A Ciência Química não é somente descoberta. É, também, e especialmente, criação e transformação. Sem a atividade dos químicos de todas as épocas, algumas conquistas espetaculares jamais teriam acontecido, como os avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e as maravilhas atuais da tecnologia.
Como é sabido, a Química está profundamente relacionada com a área da saúde e Medicina, pois a química permite estudar os tecidos (órgãos e pele), estruturas (ossos) e líquidos internos (Sangue, bílis, suco pancreático, morfinas…) e do ponto de vista da sua composição e funcionamento, interligando-se assim com a ...
A função da Química é observar os processos da natureza, entender como eles acontecem, quais substâncias estão envolvidas e investigar as propriedades dessas substâncias.
A Matéria é o principal objeto de estudo da Química e pode ser definida como tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa, ou seja, todo o mundo material ao nosso redor e, inclusive, nós mesmos.
Qual a importância da química no dia-a-dia das pessoas?
A Química presta uma contribuição essencial à humanidade com alimentos e medicamentos, com roupas e moradia, com energia e matérias-primas, com transportes e comunicações.
Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma. Tudo praticamente envolve química. Até um beijo.
Química é uma área da ciência natural que trata principalmente das propriedades das substâncias, as mudanças que elas sofrem, e as leis naturais que descrevem estas mudanças.
A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.
A química está presente em boa parte da nossa rotina. A roupa quer você veste passou por um processo químico, a água que você bebe, o medicamento, a vacina, o combustível do seu carro ou moto. A transformação química está na maior parte das indústrias e, por consequência, no nosso nosso dia a dia.
A Química é fundamental para a transformação dos hábitos da humanidade, pois o desenvolvimento de processos mais eficientes diminui a poluição, permite a reciclagem de materiais e a redução da produção de resíduos, além do desenvolvimento de tecnologias de produção de alimentos e medicamentos para melhorar a qualidade ...
Qual a importância da química para o meio ambiente?
A Química vêm substituindo ou eliminando processos poluidores do meio ambiente. Está fazendo isso em sintonia com o consumidor que, em geral, quer saber o grau de periculosidade e risco poluidor dos produtos adquiridos.
As reações químicas também nos fizeram entender como nosso corpo funciona, auxiliando na produção de medicamentos, por exemplo. Ou seja, compreender as reações químicas é trazer mais qualidade de vida e melhor compreensão da natureza.
Química é a ciência que estuda a matéria, suas estruturas e propriedades, bem como as transformações que ela pode desenvolver. A Química é a ciência que estuda a matéria.
A química se trata de uma ciência natural que é responsável pelas propriedades de substâncias, estudando suas mudanças e como as leis naturais podem nos explicar como cada uma delas ocorre.
Às vezes é chamada de ciência central porque fornece uma base para a compreensão de disciplinas científicas básicas e aplicadas em um nível fundamental.
Exemplos de fenômenos químicos presentes no nosso dia a dia são: assar um pão ou bolo, respiração, cozinhar macarrão, utilizar água sanitária nas roupas, queima do combustível, acender uma vela, entre outros.
Atualmente, a Química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos. Matéria, no estudo de Química, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, tem volume e massa.
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseando-se em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
O Químico pode trabalhar em indústrias farmacêuticas, de alimentos, de cosméticos, petroquímicas, de materiais, ambientais e de energia. Eles podem atuar em pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, produção, análise laboratorial, consultoria, ensino e outras áreas relacionadas à Química.