A cápsula é uma forma farmacêutica sólida, administrada por via oral e de liberação prolongada. De acordo com a sua composição, método de fabricação e fins terapêuticos, as cápsulas podem oferecer propriedades particulares, a partir das quais várias categorias podem ser distinguidas.
Qual a importância da cápsula na célula bacteriana?
A cápsula bacteriana tem diversas funções: protege a célula da desidratação e de materiais tóxicos do ambiente (metais pesados, radicais livres) e promove a concentração de nutrientes na superfície da célula bacteriana. Também contribui para a aderência das bactérias às células e a superfícies.
As cápsulas são administradas por via oral. As principais vantagens são a facilidade na liberação e administração do fármaco, melhor conservação e apresentação, além de permitir a prescrição personalizada e maior velocidade na execução da formulação.
Uma cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações comuns a uma sociedade numa determinada época, para que seu conteúdo seja preservado e acessado por gerações futuras.
A cápsula do tempo é uma atividade conhecida, muito retratada em filmes e séries, como aquele momento em que amigos fazem pactos para guardar memórias e os desejos para o futuro.
Quais as vantagens das cápsulas em relação aos comprimidos?
Eles são compactados até ficarem uniformes e, em geral, são mais duros, e, em alguns casos, mais baratos; já as drágeas possuem uma película externa que impede a degradação dos seus compostos; feitas de material gelatinoso, as cápsulas são moles, o que facilita a deglutição.
Qual a importância da cápsula na formação de biofilmes?
Um estudo demonstrou que a cápsula pode bloquear a atividade de outras adesinas localizadas na superfície bacteriana, sugerindo que em bactérias onde não há expressão da cápsula há um aumento na formação do biofilme devido à expressão do antígeno 4314.
A cápsula protege a célula bacteriana contra a fagocitose por células eucarióticas como os macrófagos. Um anticorpo específico para a cápsula pode ser necessário para que a fagocitose ocorra. A cápsula também contém água, o que protege a bactéria da desidratação.
São características de bactérias que produzem cápsula?
Algumas bactérias são revestidas por cápsulas; para algumas bactérias encapsuladas (p. ex., Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae), a cápsula é capaz de protegê-las da digestão pelos fagócitos. O encapsulamento aumenta a virulência bacteriana.
Mas, além de gelatina, elas podem conter também materiais como plastificante, corantes, agentes opacificantes e conservantes que permitem a formação das cápsulas e melhoram seu desempenho. Além disso, essas cápsulas contêm de 12 a 16% de água, mas o teor de água pode variar, dependendo das condições de armazenamento.
Resumo. INTRODUÇÃO: A cápsula interna (CI) é uma área nobre que faz parte da sustância branca do sistema nervoso central, comunicando o córtex sensorial e motor com estruturas subcorticais. Lesões da CI decorrente de comorbidades cerebrovasculares comprometem o tecido neuronal, acarretando em déficits funcionais.
Uma cápsula dura de gelatina padrão se dissolve no estômago, sob condições normais, entre vinte e trinta minutos após a sua deglutição. Dependendo da aplicação, diferentes tipos de gelatina ou outras etapas do processo podem influenciar no processo de dissolução.
Os medicamentos passam pela garganta, descem pelo esôfago e chegam ao estômago. Lá, o ácido clorídrico quebra o comprimido em pedaços menores. As drágeas e cápsulas são resguardadas por películas, e isso impede que elas sejam destruídas nessa fase.
Quanto tempo demora para uma cápsula se dissolver?
Uma pílula padrão se dissolve em 10 minutos. A segunda melhor opção é de pé, pois o remédio dilui em cerca de 23 minutos, apenas um pouco mais rápido do que deitado de costas.
Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir cápsulas para facilitar a deglutição. Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago - se retirarmos o seu conteúdo, ela pode perder o efeito.
A cápsula é necessária para proteger o conteúdo interno e só liberá-lo no momento e local certo no corpo. Por exemplo, existem algumas cápsulas que irão liberar o conteúdo apenas no intestino, passando intactas pelo estômago⁵.
A ideia da cápsula do tempo surgiu em 1936, quando o historiador Thornwell Jacobs estudava o Antigo Egito. Jacobs percebeu o quão pouco sabíamos sobre a antiga civilização e que todo conhecimento que tínhamos era graças às tumbas dos antigos faraós, as pirâmides, e a algumas tabuletas sumérias com inscrições.
Essa atividade não apenas cria memórias emocionantes, mas também fortalece os laços entre os alunos e promove um senso de comunidade na escola. À medida que o tempo passa, a cápsula do tempo se tornará uma lembrança valiosa do período escolar para seus alunos.
A cápsula do tempo pode conter uma variedade de itens, como fotografias, jornais, cartas, objetos pessoais ou até mesmo uma mensagem escrita especialmente para o futuro.