A probabilidade proporciona um modo de medir a incerteza e de mostrar aos estudantes como matematizar, como aplicar a matemática para resolver problemas reais.
A probabilidade associa números às chances de determinado resultado acontecer, de modo que, quanto maior esse número, maior a chance desse resultado ocorrer. Existe um “menor número”, que representa a impossibilidade do resultado, e um maior número, que representa a certeza de determinado resultado.
Entender e estudar quais são as verdadeiras chances de um determinado evento acontecer entre as tantas possibilidades é um dos objetivos de quem atua no ramo da Probabilidade e Estatística. Isto é, essa área junta os números às possibilidades de um determinado resultado ocorrer.
Eventos probabilísticos estão presente em situações do cotidiano que podem variar de uma doença terminal, um desastre natural, ou tão simplesmente quanto comprar ovos, o que nos faz questionar a importância dada a probabilidade por pesquisadores, estudiosos e por professores no Ensino Básico.
A probabilidade está presente em diversas situações que envolvem resultados possíveis (espaço amostral) e resultados favoráveis (eventos). Os jogos de azar, como o dado, as cartas e as loterias, necessitam dos cálculos probabilísticos na determinação das chances de um jogador ganhar ou perder.
O cálculo de probabilidade, como já dito no início do artigo, se dá pela razão (divisão) do número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis, isto é: P = n(A)/n(α) onde: A é um evento que deseja-se conhecer a probabilidade; α é o espaço amostral em que o evento está contido.
Qual a importância da estatística é da probabilidade para a vida das pessoas?
Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.
Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Resultados mais próximos de 1 têm mais chances de ocorrer. Além disso, a probabilidade também pode ser apresentada na forma percentual.
A probabilidade é um ramo da matemática que estuda maneiras de como estimar a chance de um determinado evento acontecer. Por exemplo, imagine que tenhamos uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas.
Probabilidade é o estudo das chances de um determinado resultado ocorrer em um experimento em que os resultados são aleatórios. Em outras palavras, quando não é possível prever que resultado uma experiência produzirá, pode ser possível descobrir qual resultado apresenta mais chances de acontecer.
Dados dois eventos, A e B, em um mesmo espaço amostral, para calcular a probabilidade da união de dois eventos, utilizamos a fórmula: P(A ∪ B) = P(A) + P(B) – P(A ∩ B)
Qual a importância da estatística para um profissional?
Através desta área é possível aumentar o lucro das empresas, aumentar a qualidade dos processos ou produtos, minimizar custos, tomar decisões de valor político ou econômico, aumentar a análise crítica, entre outros.
Qual a importância da estatística na vida pessoal é profissional?
Como anteriormente foi mencionado, a Estatística ajuda na leitura e interpretação do mundo que nos cerca, auxiliando-nos nas resoluções de problemas do cotidiano, instrumentalizando as demais ciências e aplicando-se em inúmeras atividades profissionais.
O interesse do homem em estudar os fenômenos que envolviam determinadas possibilidades fez surgir a Probabilidade. Alguns indícios alegam que o surgimento da teoria das probabilidades teve início com os jogos de azar disseminados na Idade Média.
A Teoria das Probabilidades surgiu nos meados do século XVII, sendo atribuída sua autoria a Blaise Pascal (1623-1662), juntamente a Pierre de Fermat (1601-1665), ambos matemáticos e amigos de longa data.
Se dois eventos, A e B, são independentes, a probabilidade de ambos ocorrerem é o produto da probabilidade individual de cada um. Isto é: P (A e B) = P(A) x P (B). Um único dado é lançado duas vezes.
Quando calculamos probabilidades que envolvem um evento E outro evento ocorrido, nós multiplicamos suas probabilidades. Em alguns casos, o primeiro evento a acontecer afeta a probabilidade do segundo evento. Chamamos isso de eventos dependentes.
Evento simples: É aquele formado por um único elemento do espaço amostral. Evento Composto: É aquele formado por dois ou mais elementos do espaço o amostral. = {2, 4, 6, 5} Page 8 Evento certo: É aquele que ocorre sempre, isto é, em todas as realizações da experiência.
A teoria da Probabilidade é o estudo matemático na quantificação da aleatoriedade e incerteza de eventos na natureza; a Estatística é a ciência da coleta, descrição e análise de dados. Há uma interligação entre essas duas áreas de ciências que lidam com o que é aleatório.
Ao levar em conta a definição de probabilidade nos dicionários de língua portuguesa, tem-se que probabilidade é a perspectiva favorável de que algo venha a ocorrer; possibilidade, chance. Portanto probabilidade e chance seriam sinônimos.