Qual a Importância do Prazo de Validade? O prazo de validade, como você já sabe, indica o período seguro para o consumo de um alimento perecível. Dessa forma, é possível diminuir significativamente os riscos de contaminação para a saúde humana por conta do consumo de alimentos deteriorados.
A importância da data de validade é vista pelo fato de ser uma informação obrigatória na embalagem de todos os alimentos. Em síntese, pode informar ao consumidor a data máxima que o fabricante garante a conservação das características de qualidade do produto.
Por que é importante sempre verificar o prazo de validade?
“No momento em que consumimos algo fora deste prazo, mesmo que o alimento tenha baixo risco de contaminação e esteja com boa aparência, estamos assumindo o risco de encontrar um produto sem qualidade, independente dos dias a mais em que foram ultrapassados o prazo estabelecido no rótulo”, explica Roberta.
O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Seguindo a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os alimentos devem conter uma data de validade.
O controle de validade é uma das estratégias a serem levadas em conta nesse quesito, prezando pela saúde dos consumidores, reduzindo perdas e prejuízos financeiros. Com este artigo, você vai entender como adotar práticas para não ter que lidar com o descarte de produtos vencidos em supermercados e atacados.
O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.
Uma pesquisa possui validade externa quando ela permite ao pesquisador generalizar os resultados obtidos para a população-alvo de onde foi retirada a sua amostra.
Vencimento corresponde ao momento em que o devedor deve cumprir a obrigação. O momento do vencimento da obrigação dependerá de a mesma ter ou não um prazo, resultar ou não resultar de facto ilícito. Se a obrigação não tiver um prazo, o vencimento da obrigação dá-se com a interpelação para o seu cumprimento.
O termo validade (também chamada verdade lógica, verdade analítica, ou verdade necessária), em lógica, refere-se geralmente a uma propriedade de enunciados particulares e de argumentos dedutivos.
Para definir a data de validade de um produto, é necessário considerar diversas características que garantem que o alimento estará apto para consumo dentro do período estipulado. Isso inclui manter as propriedades nutricionais e as informações declaradas no rótulo da embalagem.
A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.
Os requisitos de validade dos negócios jurídicos são aqueles necessários para que o negócio jurídico seja válido. Se os possui, é válido e dele decorrem os devidos efeitos. Se, porém, falta-lhe um desses requisitos, o negócio é inválido, não produz o efeito jurídico em questão e é nulo ou anulável.
Porque é importante sempre verificar o prazo de validade do produto?
Após a data de validade, o fabricante não assegura mais a qualidade e a integridade do produto. Outro ponto para observar é que, depois de aberto, o prazo de validade do alimento pode mudar — e essa informação deve estar sempre contida na embalagem do produto.
É justamente para garantir a vida útil de um alimento que se fazem estudos relacionados às suas características sanitárias, nutricionais e sensoriais e, a partir disso, se define seu prazo de validade.
Para definir a data de validade do produto é importante verificar características importantes. Ou seja, o alimento deve estar apto para o consumo, mantendo informações, como propriedades nutricionais, declaradas na embalagem.
A validade é um conceito fundamental em diversas áreas do conhecimento, incluindo a psicologia, a estatística, a filosofia e o direito. Em termos gerais, a validade refere-se à qualidade de ser válido, ou seja, de estar de acordo com as normas, regras ou padrões estabelecidos.
7. VALIDADE CERTA (Antes de preparar o medicamento sempre conferir a data de validade, NUNCA aplicar medicamento vencido. Seguir rotina de verificação e controle de validade nos serviços).
A informação da validade deve ser clara, precisa e indelével. Para declaração do prazo de validade, podem ser usadas expressões como: “consumir antes de…”, “válido até…”, “validade…”, “vencimento…”, “consumir preferencialmente antes de…”, acompanhadas da validade do produto.
A data de validade indica aos consumidores que, se o produto tiver sido manuseado de maneira adequada (ou seja, armazenado em condições adequadas a esse produto), o produto fechado deve ser de alta qualidade até a data especificada.
Acrescenta Hely Lopes Meirelles: "Vencimento, em sentido estrito, é a retribuição pecuniária devida ao servidor pelo efetivo exercício do cargo, correspondente ao padrão fixado em lei; vencimento, em sentido amplo, é o padrão com as vantagens pecuniárias auferidas pelo servidor a título de adicional ou gratificação.
A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos. Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe.
Qual a importância da data de validade dos medicamentos?
A data de validade de um medicamento não é meramente uma data impressa no rótulo. Ela resulta de um rigoroso processo científico para verificar a estabilidade do produto.
Na visão de Gressler (2004), a validade científica está relacionada ao rigor com o qual a pesquisa é desenvolvida, pois, sem a mesma, os resultados não serão confiáveis (STRAUB; CARLSON, 1989).