugueses, a região é batizada de Província Cisplatina. No ano de 1825, os brasileiros são expulsos da província pelo líder uruguaio Juan Antonio Lavalleja. Sob ajuda de tropas da argentina, Lavalleja proclama a independência do Uruguai no mesmo instante.
Em 31 de julho de 1821, o Uruguai foi anexado ao "Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarve", sob comando do rei Dom João 6º. A região foi batizada de "Prvíncia Cisplatina", que significa "aquém do Rio da Prata". Para entender como isso aconteceu, é necessário retomar a história ao século 18.
Nos primeiros anos do Primeiro Reinado, o Brasil enfrentava uma grave crise econômica e não havia investimento suficiente para armar e treinar soldados, o que facilitou a ação das tropas cisplatinas e a derrota brasileira na guerra.
O Uruguai pertencia ao Brasil? Sim, o Uruguai já foi do Brasil, mas quando ainda era chamado de Província da Cisplatina. Após a vitória dos luso-brasileiros na Guerra contra Artigas, a Cisplatina, província que correspondia ao atual território do Uruguai, era do Brasil.
Antes do descobrimento do Uruguai pelos espanhóis, em 1516, os habitantes daquela terra eram os índios charruas, chanaés e guaranis, entre outros. Dos milhares de índios que lá habitavam, a maioria era da tribo charrua. A primeira colônia se estabeleceu em 1624, em Soriano. Os colonizadores eram espanhóis.
Etimologia. La República Oriental del Uruguay originalmente significa a república a leste do [rio] Uruguai e é geralmente traduzida em português como República Oriental do Uruguai, enquanto o governo normalmente utiliza apenas Uruguay para se referir ao país.
Apesar de a Igreja Católica continuar sendo predominante na religião, ela tem perdido território diante da crescente conversão às religiões cristãs evangélicas, e por crenças de raízes indígenas e africanas. De fato, a vida religiosa na América Latina se caracteriza pela diversidade.
Acontece que o grande interesse brasileiro no Uruguai era simplesmente destituir os blancos do poder para colocar os colorados, que eram ideologicamente alinhados com os interesses do Brasil.
O Brasil sob domínio de Portugal, havia ocupado a área em 1811 e a anexado em 1821 (ler Incorporação da Cisplatina em História do Brasil). Mas uma nova revolta iniciou-se a 25 de agosto de 1825. O Uruguai se tornou uma nação independente com o Tratado de Montevidéu, de 1828.
A guerra, apesar dos esforços dos mediadores, terminou apenas em 1828, quando foi assinado um tratado de paz. A Cisplatina teve sua independência reconhecida pelos governos do Brasil e das Províncias Unidas do Rio da Prata, passando a se denominar República Oriental do Uruguai.
Todos os nativos desses países falam espanhol, assim como o Uruguai, o Chile e a Venezuela. Por conta disso, muitas pessoas pensam que na América do Sul há apenas dois idiomas oficiais: o português e o espanhol.
Além disso, a título de curiosidade ressalta-se que o idioma oficial de tal país é o Espanhol ou Castellano (castelhano). Quem nasce no Uruguai é uruguaio ou uruguaia. O Uruguai é um país que fica localizado na região sul da América do Sul. A capital desse país é a cidade denominada Montevidéu.
Como solicitar residência para morar no Uruguai? Brasileiros podem embarcar e permanecer até 90 dias como turista no Uruguai e, após esse período, é necessário realizar a solicitação de Residência Permanente no Uruguai para o Ministério de Relaciones Exteriores, o órgão responsável pelo trâmite.
Independência era algo que muitos queriam, mas poucos conseguiram na América do Sul dos anos 1810. Não por falta de tentativas, e 1817 foi um ano emblemático nesse sentido, pelo menos no Brasil.
O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.
A retirada de Aguirre do poder pelo Império brasileiro foi, dessa forma, um dos motivos que levariam Brasil, Argentina e Uruguai a formarem a Tríplice Aliança e entrarem em guerra contra o Paraguai, na chamada Grande Guerra, para os paraguaios, ou Guerra do Paraguai, para os brasileiros.
Como se chamava o Uruguai quando pertencia ao Brasil?
Entre 1821 e 1828, portanto, a Banda Oriental foi uma província do Brasil, a Província Cisplatina. A independência definitiva do Estado uruguaio foi alcançada ao fim de uma guerra entre as Províncias Unidas (Argentina) e o Império do Brasil, em 1828.
O Uruguai tornou-se independente em 1825, e quem a proclamou foi o líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja. Com a ajuda de tropas argentinas, os uruguaios expulsaram os brasileiros de suas terras.