Grande Esfinge de Gizé, comumente referida apenas como Esfinge, é uma estátua de pedra calcária que representa uma esfinge localizada no planalto de Gizé, na margem oeste do rio Nilo, em Gizé, Egito. O rosto do monumento é geralmente considerado como uma representação do rosto do faraó Quéfren.
A Grande Esfinge de Gizé, no Egito, é um dos monumentos mais conhecidos do mundo. Com o corpo de um leão em repouso e a parte superior esculpida na forma da cabeça de um faraó, o monolito foi moldado há cerca de 4.500 anos.
Esfinge! Esse movimento de extensão do cotovelo, tirar o peito do chão. que o bebê faz por volta do quinto mês de vida. Ele faz isso pra depois, por volta do sétimo mês, conseguir ficar em quatro apoios e conseguir engatinhar.
Alguns pesquisadores sugerem que a esfinge tenha sido construída cerca de 10 mil anos a.C., baseados na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Ainda se supõem tenha sido revestida por uma camada de gesso e pintada.
Uma delas é a de que Napoleão, líder da Revolução Francesa, quando invadiu o Egito em 1798, junto com o seu exército, destruiu o nariz da esfinge usando canhões. Outra versão é que a organização militar turco-egípcia, que comandava o país, foi a grande responsável pela destruição.
A Esfinge de Gizé, a mais conhecida, é um dos símbolos da realeza egípcia e foi construída por Quéfren, o quarto faraó da 4ª dinastia (2575-2465 a.C.). Hoje sabemos que a Esfinge tem o rosto desse faraó. Ela teria sido construída para ser uma espécie de guardiã.
Nessas civilizações, a esfinge poderia ser representada de formas distintas, mas, em geral, ela tinha o corpo de leão e um rosto humano. Em alguns locais, o rosto era masculino e em outros, era feminino; além disso, ela poderia não ter um rosto humano e ter outros atributos, como asas.
O triste fim do pobre nariz foi causado pela artilharia de Napoleão em sua luta contra os inglesas no Egito. Simplesmente erraram o alvo! Atualmente querem tirar a culpa do nosso amigo da mão no casaco, a culpa também poderia ter sido de artilharia mameluca ao ataque contra os franceses.
O teu bebé dorme nesta postura de cabeça para trás com muita frequência? Se assim o faz é porque esta posição é uma posição de conforto para ele, no entanto, não significa que seja a mais correcta.
É importante dizer que o Spinning Babies pode ser feito por qualquer gestante, mas que há posições específicas para virar o bebê pélvico. No caso de bebês pélvicos ou transversos, o Spinning Babies pode ser iniciado por volta da 31ª semana. Já a prática, de modo geral, pode ser iniciada a partir da 20ª semana.
A postura conhecida como esfinge é uma aquisição motora extremamente importante que o bebê vai construindo à medida que se familiariza e se fortalece de barriga para baixo. Ao final do terceiro mês, observamos o “puppy” ou esfinge baixa, com elevação da cabeça e tronco superior, mantendo os antebraços apoiados no solo.
Édipo foi quem respondeu à questão e derrotou a Esfinge. Príncipe de Corinto, exilado após uma profecia anunciar que mataria o próprio pai e casaria com a mãe, ele não só se tornou rei de Tebas depois de vencer o monstro, como a sua fama em desvendar enigmas se espalhou por toda a Grécia Antiga.
Geralmente, as esfinges eram construídas na entrada dos templos e pirâmides egípcias, como símbolo de proteção e segurança ao local, evitando que estrangeiros ou saqueadores pudessem acessar as áreas internas.
A mitologia grega conta que a esfinge chegou a Tebas trazendo fome para a cidade e barrando todos os que se dirigiam para ela. Ela anunciava que só deixaria livres os homens que resolvessem o enigma que ela proporia. Entretanto, nenhum dos homens conseguia resolver o enigma, e assim eles eram devorados pelo monstro.
"O nariz era a fonte do fôlego, o fôlego da vida; a maneira mais fácil de matar o espírito interior era sufocá-lo removendo o nariz", explica Bleiberg. Alguns golpes de martelo e cinzel e o problema estava resolvido.
A esfinge, de cabeça humana e corpo animal, foi decifrada por Édipo. Logo em seguida, o monstro se joga no precipício, sobrando somente Édipo, totalmente humano. A esfinge, representativa do próprio ego seguro de si, está morta. E junto com ela, morre a autofagia e o interesse individual acima de qualquer coisa.
Para os egípcios, por exemplo, havia a crença de que estátuas guardavam algum tipo de essência da entidade ali mostrada. Vandalizar o ícone, então, poderia desempoderar o deus ou autoridade em questão. Arrancar o nariz seria o bastante para "matar", já que tiraria a capacidade de respirar do indivíduo.
Uma equipe de geólogos e pesquisadores descobriu evidências físicas de que a Esfinge de Gizé pode ter sido erguida no período entre 7000 e 5000 anos anteriores a Cristo.
Cavidades naturais, poços e alçapões foram achados na Esfinge e até mesmo um buraco na cabeça que foi provavelmente usado para fixar um cocar, mas nenhuma entrada para um câmera secreta foi encontrada nas buscas.
Pode entrar na Esfinge de Gizé? A Esfinge de Gizé é uma atração central no planalto que abriga as Grandes Pirâmides. Você pode visitá-la durante sua exploração da necrópole de Gizé, que também inclui o Vale do Templo e o Museu do Barco Solar.
Conta a lenda que a esfinge colocava às portas de Tebas um enigma de vida ou morte aos caminhantes. Quando perguntou a Édipo que animal caminhava sobre quatro patas de manhã, com duas ao entardecer e com três à noite, o herói respondeu que era o homem durante o seu crescimento de bebé, adulto e ancião.
A esfinge egípcia mais conhecida é a Grande Esfinge de Gizé, que fica localizada junto das pirâmides de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Os historiadores afirmam que essa esfinge foi construída por volta de 2500 a.C., durante o reinado do faraó Quéfren (2558–2532 a.C.), faraó egípcio da quarta dinastia.