um novilho, um carneiro, um cordeiro de um ano, para holocausto; um bode, para oferta pelo pecado; e, para sacrifício pacífico, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes, cinco cordeiros de um ano; foi esta a oferta de Natanael, filho de Zuar.
Assim, os cordeiros podem ser desmamados, já aos 45 dias de idade, com um peso vivo médio de 17 kg, atingindo 30 kg aos 95-100 dias, estando aptos ao abate.
Os hebreus ofereciam sacrifício de um cordeiro "puro, sem manchas e sem defeito" a Deus, para remissão dos pecados. O sacrifício de animais era frequente entre vários grupos étnicos, em várias partes do mundo.
A carne do cordeiro pascoal devia ser assada ao fogo e comida por toda a família. O fogo é um símbolo do juízo de Deus que recaiu sobre Yeshua ao sofrer em nosso lugar a culpa de todos nossos pecados.
Por que sacrificar o animal? O ritual de sacrifício vem do livro sagrado judaico, a Torá. De acordo com a Torá, os judeus estavam sendo mantidos como escravos no Egito e, para libertá-los, Deus passou pela terra para matar o filho primogênito de cada família egípcia.
Contudo, Isaque foi substituído por um carneiro (Gênesis 22:13), o que indicava o compromisso de Deus em abençoar as nações por meio de sua “descendência” (Gênesis 22:17, 18), Jesus (Atos 13:23).
O macho adulto se chama Carneiro, a fêmea adulta se chama Ovelha e os filhotes cordeiro. O período de gestação de um carneiro é de 5 meses e a cada cria, nascem de 1 a 3 cordeiros.
Porque, se no Antigo Testamento o povo pegava um cordeiro de sua pertença e fazia o sacrifício em favor de si mesmo, no Novo Testamento é o próprio Deus que faz o sacrifício do Seu “Cordeiro”, Seu único Filho, em favor de toda a humanidade. Por isso, até hoje rezamos a Jesus utilizando o termo “Cordeiro de Deus”.
Havia também um sacrifício para agradecer a Deus e entrar em comunhão com Ele: parte da carne era oferecida a Deus e queimada; outra parte ficava para o sacerdote. A terceira parte, enfim, era do ofertante, que a comia com a família e os convidados.
A puberdade pode ser definida como o momento a partir do qual o animal tem capacidade de reproduzir-se, o que nos machos traduz-se com o início da produção espermática. Na maioria dos carneiros a idade à puberdade depende do peso, nutrição, raça e fatores ambientais, e normalmente é atingida entre 5 e 9 meses de idade.
Muitas pessoas se confundem ao chamar de ovelha todos os outros animais da mesma espécie. Porém, ovelha são somente as fêmeas adultas. Já os machos são chamados de carneiros, e a cria deles são os cordeiros.
Cada ano, ao renovar esse ritual, através do sacrifício de um cordeiro, os judeus celebravam sua Páscoa, o dia em que pela morte do cordeiro o povo era privado de morrer. No ritual judaico, os pecados da pessoa eram perdoados por Deus, pois eram transferidos para o cordeiro, que morria em lugar da pessoa.
Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra!
“A idade dos ovinos, do nascimento até os 8 anos, pode ser estimada observando as alterações e trocas dentárias na mandíbula inferior”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.
O cordeiro é o filhote. Independente de ser macho ou fêmea, é assim que é chamado o ovino recém-nascido. Como o tempo de evolução/crescimento dos animais é diferente dos humanos, com 7 meses, o filhote já é considerado adulto.
Na cristandade, o carneiro é também uma manifestação do cordeiro de Deus, que livra os homens dos pecados. A simbologia do carneiro, associada ao fogo criador, à fertilidade e à imortalidade, é encontrada nas culturas tanto da Europa e da África, como na Índia e na China.
Essa representação foi adotada como um símbolo da graça. É uma figura oculta daquele verdadeiro cordeiro que é Cristo, nosso Deus, e mostrado a nós de acordo com a Lei.
Quantos anos tinha Isaque quando Deus pediu como sacrifício?
De acordo com os textos de Gênesis, ela deu luz a Isaac aos 91 anos e morreu aos 127 anos, portanto, Isaac teria 36 anos de idade, ou menos, na época da viagem de três dias até o monte do sacrifício.