Mas, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a pré-adolescência ocorre entre os 10 e 14 anos, aproximadamente. Enquanto a adolescência se dá por volta dos 15 aos 19 anos completos.
Afinal, com quantos anos começa a pré-adolescência? No geral, a pré-adolescência começa aos 12 anos e vai até os 16 — com muitas mudanças em cada idade e suas particularidades.
A partir dos 11 anos de idade, a criança passa pela última das fases do desenvolvimento infantil, o estágio operatório formal. Nele, a capacidade cognitiva do adolescente já é bem parecida com a de um adulto, trabalhando com deduções, hipóteses e pensamento crítico.
Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes. A lei define que esta faixa etária têm direito à vida e à saúde; à liberdade, ao respeito e à dignidade; à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.
Então menores de 14 anos. não podem namorar de maneira nenhuma, nem que os pais autorizem, mesmo que não exista 1 relação sexual, só existe 1 relação íntima, é considerado estupro de vulnerável, então vai todo mundo responder pelo crime.
Normalmente, a transição entre a infância e a adolescência (a chamada fase de pré-adolescência) começa por volta dos 10 anos de idade, quando a segunda infância termina, e pode se estender até os 14 anos, quando a puberdade se intensifica.
Durante esta fase, as crianças começam a crescer muito rapidamente e a notar mudanças em seu corpo, como pêlos nas axilas, pubianos e alterações em seus órgãos genitais, desenvolvimento das mamas e o início do ciclo menstrual nas meninas, e o aumento dos testículos, barba e bigode dos meninos.
Em meninas, a puberdade ocorre entre 8-13 anos; e em meninos, entre 9-14 anos. Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do broto mamário e, nos meninos, o aumento do tamanho dos testículos.
No Brasil a Lei permite que crianças a partir de 12 anos de idade fiquem sozinhas em casa. Porque o Estatuto da Criança e do Adolescente define crianças como sendo os menores de 12 anos, e adolescentes aqueles que possuem idade entre 12 anos e 18 anos incompletos.
Aos 14-16 anos surge a fase mais turbulenta. As guerras de palavras ameaçam tornar-se uma constante e muitas vezes os adultos sentem ter deixado de compreender as reações dos filhos.
Desde que não seja menor de 14 anos e que seja uma relação consentida, não há qualquer problema em se relacionar, mas é sempre bom ter o consentimento também dos pais do(a) menor.
Em meninos, a puberdade ocorre, geralmente, entre 10 e 14 anos. No entanto, é perfeitamente normal que possa ter início aos nove anos ou que se prolongue até os 16.
Os testículos se desenvolvem; Começam a crescer os pelos do rosto (barba), das axilas e de todo corpo; Mais ou menos entre os 13 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação; (lembrando que cada adolescente tem o seu próprio tempo para que isto acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade);
Geralmente, a primeira menstruação chega entre 10 e 15 anos de idade. Não há data certa para tal evento, uma vez que cada corpo tem o próprio tempo de evolução e amadurecimento. Além disso, há alguns fatores que podem contribuir para a menarca mais cedo, ou mais tarde, dentro dessa faixa etária.
De repente o corpo muda. Surgem os primeiros pelos, aparecem as mamas e o corpo começa a mudar. A puberdade é a fase natural de transição entre a infância e a vida adulta e ocorre entre 8 e 13 anos nas meninas e entre 9 e 14 anos entre os meninos.
Em geral, a pré-adolescência é classificada como o período entre os 10 e 13 anos de idade. As mudanças esperadas ao longo dessa fase, como o desenvolvimento de características físicas e aumento da irritabilidade, podem surgir um pouco antes ou depois, mas são esperadas nessa faixa etária.
Pré-adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano, caracterizada por anteceder a entrada na adolescência. Comumente termina com o início da puberdade, mas também pode ser definida como a fase final desse período e o início da adolescência.
Para o grupo de 10 anos de idade, foi obtido como peso médio 37,93 Kg (±6,28), estatura média de 143,25 cm (±7,81), IMC de 18,46 (±2,60) ambas as medidas identificam os sujeitos como em quadro de crescimento, peso e estatura, adequados para a idade e estado nutricional eutrófico.
A principal mudança que ocorre nessa fase tem a ver com o comportamento. “A criança começa a ter uma percepção mais realística do que é o mundo. Então, ela se torna mais questionadora, mais observadora. Ela pode apresentar medos que não tinha antes, justamente por começar a observar o mundo de uma outra forma.
Emoções como: medo, inquietação, ansiedade e agressividade são comuns nessa idade. Muitas crianças passam a ter dificuldade para dormir em seus quartos sozinhas no escuro, voltam a fazer xixi na cama, têm dificuldade de concentração, crises de choro e apresentam maior necessidade da presença dos pais.