Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
Muitos são os motivos para se estudar gênero no Brasil e no mundo. Os altos índices de violência contra a mulher desigualdade econômica, feminicídio, transfobia, são alguns exemplos para a importância da ampliação dos estudos nessa área.
A inserção de práticas educacionais pautadas por gêneros textuais em sala de aula garante a formação e ascensão social do aluno por meio de seu letramento em diferentes situações comunicacionais, nas quais ele deve ser capaz de usar a língua para sua melhor interação com o meio no qual está inserido.
Estudar gênero faz parte de buscar entender não apenas as situações vividas pelas mulheres, mas entender por que e como se produzem masculinidades violentas, relações desiguais, situações de discriminação e preconceito contra mulheres e pessoas LGBTQIA+.
Dessa forma, o ensino dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem é fundamental, pois o ensino por meio dos gêneros possibilita aos alunos a compreensão dos diferentes textos nas variáveis situações de comunicação que se apresentam enquanto objetos de estudo nas aulas de LP.
O trabalho com gêneros textuais buscou contribuir para a apropriação das diversas formas de dizer que circulam socialmente, possibilitando, ainda, o desenvolvimento de capacidades específicas inerentes à leitura, compreensão e produção de textos, com o objetivo de instrumentalizar o aluno para que possa ler, produzir, ...
Qual a importância do estudo de gênero e sexualidade na escola?
Abordar questões de identidade, gênero e sexualidade é um dever das escolas e um direito dos estudantes, porque seu desenvolvimento integral e a convivência democrática e respeitosa em sociedade dependem disso.
Sendo assim, gênero pode ser compreendido como um objeto de pesquisa por retratar um conceito marcado pela naturalização da violência e invisibilidade de sujeitos, pois vivemos em uma sociedade onde predominam normas modeladoras, definindo categorias sociais em homem ou mulher, dependendo tão somente de suas condições ...
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
Nessa perspectiva, gênero é redefinido como conhecimento (o saber) sobre a diferença sexual. O conhecimento se refere a tudo em que se constituem as relações sociais (ideias, instituições, estruturas, práticas, rituais).
Qual a importância dos gêneros textuais na nossa vida?
Os gêneros textuais, por seu caráter genérico, são um termo de referência intermediário para a aprendizagem. Do ponto de vista do uso e da aprendizagem, o gênero pode assim, ser considerado um megainstrumento que fornece um suporte para a atividade, nas situações de comunicação, e uma referência para os aprendizes.
Os gêneros textuais podem ser definidos como unidades formadoras de sentido, com determinados propósitos ou intencionalidades discursivas. Nesse sentido, a vontade do emissor (locutor) poderá ser revelada por meio do discurso: informar, convencer, contar uma história, persuadir, posicionar-se, opinar etc.
Qual a importância de se trabalhar gêneros textuais na escola?
Os gêneros textuais são infindáveis pois as práticas sociocomunicativas são dinâmicas e variáveis. Ao utilizar o trabalho com os diversos gêneros textuais, a escola contribuirá para uma nova perspectiva no processo de leitura, de escrita e de produção textual, tornando o aluno um leitor e escritor competente e crítico.
Talvez a maior importância dos estudos de gênero resida no fato de entender as diferenças entre as pessoas como parte da complexa construção cultural de uma sociedade. E essa construção cultural como um movimento em que a questão do outro, a alteridade, é central.
Qual a importância de entender os papéis de gênero?
O reconhecimento de que os papéis de gênero são construções sociais e que variam entre culturas e ao longo do tempo é fundamental para o aumento do número de mulheres na política.
A função desse gênero textual é “apresentar as informações principais de um texto-fonte, de forma organizada e num novo texto” que envolve estratégias como “selecionar e omitir certas informações”.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
O gênero textual resumo é uma síntese concisa e objetiva de um texto, que preserva as ideias principais e os pontos essenciais do conteúdo original. Além disso, o objetivo do resumo é oferecer uma visão geral de um determinado conteúdo de forma sucinta.
Género ou gênero, gê.ne.ro, masculino é qualquer forma ou tipo de comunicação em qualquer modo (escrito, falado, digital, artístico, etc.) com convenções socialmente acordadas desenvolvidas ao longo do tempo.
Já a identidade de gênero faz referência à forma como alguém se sente, se identifica, se apresenta, para si próprio e aos que o rodeia, bem como se perceber como ser “masculino” ou “feminino”, ou ambos, independente do sexo biológico ou de sua orientação sexual.
Falar sobre gênero na escola é fundamental para educar as pessoas para uma sociedade mais igualitária e enfrentar as inúmeras desigualdades, discriminações e violências que prejudicam e destroem a vida de tanta gente.
A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois independentemente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se com busca do prazer, necessidade fundamental dos seres humanos.
Qual o objetivo da BNCC e como a questão de gênero é abordada?
As problemáticas que a sociedade vem vivenciando em relação às questões de gênero indicam a necessidade de a educação escolar, das crianças e dos jovens, participarem de reflexões que problematizam a invisibilidade, os estereótipos, a desvalorização e a violência contra a mulher.