Qual a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem?
Após dois anos de aulas remotas, a avaliação escolar é um instrumento essencial para avaliar as lacunas de aprendizagem dos alunos. Assim, é possível elaborar um planejamento pedagógico assertivo de recuperação com base no que o aluno aprendeu ou deixou de aprender durante a pandemia.Quais os benefícios da avaliação da aprendizagem?
Benefícios das avaliações para a aprendizagemPara os educadores, o procedimento é uma oportunidade para verificar se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Assim, é possível trazer um novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos.
Qual é o objetivo da avaliação da aprendizagem?
Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular. Ainda, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o objetivo das avaliações é “realizar uma análise global e integral dos estudantes”.O que é a avaliação da aprendizagem?
A avaliação da aprendizagem, deste modo, nos possibilita levar à frente uma ação que foi planejada dentro de um arcabouço teórico, assim como político. Não será qualquer resultado que satisfará, mas sim um resultado compatível com a teoria e com a prática pedagógica que estejamos utilizando.Professora Rejane Alves fala sobre a importância da avaliação da aprendizagem
O que são avaliação de aprendizagem?
A avaliação da aprendizagem é o instrumento que conecta o processo de ensino com a aquisição de conhecimento.O que diz a BNCC sobre a avaliação?
A BNCC muda as avaliações regulares, também chamadas de avaliações formativas. Elas consistem em propostas avaliativas capazes de melhorar o processo de ensino a partir dos dados coletados na aplicação de provas e outros instrumentos. O objetivo é identificar dificuldades de aprendizagem para a correção rápida.Como deve ser feita a avaliação da aprendizagem?
Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente. Além disso, utilizar diversos estilos de avaliação é bom para o aluno, o professor e para o aproveitamento das aulas como um todo.Para que serve a avaliação?
A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.Qual é o conceito de avaliação?
Dicionários definem avaliação como apreciação, análise; como estimativa de merecimento, de valia; como um valor determinado pelos avaliadores. Estas definições apontam que avaliação presume julgamento. Uma avaliação classifica algo como bom ou ruim, suficiente ou insu- ficiente, adequado ou inadequado.Qual deve ser a ação do professor frente a avaliação?
O professor deve enxergar a avaliação também, como uma forma de analisar sua prática e assim saber o que precisa nela mudar. Observando o que os alunos aprenderam, o professor avalia o que precisa retomar, e isso tem de ser feito diariamente.O que é avaliação na pedagogia?
Consiste na coleta de dados quantitativos e qualitativos no universo pedagógico, o termo avaliação tem sido empregado para referir-se a: medida de desempenho escolar, procedimento de atribuição de nota/conceito ou aplicação de um instrumento de testagem do aproveitamento escolar – “prova”.Qual a importância de se discutir a avaliação escolar?
É um instrumento valioso e indispensável no sistema escolar, podendo descrever os conhecimentos, atitudes ou aptidões que os alunos apropriaram. Sendo assim a avaliação revela os objetivos de ensino já atingidos num determinado ponto de percurso e também as dificuldades no processo de ensino aprendizagem.Como deve ser a avaliação segundo a LDB?
De acordo com a LDB 9.394/96, no Art. 23, Item V, os estudantes devem ser avaliados de forma contínua, sendo considerados os seus aspectos qualitativos ao longo do período escolar e cabe ao professor que os acompanhem.Qual a melhor forma de avaliar o desempenho do aluno?
Considera-se que uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos.O que diz a LDB sobre avaliação no ensino fundamental?
A atual LDB (Lei n. 9.394/1996) estabeleceu que a avaliação deve ser contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos sempre prevaleçam sobre os quantitativos, priorizando, dessa forma, a qualidade e o processo de aprendizagem. Em outras palavras, expressou claramente que a avaliação deveria ser formativa.Quais estratégias o professor pode utilizar para realizar as avaliações?
Os professores podem usar estratégias de avaliação diversas para analisar a compreensão dos alunos, como:
- discussões em sala de aula;
- exercícios práticos;
- trabalhos em grupo.