De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente. “Temos cavalos de cliente que, às vezes, a gente monta mais cedo.
Segundo Aloísio Marins, criador e treinador de equinos da Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP), o ideal é depois dos três anos. Muitas pessoas acham que o animal, por ser mais rústico, pode ser adestrado mais cedo, mas é um engano.
Pode ser necessário um ano de treinamento (ou mais) até que você possa trotar e andar a galope com o animal em questão. Não tente acelerar o processo, já que isso poderia levar o cavalo a desenvolver medos ou vícios.
Normalmente ferram-se os cavalos pela altura do desbaste ( 2 anos e meio, 3 anos), que é quando começam a trabalhar e a ter desgaste mais significativo dos cascos.
A doma natural é iniciada próximo ao desmame. A doma de baixo, parte integrante da doma natural, deve ser continuada até a idade de 24 a 30 meses. A doma natural pode ser iniciada nos primeiros meses de vida do cavalo, próximo ao desmame.
Conversar com o cavalo em tom tranquilo de voz e estender a mão no sentido do focinho do equino. Se ele sair, dar o comando de andar e tocá-lo por mais umas duas ou três voltas. Dar o comando de parar e tentar se aproximar, como fez anteriormente.
Os potros são chamados por esse nome, desde o nascimento, até completarem 36 meses de vida, idade que já apresentam condições físicas e reprodutivas, além de desenvolvimento metabólico adequado.
Uma vez que o cavalo atinge a idade de quatro anos, eles geralmente são considerados adultos. Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade.
Idade. A idade do equino é um fator que não pode deixar de ser considerado. O ideal é optar por um animal de, no mínimo, oito anos, pois isso indica que ele já foi domado.
Portanto, quando andam muito, correm ou carregam alguma carga, acabam colocando muito peso sobre o casco. Sem nenhuma proteção, o casco acaba se desgastando muito, impedindo o cavalo de ser utilizado para atividades de trabalho, esporte ou lazer por muito tempo.
Cada ferradura dura em média 60 dias e pode ser usada, dependendo do animal, em até dois ferrageamentos. O ferrador Eli Medeiros explica que atualmente existem muitos tipos de ferradura, conforme o tipo de uso do animal, seja para esportes, passeio ou trabalho.
A doma racional dos equídeos é um processo de aprendizagem que pode se iniciar a partir do seu nascimento ou desmame (6 meses de vida) indo até, aproximadamente, 4 anos de idade.
Aos 18 meses, atinge-se 93% da altura de adulto (1,40 metros de 1,50 metros), aos 24 meses atinge-se 95% (1,43 metros), aos 30 meses cerca de 98% (1,48 metros), aos 36 meses cerca de 99% (1,49 metros) e alguns cavalos já alcançam a altura final aos 48 meses (no nosso exemplo, 1,50 metros).
1a MUDA – aos dois anos e meio, ocorre a erupção das pinças permanentes, com a consequente queda das pinças de leite. Elas alcançarão as opostas em 6 meses. 2a MUDA – aos três anos e meio ocorre a erupção dos médios que chegarão na altura das pinças, aos quatro anos de idade.
A altura, na raça Crioula, varia de 1,40 m (mínimo) a 1,50 m (máximo) para machos e 1,38 m a 1,48 m para fêmeas com idade superior a 24 meses, não havendo medida padrão para o comprimento de corpo.
Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa em torno de dois anos a dois anos e meio. De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente.
Você já deve ter ouvido falar sobre o cavalo da raça Mangalarga do Brasil, mas conhece todas as características da raça e o porquê ele é considerado o Cavalo de Sela do Brasil.
O cavalo plenamente saudável é um animal que está sempre alerta, ativo, correndo e caminhando boa parte do dia, e alimentando-se com tranquilidade e naturalidade. “O cavalo saudável não possui vícios ou taras e alimenta-se de pequenas quantidades, várias vezes ao dia.
Além disso, caso a sua escolha seja por um cavalo para competição, é importante ressaltar que o animal é considerado maduro a partir dos 5 anos. Assim, compra-lo com essa idade te garante que ele já pode participar de competições. Opte por éguas ou cavalos já castrados.
Geralmente, um cavalo alcança a idade adulta de um ser humano e vive, em média, de 25 a 30 anos. Entretanto, a vida útil do animal depende da raça e, principalmente, do ambiente onde ele está inserido.
As fêmeas, chamadas éguas, carregam seus filhotes por aproximadamente 11 meses e um cavalo jovem, chamado potro, pode ficar de pé e correr logo após nascer. A maioria dos cavalos domesticados começa a treinar em uma sela ou em um arreio entre as idades de dois e quatro anos.
A iniciação de potros pode ser realizada a partir de 3 anos, e o processo leva no mínimo três meses. Analisamos e buscamos compreender cada um dos cavalos em ao menos três âmbitos. Primeiramente, do ponto de vista físico: conformação, desenvolvimento muscular, esquelético e capacidade aeróbica.