(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
A habilidade EF03CI08 consiste em: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
A habilidade EF03CI06 consiste em: Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
A habilidade EF03CI05 consiste em: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
A habilidade EF03CI04 consiste em: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Água na Terra - Muita ou Pouca? PARTE 1- BNCC (EF03CI07)
O que significa a habilidade EF03CI07?
(EF03CI07) IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DA TERRA (COMO SEU FORMATO ESFÉRICO, A PRESENÇA DE ÁGUA, SOLO ETC.), COM BASE NA OBSERVAÇÃO, MANIPULAÇÃO E COMPARAÇÃO DE DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO PLANETA (MAPAS, GLOBOS, FOTOGRAFIAS ETC.).
A habilidade EF03CI10 consiste em: Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências.
A habilidade EF03CI02 consiste em: Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso ...
A habilidade EF03CI01 consiste em: Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
A habilidade EF03HI11 consiste em: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
A habilidade EF03CI03 consiste em: Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
A habilidade EF04CI04 consiste em: Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
A habilidade EF01CI05 consiste em: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. (EF06CI10RS-1) Pesquisar e coletar dados sobre o funcionamento do sistema nervoso.
A habilidade EF05CI02 consiste em: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
EF03CI05: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
A habilidade EF04CI03 consiste em: Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
HABILIDADES (EF03CI10) IDENTIFICAR OS DIFERENTES USOS DO SOLO (PLANTAÇÃO E EXTRAÇÃO DE MATERIAIS, DENTRE OUTRAS POSSIBILIDADES), RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA A AGRICULTURA E PARA A VIDA.
A habilidade EF05CI10 consiste em: Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF03CI02): Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz por meio de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros ...
(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis (forma do objeto, tamanho, material do que é feito etc.)
A habilidade EF05CI04 consiste em: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
A habilidade EF04CI10 consiste em: Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.