A saudação pode transformar sua expressão em um sorriso e deixá-lo “drasticamente” de bom humor. É uma das funções básicas da comunicação e facilita desencadear conversas positivas.
A saudação é um passo importante nas interações sociais e é considerada um comportamento básico que reflete tolerância, respeito e capacidade de comunicação em todas as culturas. A saudação é também o primeiro passo para causar uma primeira impressão positiva nas pessoas e criar um ambiente de comunicação compreensivo.
Usa-se comprimento no sentido de extensão, tamanho, dimensão. Usa-se cumprimento no sentido de saudar alguém, também quando deriva do verbo “cumprir” (executar) como em: Ele cumpriu com suas obrigações.
A regra de etiqueta social indica que não é de bom tom, por exemplo, chegar a um local e não cumprimentar os outros, já que quem chega aos locais é quem deve cumprimentar os demais, e não o contrário.
Você pode dizer, por exemplo: “Olá, bom dia.” “Oi, tudo bem?” “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite” também podem ser usadas no momento da despedida, principalmente em situações mais formais, caso em que equivalem a “Tenha um bom dia”, “Que passe um bom dia”.
Cumprimento provém do português arcaico "comprimento", de "comprir" mesmo (com a letra O). Somente depois veio o "cumprir", com a letra U, que é o nosso padrão na grafia. Cumprir tem origem no latim "complere" - completar, concluir uma conversa. Da mesma raiz é "salvare", do latim tardio.
Cumprimentar as pessoas é fundamental para causar a primeira boa impressão e estabelecer um tom positivo para qualquer conversa. O ato universal de estender as mãos significa que você acolhe o outro, demonstra atenção e interesse pelas pessoas.
Apresente-se depois de cumprimentar a pessoa, caso ela não conheça você. Cumprimente o outro normalmente antes de se apresentar. Em seguida, fale seu nome completo para o outro, de forma bem clara para evitar confusões. Por exemplo: "Olá, me chamo João Silva" ou "Boa noite, Sra.
De modo geral homens e mulheres devem se levantar para cumprimentar as pessoas que chegam. Um evento social ou profissional, formal ou informal. As regras de etiqueta mais ortodoxas falam que apenas os homens deveriam se levantar para cumprimentar as pessoas que chegam e as mulheres deveriam ficar sentadas.
Nos dias atuais, além de uma forma de cumprimento, o aperto de mão também é utilizado como um rito para demonstrar paz ou entrar em acordo, por isso, é comum se ver os apertos de mão antes de uma partida esportiva ou de um debate entre políticos rivais. O aperto de mão possui, inclusive, um dia para sua celebração.
Qual é o significado de cumprimento e comprimento?
Reforço: cumprimento é a atitude ou palavra de cortesia, elogio, a saudação: "O artista recebeu diversos cumprimentos pela nova versão da obra." Por outro lado, comprimento é a medida; a extensão: "Estendeu um tapete em todo o comprimento do corredor."
Outra forma de saudar, típica do Brasil, é um leve gesto com a cabeça para baixo seguido de um tradicional “olá” ou “bom dia”. Essa também é uma forma educada de se saudar alguém. Por fim, uma última e possível forma de se saudar alguém é o balanço das mãos como uma espécie de “tchau”, mas no sentido de “olá”.
Não é, ninguém é obrigado a fazer nada, a lei apenas diz o que você não deve fazer. Cumprimentar alguém tem o valor mínimo de reconhecer a existência da outra pessoa.