Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27). Nessa idade, as crianças começam a ser responsáveis por escolher entre o certo e o errado.
Qual a idade correta para se batizar segundo a Bíblia?
E que idade é essa exatamente? A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que ele seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e acaba ficando mais irrequieta durante a cerimônia.
Há poucos registros acerca da infância de Jesus. Uma exceção é o texto de Lucas 2.41-52, que relata sua visita ao templo com seus pais quando tinha 12 anos de idade. Por isso, logo após os acontecimentos que compõem o nascimento de Jesus, os evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) saltam para a narrativa do seu batismo.
Nós não batizamos uma criança para salvá-la mas, sim, porque ela já é salva. Com ou sem batismo, o Reino dos Céus pertence a elas (Mc 10.13-16; Lc 18.15-17 e Mt 19.13-15).
O que é o batismo nas águas (estudo bíblico) | # 217
Qual foi a idade que Jesus foi batizado?
Já com cerca de 30 anos de idade, Jesus deixa Nazaré e vai até as águas do Rio Jordão. Diante de muitas pessoas, fez-se batizar por João. “Logo ao sair da água, viu os céus se rasgarem e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele.” E dos céus veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti, eu me agrado” (Mc 1, 10 – 11).
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese. A partir dos 7 anos a criança é considerada pela Igreja Católica como canonicamente adulta. Sendo assim, ela mesma irá pedir o batismo e esse pedido será próximo da Primeira Comunhão.
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39 Porque a promessa vos pertence, a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho.
Qual a idade mínima para batizar na Assembleia de Deus?
Pois, na verdade não existe uma idade certa para batizar seu pequeno, estima-se que, o batismo é realizado na hora que os papais estiverem preparados para apresentar seu filho à igreja, e a igreja católica não impõe uma idade para isso.
O batismo normalmente é ministrado por um sacerdote validamente ordenado, mas em algumas ocasiões, até mesmo um pagão pode batizar. Saiba quais são essas situações extraordinárias e aprenda como batizar uma pessoa em caso de extrema necessidade. Lembre-se, o batismo é a porta de entrada da salvação.
Qualquer criança até 7 anos de idade pode ser admitida ao batismo, independentemente da situação dos pais e/ou responsáveis que solicitam o ingresso na fé (casos excepcionais serão tratados diretamente pelo pároco).
Porque os evangélicos não aceitam o batismo católico?
É uma pena que, nas mudanças de uma pessoa da nossa Igreja Católica para uma igreja evangélica, essa Igreja não aceite o Batismo da nossa, com o argumento de que o Batismo católico não é válido. Isso, a meu ver, é um pecado, porque se nega que Deus possa fazer seu filho uma criança. Falta religião nesse procedimento.
Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.
O costume de batizar as crianças vem do Cristianismo da idade antiga, quando os adultos, abraçando a fé, queriam que também seus filhos participassem da comunidade e aprendessem, desde cedo, a conhecer e a amar Jesus Cristo.
A razão teológica pela qual a Igreja batiza crianças é que o Batismo é um renascer para vida nova de filhos de Deus, que acontece mesmo que a criança não tome conhecimento do fato. “Neste renascer da criança participante do Batismo, a graça trabalha em seu coração, como um princípio sobrenatural.
Uma criança não batizada, a partir dos 9 (nove) anos, só pode ser aceita para o batismo após receber instrução (Formação para a Primeira Eucaristia) sobre as principais verdades da fé, a pessoa de Jesus Cristo e o significado deste sacramento. O tempo da preparação é de 01 (um) ano.
e "1 Coríntios 12, 13" (Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito). Nestes versículo aprendemos quatro coisas fundamentais.
Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião. Pense só, se os padrinhos forem de outra religião ou não forem batizados, não podem cuidar e manter o afilhado dentro dos ensinamentos religiosos da fé católica.
A resposta é que não há limite de idade. Portanto, é possível batizar as crianças em diferentes faixas de idade. Contudo, não é bom esperar muito tempo, pois a recomendação da igreja é batizar a criança o mais cedo possível, ainda bebê. O ideal é que o batizado ocorra nos primeiros meses de vida.
Muitos afirmam que o verdadeiro batismo foi aquele em que Jesus Cristo disse no livro de Mateus, capítulo 28; enquanto outros creem que na verdade o batismo correto é aquele proferido por Pedro no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2.