Nos dias de hoje, a multiplicação é uma habilidade essencial na vida diária das pessoas, especialmente na área financeira. Por exemplo, ao fazer compras em um supermercado, é necessário multiplicar o preço unitário de um produto pelo número de unidades que se deseja comprar para se obter o valor total da compra.
Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto. Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação. Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
Multiplicar significa expressar o aumento de quantidades, realizamos a multiplicação com a finalidade de reduzir a operação da adição, sendo assim, a multiplicação é uma ferramenta matemática que possibilita a redução de cálculos numéricos da adição.
Utilizamos a multiplicação para representar adições sucessivas de determinado número. A multiplicação é uma das quatro operações básicas da Matemática. Os números multiplicados são chamados de fatores da multiplicação, e o resultado é chamado de produto.
Quando chega a fase de aprender multiplicação na vida escolar, fica evidente que aprender as equações de adição já foi algo conquistado. Então, por meio de objetos você pode mostrar os resultados de uma multiplicação, que se assemelham aos processos de juntar coisas iguais e contar quantas tem ao todo.
A multiplicação é uma dentre as quatro operações básicas da Matemática. Conhecemos como multiplicação a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”.
Por que é importante aprender a tabuada de multiplicação?
A tabuada é utilizada para te auxiliar a lembrar como realizar as operações básicas da Matemática. Conhecê-la é fundamental para o domínio das quatro operações básicas.
De acordo com Eves (2011), em 1617, o matemático Escocês, John Napier, criou uma técnica de multiplicação, conhecida como “barras de Napier” ou “ossos de Napier”. Eram tão amplas as dificuldades experimentadas na multiplicação de números grandes que se buscaram métodos mecânicos para levar a cabo o processo.
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Você pode colar os números com cola ou utilizar velcro. Ao colá-los, a tabela fica estática e serve de consulta. Quando os números podem ser soltos, você estimula que a criança brinque de encontrar o resultado da multiplicação.
Devem compreender que conhecer a tabuada é uma forma de facilitar o cálculo nas operações, sobretudo a multiplicação e a divisão. Devem compreender que tal conhecimento pode ajudá-los muito, inclusive em situações cotidianas em que o cálculo é muito importante.
As evidências são gritantes: além da eficiência para resolver problemas do cotidiano, a memorização da tabuada é essencial para fazer cálculos mentais, a memorização e para servir de base para às aprendizagens subsequentes. Portanto fique de olho: se a escola de seu filho não ensina tabuada, cuide para que ele aprenda.
A multiplicação é uma dentre as quatro operações básicas da Matemática. Seu domínio é essencial para o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos. A multiplicação é uma operação matemática que está diretamente ligada à adição. Multiplicação é uma das operações básicas da Matemática.
Assim como na adição, a multiplicação é comutativa, o que significa que a ordem dos fatores não altera o produto (a resposta). Em outras palavras, dois números podem ser multiplicados em qualquer ordem, e o produto será o mesmo. Por exemplo, multiplicar 8 x 2 dará a mesma resposta que multiplicar 2 x 8.
O jogo (de competição) Embaralhando a Tabuada é uma atividade de caráter lúdico, estimula o raciocínio, possibilitando que a criança enfrente, sem perceber, os seus conflitos e limites relacionados com a matemática (tabuada).
Usamos a multiplicação e a divisão em compras, em situações domésticas, bancos, supermercados, etc. Utilizamos a multiplicação e a divisão o tempo todo. Por exemplo, vamos ver a seguinte situação: Comprei duas canetas e cinco lápis. Cada caneta custa R$2,50 e cada lápis custa R$0,50.
Agora vem a multiplicação, do Latim multiplicatio, “ato de aumentar, tornar várias vezes maior em número”, de multus, “muitos, muito”, mais plex, “dobra”. Junto com ela muitas vezes vem uma divisão, do Latim dis-, “fora”, mais videre, “separar”.