A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
- Ter entre 15 e 29 anos; - Ter renda familiar mensal de até dois salários-mínimos; - Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos dois anos.
Quem tem direito à ID Jovem? A ID Jovem é voltada para pessoas com idade entre 15 e 29 anos que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.
Jovens de 15 a 29 anos podem obter o documento Identidade Jovem (ID Jovem), que permite o acesso a benefícios como viagens gratuitas e meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.
A lei garante que, em cada viagem interestadual de ônibus, duas vagas gratuitas sejam reservadas para jovens entre 15 e 29 anos e, se esgotadas, outras duas vagas deverão ser oferecidas com 50% de…
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Entre outros benefícios, o ID Jovem contempla duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional; desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; e, ainda, isenção do ...
Sendo assim, se você está buscando usar o ID Jovem para viajar de avião, saiba que as passagens aéreas infelizmente não entram neste benefício do governo. Ou seja, ele não dá direito à gratuidade ou mesmo a nenhum tipo de desconto quanto a compra de voos.
Um dos maiores questionamentos dos jovens que podem usar o benefício é se existem alguma lista de empresas de ônibus que aceitam ID Jovem. Bem, essa lista não existe. Isso porque todas as empresas são obrigadas por lei a dar gratuidade no transporte interestadual.
Para fazer o cadastro e emitir o documento, é necessário que o CadÚnico esteja atualizado e que o número de Identificação Social (NIS) esteja em mãos. O jovem também deverá inserir o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento.
Para participar do Pé-de-Meia o estudante não precisa se inscrever, basta estar matriculado até abril de 2024 numa escola pública num dos três anos do Ensino Médio. Os requisitos para a participação no Programa serão verificados pelo Ministério da Educação a partir dos dados das redes de ensino e do Cadastro Único.
Se você completou 15 anos após o envio da base de dados atual do Programa, ainda não é possível emitir sua ID Jovem. Mas não se preocupe: você poderá gerar sua ID Jovem após a próxima atualização da base de dados, que geralmente ocorre a cada 45 dias.
O auxílio é destinado para estudantes que tenham idade entre 12 e 17 anos. Os jovens precisam ser destaques nos jogos escolares brasileiros e estar entre as primeiras posições em cada categoria. O jovem recebe 12 parcelas mensais de R$ 100 e uma parcela única no valor de mil reais por família.
Quando a empresa se negar a vender a passagem com o ID JOVEM, você solicita um termo de recusa que estar na lei e apresenta uma denúncia na ANTT e no MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.
Se você é jovem com idade entre 15 e 29 anos e pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, poderá obter o seu ID Jovem e também direito à meia-entrada.
Se você possui a Identidade Jovem (ID Jovem), pode utilizá-la para viajar no Brasil com desconto em passagens de ônibus, trem e barco interestaduais. Para isso, basta seguir os seguintes passos: Baixe o aplicativo da ID Jovem em seu smartphone ou acesse o site oficial pelo link: https://idjovem.juventude.gov.br/;
Não existe a possibilidade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) fornecerem o direito da passagem de graça para uma pessoa. O que eles podem fazer é verificar, também com as prefeituras ou com outros órgãos, a possibilidade que ela consiga a passagem de graça durante um período.
O programa Voa Brasil começa nesta quarta-feira, 24 de julho de 2024, para aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses. Além disso, a partir de 2025, o programa deve incluir outras categorias, como alunos inscritos em programas estudantis do governo federal e pensionistas do INSS.
Através do ID Jovem, é possível garantir duas vagas gratuitas em cada veículo, trem ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual. E se essas vagas já estiverem ocupadas, você ainda tem direito a um desconto de no mínimo 50% nas demais vagas.
O ID Jovem contempla duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional; desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; e, ainda, isenção do pagamento de taxa para emissão de ...
Gerar a ID Jovem é um processo feito para obter o documento que libera descontos para pessoas de baixa renda entre 15 e 29 anos em eventos artísticos, culturais e esportivos, e passagens de transporte público interestadual.
Hoje o direito é para usuários do ID Jovem, um cadastro que pode ser feito por pessoas entre 15 e 29 anos com renda de até dois salários mínimos. Além de viagens gratuitas, o beneficiário pode pagar metade do preço em eventos artísticos, culturais e esportivos (Decreto 8.537/15).
A carteira ID Jovem poderá ser utilizada em exibições em cinemas, cineclubes e teatros, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, promovidos por quaisquer entidades e feitos em estabelecimentos públicos ou particulares mediante cobrança de ingresso ...