As imagens possuem vida e o reconhecimento do seu papel de agentes da história nos abre caminhos para a compreensão das diferentes dimensões de passado que nos confrontamos no presente.
A imagem incide num suporte de representação que consolida um fragmento do universo perceptivo, constituindo um conjunto de estímulos visuais. Exterioriza fenômenos intersubjetivos que se concretizam em gestos, formas, agenciamentos culturais, entre outros.
Estudar história da imagem significa tomar o olhar como objeto da investigação histórica. O olhar nunca é inocente! Assim, trata-se de demarcar a visão como prática e construção que implica em processos sociais de produção de sentidos ou significados.
Como a imagem pode ser utilizada no ensino de história?
Há muito, no ensino de História, o uso de imagens, dá- se, na maioria das vezes, como mera ilustração de frases e textos, não sendo tomada como documento histórico. Porém, o uso da imagem, permite analisar o conteúdo da obra e o contexto social de sua produção.
5. Então, o conceito de imagem ou representação opõe-se ao de apresentação ou presentificação (presentation) ou presença da coisa. Uma imagem não se pode tocar (apenas a superfície do seu suporte), ao contrário da coisa.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas despertam os sentidos e são pensadas e planejadas de acordo com o que se deseja mostrar a um público específico. O processo de assimilação da informação de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar.
Imagem é sem duvida muito importante e marcante em nossa vida. Ela exerce um poder de influência sobre a percepção e as escolhas das pessoas. A indústria do varejo, inclusive, se utiliza deste recurso para estimular as “tais compras” por impulso.
De tal modo, quando buscamos compreender uma imagem ou um texto por meio da leitura, estamos buscando significar o mundo a nossa volta, entender o modo como vivemos, agimos e pensamos. Compreender uma imagem implica ver construtivamente a articulação de seus elementos, suas tonalidades, suas linhas e volumes.
Uma Imagem Vale mais que Mil Palavras, é a linguagem que se usa para Dignificar uma fotografia, pois aquilo que agente vê é aquilo que o Fotógrafo viu, esta observação tornou se cada vez mais importante nas nossas vidas, fornecendo-nos informações necessárias que mais facilmente tomamos como realidade e mais fácil de ...
Objetivos. Imagens são poderosas, influenciam nossa percepção sobre os fatos e podem até mudar o curso da história. Para analisá-las, precisamos entender o contexto em que foram produzidas, a intenção do autor, as escolhas estéticas e editoriais feitas ou mesmo quem ou o que foi destacado ou omitido no clique.
- Função crítica: a imagem não apenas informa, mas procura desvendar e denunciar situações. Tanto pode ser apenas reveladora de uma realidade ou processo, apontando caminhos, como acusadora para alertar consciências.
Qual a importância das imagens para entender o que aconteceu no passado?
A utilização de pinturas e de desenhos envolve o conhecimento da época em que as técnicas foram produzidas, abrindo possibilidades para várias interpretações. Por meio de ambas, é possível conhecer a vida cotidiana de povos que viveram no passado.
Para o campo das artes visuais, a imagem é parte intrínseca das manifestações artísticas. É ponto de partida e motivo de toda a produção de visualidades no seio da cultura.
Será que uma imagem pode nos ajudar a pensar uma sociedade?
Neste sentido, a análise das imagens pode nos ajudar a compreender diversas dinâmicas e relações – de poder, saber e ser – que são desenvolvidas social e culturalmente, que incluem os modos como construímos o mundo ao redor e as percepções que temos sobre a diferença, sobre os outros e sobre nós mesmos.
Na verdade, as imagens não são transparentes, isto é, não transmitem um único sentido; têm natureza polissêmica. Além disso, elas são tão capazes de transmitir mensagens, conceitos, ideias e valores quanto o texto escrito.
Existem diferentes resoluções de imagem, sendo as mais conhecidas: Standard Definition (SD): 640 x 480 pixels ou 720 x 480 pixels. High Definition (HD): 1280 x 720 pixels. Full High Definition (Full HD): 1920 x 1080 pixels.
A imagem é a representação visual de um objeto. Platão e Aristóteles teorizaram acerca do assunto. Do ponto de vista platônico, a imagem seria uma projeção da mente, uma projeção da idéia, à luz de sua teoria do idealismo.
A Teoria Geral da Imagem, de Justo Villafañe e Norberto Mínguez, propõe um caminho de análise que observa o que há de mais essencial numa narrativa visual: seus elementos compositivos e as significações que seus arranjos evocam.
As imagens são mediadoras de valores culturais e contém metáforas nascidas da necessidade social de construir significados. Reconhecer essas metáforas e seu valor em diferentes culturas,assim como estabelecer as possibilidades de produzir outras,é uma das finalidades da educação para a compreensão da cultura visual.
Estudo das noções de visualidade e dos diferentes paradigmas visuais e regimes de representação predominantes na cultura ocidental, tomando por base exemplos artísticos e midiáticos e a análise de obras específicas, e enfocando as relações e tensões entre imagem e técnica, imagem e História, palavra e imagem, e os ...