Outra questão que se costuma colocar em pauta é a idade média para cargos de coordenador ou gerente. Segundo pesquisa feita recentemente pela Assessoria de Carreira com Bruno Cunha, a idade média para ocupar um cargo na coordenação de uma empresa é de 32 anos, sendo que a média para cargos de gerência é de 38 anos.
A empresa de recrutamento de executivos descobriu que o grupo de CEOs que passaram a gerenciar empresas do S&P 500 no ano passado tinha uma idade média de 56,4 anos, a média mais velha já registrada. Mais de 20% tinham experiência anterior como CEO, ante apenas 7% em 2022.
No cargo de Gerente Empresas se inicia ganhando R$ 4.670,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 7.777,00. A média salarial para Gerente Empresas no Brasil é de R$ 6.078,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas.
💡DICA: Existe idade média para ocupar um cargo de Coordenador ou Gerente?
O que é preciso para ser um Gerente?
Quem deseja um cargo de gerente deve buscar desenvolver competências de liderança. Fazer uma especialização ou um MBA em gestão é praticamente obrigatório. Além disso, vale a pena considerar cursos de curta duração para se manter atualizado na área ou ter contato com conhecimentos de outros campos.
Outro dado que chama a atenção é o de que a média de tempo para virar CEO (considerando a última cadeira), é de 4,3 anos, porém em alguns setores mais dinâmicos, como bens de consumo e serviços, cai para 2,8 anos, refletindo dois cenários: o primeiro, de que muitos profissionais destes setores recebem uma cadeira de “ ...
No cargo de Gerente Geral se inicia ganhando R$ 2.076,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.353,00. A média salarial para Gerente Geral no Brasil é de R$ 3.454,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas.
O período médio para a formação é de 4 anos. Além da graduação inicial, também é importante que o profissional conte com uma pós-graduação na área de gestão de pessoas ou negócios, o que demanda, aproximadamente, mais 2 anos de estudos.
O gerente sempre terá como principais funções: planejamento, organização, controle, definição de estratégias etc. Porém, vale lembrar que existem gerentes atuando em diversos setores, resultando em funções específicas que variam de acordo com o seu setor de atuação.
Portanto, podemos dizer que a contratação de um gestor deve ocorrer quando a empresa começa a crescer e passa a ter dificuldades em cumprir prazos, entregar qualidade e orientar a equipe.
A média salarial do cargo de CEO (Brasil) é de R$ 23.833 por mês. A remuneração variável do cargo de CEO nessa localização (Brasil) é de R$ 8.333, variando entre R$ 3.375 e R$ 19.792.
O papel essencial do CEO é entender o máximo possível de tudo o que acontece na companhia, contando com aliados especializados, que irão comandar áreas e executar tarefas mais específicas, reportando ao gestor tudo o que for fundamental. Com essa interação, o CEO ganha fôlego para tomar as decisões que lhe cabem.
Como dito, a vida de executivo é embasada no conhecimento pleno dos negócios da empresa. Emendando a esse fato, está a capacidade de negociar, solucionar grandes problemas e agregar oportunidades ao negócio.
Tornar-se CEO não é um caminho fácil e requer uma combinação de experiência, habilidades e competências. Embora não haja um caminho predefinido para se tornar CEO, existem algumas etapas comuns que podem ser seguidas.
CEO: o que é, importância do cargo, principais funções e habilidades! CEO é a sigla em inglês para Chief Executive Officer, cargo equivalente a Diretor Executivo. Entenda a importância da função! Atualmente, um dos principais cargos mais desejados em uma empresa é o de Chief Executive Officer, ou apenas CEO.
A escolha do profissional que ocupará o cargo de CEO depende do tipo de empresa. Em empresas privadas, que não têm capital aberto, geralmente, o CEO costuma ser um dos sócios fundadores ou um profissional do mercado que é contratado para exercer o cargo.
De um gerente proativo sempre se espera uma postura ágil, criativa, que solucione os problemas da empresa, visando sempre às metas previamente estabelecidas.
O perfil desse gerente deve conter algumas características indispensáveis, como foco e direcionamento, liderança, planejamento e a capacidade de gerenciar pessoas. Assim como também deve ter raciocínio lógico, capacidade de comunicação e negociação, já que deve resolver dificuldades e tomar decisões.