SHITSUKE – Senso de Disciplina Seu objetivo é controlar e manter a disciplina entre os colaboradores de forma que todos os “S” sejam mantidos e aplicados de forma contínua, ou seja, os próprios colaboradores sabem o que precisa ser feito e colocam em prática os passos anteriores proativamente.
SHITSUKE - Disciplina ou autodisciplina O compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definidos pelo programa 5S, define a última etapa desse programa. Se o Shitsuke está sendo executado significa que todas as etapas do 5S estão se consolidando.
O objetivo do 5s é aprimorar determinados aspectos, como limpeza, organização e padronização. O programa geralmente é implementado nas empresas como um plano estratégico para que os aspectos essenciais da corporação passem a apresentar melhorias, caminhando sempre em direção à qualidade total.
2- Seiton – Senso de Organização: a segunda medida que deve ser tomada depois de eliminar os insumos desnecessários, é organizar a fábrica ou empresa para que todos os materiais de trabalho sejam colocados em seus devidos lugares e, assim, encontrados com mais facilidade.
A disciplina, muitas vezes considerada ponto principal do 5S, é atingida quando cada colaborador realiza seu papel na busca por um ambiente propício. Sendo assim, é responsável por melhorar a qualidade, o desempenho, a saúde e a produtividade dentro de uma organização.
Shitsuke é o senso da autodisciplina. A padronização é essencial para a qualidade. Portanto, shitsuke estabelece que é preciso procurar transformar os sensos anteriores em hábitos e se comprometer com os padrões técnicos, éticos e com a melhoria contínua.
O que é o método 5S? A ferramenta 5S é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade e a qualidade total de uma companhia, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem estar e autodisciplina.
É procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promovidas pelos três Sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Esta prática permanente torna-se um hábito e estimula a revisão dos valores éticos e morais, desenvolvendo a autoestima.
O Seiketsu é conhecido como senso de padronização. Nele está inserido a implementação de ideias que aumentem a qualidade em geral. Tal qualidade refere-se tanto a aparência física do ambiente, como dos colaboradores de uma empresa ou negócio.
Mas a metodologia e a organização dos sensos como conhecemos hoje surgiu no Japão pós Segunda Guerra. O país encontrava-se em meio a destroços e falta de organização, inclusive nas Indústrias.
O principal objetivo do 5S é melhorar a vida no trabalho, eliminando o desperdício, esforços excessivos, problemas com higiene, limpeza e produtividade baixa; com isso, o local de trabalho se torna um ambiente propício para a produtividade.
Qual a importância do programa 5S na vida pessoal e profissional?
O grande ganho para as pessoas dos escritórios com a prática do 5S é a racionalização de tempo e o bem-estar em um ambiente que normalmente é compartilhado por várias pessoas em um pequeno espaço. Ou seja, o 5S no escritório contribui para uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Significa determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamento necessário. Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza: é preciso organizar, ordenar o que é útil. Se é usado toda hora, colocar ao alcance da mão.
O senso de autodisciplina retrata os sensos anteriores, para que estes estejam sendo executados com bons resultados. Neste momento as pessoas envolvidas devem estar fazendo a seleção ou descarte de materiais úteis ou não, mantendo a organização do ambiente, assim como a limpeza, saúde e higiene.
A denominação 5S é proveniente de cinco atividades iniciadas pela letra “S”, que em japonês são chamadas de Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Ordenação), Seiso (Senso de Limpeza e bem-estar), Seiketsu (Senso de Padronização) e Shitsuke (Senso de Autodisciplina).
Para implementar o SEIKETSU, você deve criar condições saudáveis e seguras para o seu trabalho e de todos que estão presentes no local, ajudando na preservação do meio e construindo um ambiente propício à saúde física e mental.
Esta técnica chama-se 6S's e significa sensos de melhoria. São seis palavras fundamentais para a Qualidade e Produtividade no trabalho: - SEIRI - SEITON - SEISOO - SEIKETSU - SHITSUKE - SHIKARI-YAROH 1.
O que significa Seiri seiton seiso Seiketsu e Shitsuke?
A metodologia 5S é focada na organização de empresas e conquista da qualidade total. O 5S é baseado em Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).
Quando temos que implementar o Shitsuke senso de Auto-disciplina )?
Também conhecido como Shitsuke ou 5S, o senso de autodisciplina é uma das ferramentas usadas para implementação de projetos pela metodologia Lean. Faz todo o sentido, já que não há como implantar um método que para combater o desperdício e aumentar a eficiência quando a empresa não está minimamente organizada.
Com o cronograma e as tarefas em mãos, é o momento de colocar a mão na massa e iniciar a implementação dos 5S na empresa: Seire, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
O senso de padronização tem por objetivo garantir o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Por isso, vale citar que esse é um ponto de atenção importante quando tratamos sobre o tema. A dica aqui é, sobretudo, criar uma rotina saudável através da organização e otimização dos espaços.
O nome "5S" vem de cinco palavras japonesas que começam com a letra "S": seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada palavra representa um dos cinco pilares do método 5S. A implementação do 5S pode trazer benefícios significativos para uma empresa, como aumento da eficiência, segurança, qualidade e produtividade.
O que significa os 5 sensos Cite exemplos de cada um?
SEIRI – senso de utilização, seleção, descarte. SEITON – senso de organização, arrumação. SEISO – senso de limpeza. SEIKETSU – senso de saúde, higiene e padronização ● SHITSUKE – senso de disciplina, autodisciplina.
O primeiro senso do Programa 5S é o chamado Seiri ou Senso de Utilização que explica exatamente essa frase citada no início. É o nosso ponto inicial para colocar o ambiente de trabalho em ordem.