Ainda hoje há quem interprete essa entidade de maneira errônea e caricata. Porém, as Pomba Gira são grandes conselheiras, que dedicam seu trabalho espiritual para encantamentos e magias voltadas ao feminino. Muitos de seus rituais envolvem amor, sexualidade, casamento, dinheiro e o empoderamento da mulher.
Como funções/poderes atribuídos encontramos: trabalhar, comandar a madrugada, vencer demandas, carregar mandinga para o fundo do mar, cortar o embaraço, vigiar.
Ela é esterilizadora, cirúrgica e vitalizadora. Opera mudanças essenciais e necessárias na mente humana. A função dessa força é tirar o mundo da mentira construída pelos homens e da aceitação da falsidade, revelar a AUTENTICIDADE por fora e por dentro da humanidade.
Ela faz trabalhos espirituais que vão desde conselhos sobre problemas cotidianos até promessas de recuperar um amor. A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal.
A primeira coisa necessária para se conectar com Pomba Gira é ter um objetivo claro e benéfico, pois, segundo Kélida, Pomba Gira que é Pomba Gira não vai praticar o mal a ninguém em troca de uma vela ou de um presente. É possível pedir ajuda com relação a amor, dinheiro, negócios, família e até saúde.
OQUE É A "POMBA-GIRA" NA UMBANDA ? - ALAN BARBIERI
O que é pomba gira faz?
A ela são ofertados como presentes coisas que usa no terreiro, quando incorporada: tecidos para suas roupas nas cores vermelho e preto, perfumes, jóias e bijuterias, champanhe e outras bebidas, cigarro, cigarrilha e piteira, rosas vermelhas abertas, oferendas de obrigação, animais sacrificiais (particularmente no ...
Por se tratar de uma entidade de lei, ela apenas pratica o bem. Assim como Exu, ela também é guardiã da humanidade, fazendo a proteção das pessoas. A Pomba-Gira auxilia no incentivo e no crescimento do amor próprio. Ela acende a chama da mudança interna, guiando na busca de um relacionamento mais saudável.
Pomba Gira é uma entidade amiga presente nas religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé. Suas inspirações abrem caminhos para a conquista do poder pessoal de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações.
O que uma pomba gira pode fazer na vida de uma pessoa?
Ela rege a essência do feminino, e por isso, tem a força para restabelecer o relacionamento; reatar laços e proteger contra feitiços que podem atrapalhar a vida de um casal.
Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo. Costuma ser consultada não só para dar conselhos cotidianos, mas também aqueles voltados para os relacionamentos.
Essas características conferem uma proximidade entre as presenças do mediador e da pessoa que procura a entidade. “A fala fala em mim” e é assim que o corpo media sua abertura. A fala do corpo sugere mais do que sentencia. A Pomba-gira alude o feminino fluídico, sinuoso, curvo, líquido.
Também podem vir cobranças através de sonhos, através de terceiros (alguém pode lhe avisar que tem uma pomba-gira perto de você), ou sinais físicos como uma rosa, uma saia rodada, um incenso e outros elementos relacionados ao trabalho dentro de um terreiro.
Em uma reunião de umbanda, chamada de gira de esquerda, Pombagira se manifesta com sua gargalhada estridente, seu ar de mulher da noite e gosto por rosas, perfume e champanhe.
Essas entidades são conhecidas por suas habilidades e suas capacidades de interceder por seus protegidos tanto no plano material, quanto no plano espiritual. Elas são associadas a diferentes aspectos, como o amor, a sexualidade, a fertilidade, a justiça, a cura e a proteção.
Numa noite de lua cheia, posicione quatro velas vermelhas como se visse um quadrado, uma em cada ponto. Em cima de cada vela, coloque um cravo-da-índia e as acenda. No meio deste arranjo, posicione uma tigela de metal. Dentro da tigela você vai colocar os dois cigarros amarrados por um barbante.
Lembrando que a Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.
Os agrados para Pombagira são recursos energéticos poderosos... Um prato muito comum envolve cortar uma maçã em quatro pedaços formando uma estrela, regar com mel e açúcar, acender uma vela vermelha e pedir a presença de Pombagira para trazer amor genuíno, purificação e renovação para sua vida amorosa.
Respeito e Intenção: Sempre aborde a sua Pomba Gira com respeito. Use palavras gentis e mostre gratidão pela proteção e orientação que ela oferece. Ritual ao Acordar: Ao acordar, você pode acender uma vela vermelha (se for seguro) e dizer algo como: "Bom dia, minha querida Pomba Gira Sete Saias.
Eles são considerados como guias espirituais que têm a capacidade de lidar com aspectos práticos da vida cotidiana, trazendo sorte e equilíbrio. A Pomba-gira é uma entidade feminina que têm características multifacetadas, sendo associadas a energias ligadas à sensualidade, ao amor, equilíbrio e proteção.
As Pombo-giras são Entidades que trabalham com a autoestima e autoconhecimento. Conhecem o coração e os sentimentos dos seres humanos e por isso muitas vezes conseguem ajudar a resolver problemas conjugais e sentimentais. Trabalham junto com os Exus e atuam principalmente no estímulo ao que o indivíduo tem de melhor.
Áries Pomba Gira Maria navalha. é 1 Pomba Gira muito conhecida e poderosa. Também conhecida como malandra, essa Pomba Gira atua em trabalhos de quebra de demanda, empoderamento feminino.
A Maria Mulambo é uma pombagira que, segundo Mariana, dá vida, tira do lixo e leva ao luxo. “Quando falo de luxo, falo de força, de presença, de coragem, de boa comunicação e autoestima. Mesmo sendo um arquétipo feminino, as pombagiras também estão ligadas aos homens e eles devem cultuar.