Qual a lei que não pode descontar vale-alimentação?

Segundo o artigo 458 da CLT, os descontos no vale-alimentação e refeição são permitidos, mas devem seguir critérios específicos para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. A legislação brasileira estabelece que o desconto para esses benefícios não pode exceder 20% do valor bruto do benefício.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Qual é a nova regra do vale-alimentação?

Uso exclusivo para alimentação: os benefícios podem ser utilizados somente estritamente para a compra de alimentos e refeições. Isso significa que não é mais permitido usar para outras finalidades, como serviços de streaming ou compra de bebidas alcoólicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Quando o funcionário pode perder o vale-alimentação?

Então, de certa forma, vale alimentação pode ser descontado quando o funcionário falta. aposentadoria: o funcionário pode perder o direito ao benefício ao se aposentar, quando não há previsão de continuidade após esse cenário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maxxcard.com.br

O que a CLT diz sobre vale-alimentação?

A resposta com certeza irá surpreender a maioria dos empregados, pois a legislação geral (CLT) não prevê o vale refeição como direito obrigatório a todo empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É permitido descontar vale-alimentação?

É importante entender quando uma empresa pode descontar o vale-alimentação dos funcionários. De acordo com a legislação trabalhista, os empregadores podem descontar valores de vale-alimentação e é uma boa prática que esse desconto seja informado previamente aos colaboradores para evitar mal entendidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ticket.com.br

QUERO SER DEMITIDO, MAS A EMPRESA NÃO QUER ME MANDAR EMBORA. O QUE FAZER?

Posso descontar vale-alimentação na folha de pagamento?

Você pode lançar o pagamento do Vale Refeição na folha de pagamento, desde que o mesmo possa ser pago em espécie, verifique no Dissidio Coletivo do Sindicato da categoria se pode ser pago em espécie, ou tem que ser em Cesta Básica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

A empresa pode cortar o vale-alimentação?

A empresa não pode cortar os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição sem uma justificativa legal ou acordo prévio com os colaboradores. Mudanças nas condições de concessão dos benefícios devem ser informadas aos funcionários com antecedência e seguidas conforme as regras trabalhistas ou acordos sindicais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

O que diz o artigo 457 da CLT?

"Art. 457. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador como contra-prestação do serviço, as gorjetas que receber.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz o artigo 71 da CLT?

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em goesadvogados.com.br

O que diz a lei trabalhista sobre alimentação?

ALIMENTAÇÃO - É UMA OBRIGAÇÃO OU UMA FACULDADE DO EMPREGADOR? A alimentação, diferentemente do vale-transporte, não é uma obrigação legal imposta ao empregador, ou seja, não há lei que estabeleça que o empregador deva fornecer refeição ao empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiatrabalhista.com.br

Pode baixar o valor do vale-alimentação?

Isso porque, uma vez concedido certo benefício, como, por exemplo, vale-refeição e alimentação, a empresa não pode simplesmente diminuir o valor, seja por qual for o motivo. Nesse caso, o benefício passou a ser um direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que a lei diz sobre o vale-alimentação?

Lei n° 14.422 e o vale alimentação

As importâncias pagas pelo empregador como auxílio-alimentação devem ser usadas para pagar refeições em restaurantes ou estabelecimentos similares, ou para adquirir alimentos em estabelecimentos comerciais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Pode diminuir o valor do vale-alimentação?

Quando a empresa fornece o vale-alimentação espontaneamente ou por negociação coletiva este valor se incorpora ao salário do empregado e, consequentemente, só poderá ocorrer a sua redução por meio de negociação coletiva (acordo ou convenção coletiva).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marleyjuliao.adv.br

Como fica o vale-alimentação em caso de demissão?

Geralmente, o vale refeição não é descontado na rescisão do contrato de trabalho. Ele é um benefício pago mensalmente e não costuma ser afetado pela rescisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

O benefício do vale-alimentação pode ser cortado?

Se a empresa começar a pagar o vale-refeição por iniciativa própria e depois aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) ou incluir o benefício em norma coletiva, o vale-refeição manterá a natureza salarial e não poderá ser cortado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Pode descontar vale-alimentação com atestado médico CLT?

De acordo com a legislação trabalhista, o empregador pode descontar o vale-refeição nos dias em que o empregado não comparecer ao trabalho, mesmo que este apresente atestado médico. Isso porque o benefício tem por finalidade custear as despesas com alimentação durante o horário de trabalho, e não fora dele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ticket.com.br

O que diz o artigo 142 da CLT?

Art. 142. O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data da sua concessão. § 1º Quando o salário for pago por hora com jornadas variáveis apurar-se-á a média do período aquisitivo, aplicando-se o valor do salário na data da concessão das férias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz o artigo 770 da CLT?

770 - Os atos processuais serão públicos salvo quando o contrário determinar o interesse social, e realizar-se-ão nos dias úteis das 6 (seis) às 20 (vinte) horas. Parágrafo único - A penhora poderá realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorização expressa do juiz ou presidente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que o artigo 390 da CLT proíbe?

2) artigo 390 da CLT, que proíbe que o empregador sujeite a empregada a tarefas que demandem força muscular superior a 20 quilos em atividades habituais e 25 quilos em atividades eventuais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.trt3.jus.br

O Auxílio-alimentação gera encargos trabalhistas?

Receita Federal reconhece que Ticket-Alimentação não gera encargo trabalhista e previdenciário. O vale alimentação é um benefício oferecido pelo empregador para que seus funcionários possam comprar produtos do gênero alimentício.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Está disposto no artigo 244 da CLT?

244, § 2º, da CLT: "considera-se de sobreaviso o empregado que permanecer em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt16.jus.br

O que não incorpora ao salário?

Desse modo, ficou estipulado que quantias pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação (desde que não seja em dinheiro, a não ser se acordado em norma coletiva), diárias para viagem, prêmios e abonos não se incorporam ao salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fecomercio.com.br

Qual a nova lei do vale-alimentação?

A Lei nº 14.442/2022 (conversão da Medida Provisória nº 1.108/2022), publicada no DOU em 5 de setembro de 2022, estabelecendo regras sobre o pagamento de auxílio-alimentação ao empregado, altera a Lei nº 6.321/1976 e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quanto ao teletrabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sebrae.com.br

Quando o vale-alimentação pode ser descontado?

O vale-alimentação considera dias trabalhados. Portanto, a empresa pode realizar o desconto no vale-alimentação do colaborador em caso de faltas, férias, licenças médicas ou maternidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Pode baixar o vale-alimentação?

Sim, mesmo que a falta seja justificada, o empregador pode descontar no VA ou VR o dia não trabalhado. Sempre verifique com o RH da empresa sobre essa possibilidade, pois cada empresa, nesse caso, tem uma política própria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br