No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil. Já com ajuda da medicina reprodutiva, o “prazo” é maior.
“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.
Gestações tardias são consideradas gravidez de risco? Sim, é verdade: diversos estudos já demonstraram que as mulheres que engravidam após os 35 anos enfrentam grandes riscos de complicações, tanto relativas ao parto, quanto ao bebê que está por vir.
O ideal é que a mulher tenha o seu primeiro filho até os 35 anos de idade. Nesta idade, a chance de uma mulher engravidar é de 25%. A partir dos 40 anos de idade as chances caem para 10%, 41-42 anos 5%, 43-44 anos menos de 5% e acima de 45 anos menos de 1%.
Com isso, a impossibilidade de engravidar depois dos 35 anos já se tornou um mito para as mulheres do Brasil. Entre 30 e 35 anos a probabilidade de uma gestação diminui de 70 a 60%. Já a partir dos 35, as chances de engravidar estão abaixo de 54%, segundo dados estatísticos.
Existe idade ideal para a mulher engravidar? | Drauzio Comenta #90
É perigoso engravidar aos 37 anos?
Além do risco parto prematuro pelas condições maternas, o bebê de uma gestante idosa tem mais chances de sofrer malformações e anomalias cromossômicas. Mas isso não quer dizer, de maneira alguma, que toda grávida com 35 anos ou mais terá bebês com problemas de saúde.
A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar. O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência.
A chance de engravidar quando se tem entre 36 e 37 anos cai para 15%; aos 38 e 40 anos, é 10%; após essa idade, a chance é ínfima, não chegando a 1%. Além da quantidade de óvulos ser bem menor, assim como o que ocorre com os homens, a qualidade deles também diminui, prejudicando a fertilização.
Quantas tentativas são necessárias para engravidar?
O consenso médico diz que ter de três a quatro relações sexuais durante o período fértil (fase da ovulação) é suficiente para aumentar as chances de concepção. Isso porque, os espermatozoides sobrevivem de 48 a 72 horas no ambiente uterino.
Por exemplo, para mulheres na faixa dos 20 anos, as chances de engravidar em 1 ano são de 78% a 86%. Já entre 30 a 34 anos, as chances de engravidar em 1 ano são de aproximadamente 63%. Por fim, mulheres de 35 a 39 anos, as chances de concepção em 1 ano diminui para 52%.
Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.
Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado. Os dias com maior risco para engravidar de todo o ciclo, são os 3 dias antes da ovulação.
Qual idade é considerada avançada para engravidar?
O conceito de uma idade ideal para engravidar tem mudado com o tempo. Embora avanços na Medicina facilitem uma gravidez em idades mais avançadas, em geral se considera que ao redor dos 40 anos existe maior risco.
Em relação aos riscos para o bebê, em mães com mais de 35 anos aumentam as chances de a criança nascer com baixo peso ou ser prematura. Fora isso, há mais chances de ter síndromes cromossômicas, como Síndrome de Down. Enquanto que aos 30 anos esse risco é de 0,1%, aos 35 aumenta 3 vezes e, aos 40, cerca de 20 vezes.
"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.
Quanto tempo leva para ficar grávida após a relação?
Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.
Se você tem menos de 35 anos e boa saúde, é perfeitamente natural que demore até um ano. Com a idade, pode demorar mais; no entanto, mesmo no caso de mulheres de 38 anos, 67% das mulheres que mantêm relações sexuais regulares sem proteção engravidarão após dois anos de tentativas.
Aos 35 anos, a taxa de fertilidade diminui para 15%; aos 37 cai para 11,5%; e aos 41 anos despenca para surpreendentes 7% a 10%. É que os óvulos da mulher já nascem com elas e envelhecem junto com o corpo, por isso perdem sua qualidade. Ao contrário dos espermatozoides, que têm sua produção renovada a cada 3 dias.
É comum as mulheres sentirem receio em deixar a maternidade para depois dos 30 anos, mas a professora e psicóloga Jean Twenge derrubou a crença de que depois de três décadas completas de idade começam os problemas de fertilidade. Segundo ela, uma mulher aos 39 anos é tão fértil como era aos 27.
Quanto mais avançada for a idade, além de menor o estoque de óvulos, mais comprometida é a qualidade deles, o que resulta em maiores dificuldades para engravidar e maior risco de aborto.”
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
Os motivos de não engravidar são vários e podem ser fruto de enfermidades, problemas hormonais, sobrepeso e má alimentação, por exemplo. Dessa forma, apenas um diagnóstico individualizado, humanizado e minucioso, é capaz de definir a origem do problema.
Apesar disso, engana-se quem pensa que homens com mais idade não podem ter filhos. Como dissemos, ocorre uma queda, mas a produção não cessa, possibilitando que um homem com mais de 60 anos possa engravidar sua parceira.