Qual a importância da água gelada na produção de pães?
A temperatura da massa do pão E quando a massa aquece, o processo de fermentação pode ser adiantado, fazendo com que o pão não cresça. Ou seja, o Gelo atua para controlar a temperatura da massa e garantir que o seu crescimento ocorra no momento e temperatura desejados, proporcionando mais qualidade ao seu pão.
Qual a função da água durante a fabricação do pão?
A água é um dos principais ingredientes do pão, sem ela seria impossível a formação da massa, pois é ela quem hidrata a farinha, assegurando a união das proteínas que darão origem ao glúten, propicia um meio adequado para o desenvolvimento da atividade enzimática e determina a consistência da massa.
A água morna facilita o contato entre as partículas de fermento e açúcar. Fonte: Arquivo pessoal do aluno - Dahmer,2022 Page 3 Ressalto também que o experimento aqui descrito foi de fácil realização com materiais acessíveis facilitando o manuseio e a aprendizagem sobre a fermentação.
A água morna facilita a digestão e, dessa forma, ajuda o corpo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos e transformá-los em energia a ser queimada. Ajuda no controle do apetite, já que envia ao cérebro sinais de saciedade. Estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do pH e hidrata o sistema linfático.
No segundo, fermento biológico, água fervente e nutrientes, como farinha de trigo e açúcar, para perceberam que os fungos foram mortos pela água quente, constatando que são seres vivos.
As condições ideais para se obter uma boa fermentação são aquelas em que a temperatura da massa está entre 22°C e 28°C e a umidade relativa, igual a 75%.
No entanto, fatores ambientais podem impedir que o pão cresça e fique fofo e leve. Esse processo depende de algumas condições e a principal é o ambiente, que deve ser quente e úmido, em temperaturas acima de 23º C (o ideal é ficar entre 27º C e 35º C).
Durante os primeiros instantes da fermentação o açúcar vai servir de alimento para as leveduras, fazendo-as multiplicarem-se, servindo posteriormente como fonte de energia e carbono para as outras etapas da fermentação. Ele é o responsável pela formação do CO2 e do álcool.
ESTEAROIL-2-LACTIL LATATO DE SÓDIO (ou de cálcio): Reforça as propriedades físicas da massa, aumentando a retenção de gases, além de melhorar a conservação da maciez do pão por mais tempo.
O que deixa a massa do pão leve e macia como conhecemos hoje?
Fermento. Não seria uma surpresa se disséssemos que o fermento é o ingrediente mais importante na fabricação do pão. Sem a sua utilização, seria impossível obtermos o pão como o conhecemos hoje, de massa leve e macia.
Causas: aumento de temperatura e da umidade do ambiente; más condições de higiene; esfriamento deficiente do pão; temperatura do forno muito elevada; fermentação muito rápida; e farinha úmida, ou envelhecida.
O gelo também desempenha um papel fundamental na conservação da água doce. As geleiras e as calotas polares armazenam uma quantidade significativa da água doce do planeta. À medida que essas massas de gelo derretem, essa água é liberada no oceano, contribuindo para o aumento do nível do mar.
ESPESSANTES/ESTABILIZANTES Usados para melhorar a qualidade e para retardar o endurecimento do pão, devido às suas propriedades espessantes, estabilizantes e gelificantes.
Para proteger a massa e fazer pão em época de frio, use um pano para cobrir. Uma boa dica é cobrir a massa do pão com um pano para diminuir a interferência do ambiente externo na fermentação. Funciona muito bem nos dias de inverno, quando o frio não é muito rigoroso.
A fermentação começa quando adicionamos o fermento e só termina quando ele morre no forno. Ou seja, a levedura não para de trabalhar. Então, essa coisa de fermentar duas vezes é só uma forma de gerenciar esse processo. Assim, podemos tirar o máximo de sabor, força, e textura da massa.
Quando ocorre o aquecimento da massa no forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. O processo se completa com a liberação de gás carbônico, fazendo com que a massa, seja de bolo ou pão, fique inflada.
3)Usar os líquidos da receita em temperatura morna também contribuem para a aceleração da fermentação. Se o líquido estiver muito quente pode matar o fermento. 4) Evite colocar sal logo que adiciona o fermento na receita, quando eles se unem logo no começo, inativa o fermento, fazendo com que seu pão não cresça.
Já as temperaturas elevadas demais são capazes de “matar” esses fungos, impedindo, também, o crescimento da massa. Por todos esses motivos, é interessante manter uma temperatura média da água, que gira em torno dos 40 a 42ºC.
Para usar o fermento fresco é só esfarelá-lo diretamente na farinha já misturada com a água. A quantidade padrão é de 3% em relação ao total de farinha, ou seja, 30g para cada quilo de farinha. Ele precisa ficar na geladeira e sua validade é de 15 a 45 dias, dependendo do fabricante.
É hora de começar a usar a proporção 1-2-3 para deixar seu fermento natural mais forte. Use apenas 25g do seu fermento, essa será sua base de cálculo (25×1). Adicione 50g de água (25×2) e 75g de farinha de trigo (25×3). Se você usar 50g de fermento, a proporção será 50-100-150.
Se a temperatura for muito alta elas morrem. Por isso às vezes quando se dissolve o fermento de padeiro em água demasiado quente (acima de 55 º) o pão não cresce, de facto matamos as leveduras e elas não actuam. A temperaturas muito baixas elas ficam meio "adormecidas".