As fábulas podem ser escritas em prosa (texto em parágrafos) ou em versos. Os títulos geralmente fazem referência às personagens, e o tempo e o espaço relacionam-se ao habitat delas. A linguagem é simples, objetiva e direta, e pode haver diálogos com a presença do discurso direto.
Texto narrativo breve que transmite uma lição moral
Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos. Esse tipo de texto geralmente apresenta uma narrativa curta e é escrita em prosa ou em poema épico.
A fábula é um texto narrativo, com animais personificados, que termina com uma lição de moral. Narrativa escrita em verso ou em prosa, a fábula possui enredo, tempo, espaço, narrador e personagens. Fábulas são histórias de caráter alegórico e apresentam elementos fantásticos.
Pode ser compreendida com base em dois planos estruturais: o narrativo e o moral. O primeiro diz respeito à estrutura de apresentação, complicação, clímax e desfecho da história. O segundo se refere aos ensinamentos morais de cunho didático presentes ao final da narrativa.
As fábulas podem ser escritas em prosa (texto em parágrafos) ou em versos. Os títulos geralmente fazem referência às personagens, e o tempo e o espaço relacionam-se ao habitat delas. A linguagem é simples, objetiva e direta, e pode haver diálogos com a presença do discurso direto.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULAS - Aprenda a origem e as características das fábulas.
Quando um texto é uma fábula?
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
Esses elementos são os personagens, o narrador, o tempo, o espaço e o enredo. Personagens são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.
As fábulas costumam apresentar animais ou objetos personificados, como a cigarra e a formiga, enquanto os contos infantis oferecem uma variedade de personagens, muitas vezes envolvendo elementos mágicos que aguçam a imaginação das crianças.
Essas narrativas são ótimas ferramentas para ensinar grandes lições para os pequenos. As fábulas carregam mensagens de respeito ao próximo, empatia, importância da humildade, educação, gentileza e entre outras características para viver bem e em harmonia com a sociedade.
A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica. Diferencia-se da fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos. Gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.
Fábulas são narrativas lúdicas por natureza que exercem grande fascínio sobre adultos e crianças. O cordel, igualmente, encanta com suas narrativas melodiosas, escritas geralmente em linguagem acessível ao povo.
Verificou-se que a crônica trata de fatos do dia-a-dia do autor e da sociedade em geral, em contra partida, a fábula tem enredo ficcional, em que na maioria das vezes animais irracionais agem como seres humanos, ou agem de forma considerada possível apenas na imaginação.
Os personagens das fábulas são animais que se personificam, ou seja, adquirem características dos seres humanos. Esse gênero textual tem a finalidade de trazer algum ensinamento expressado por meio da moral.
As fábulas, com sua estrutura narrativa concisa e seus personagens não humanos, têm como objetivo principal a transmissão de ensinamentos morais e éticos.
Uma fábula é um tipo de composição literária que apresenta uma narrativa figurada. Nela, os personagens são animais antropomorfizados, ou seja, têm características humanas. Podendo ser escrita tanto em prosa quanto em verso, a fábula sempre se sustenta por uma lição de moral.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
O foco narrativo designa o ponto de vista daquele que narra a história. Dessa forma, ele pode ser em primeira pessoa, isto é, quando pertence a uma das personagens (principal ou coadjuvante), e também pode ser em terceira pessoa, ou seja, quando não pertence a uma das personagens, localizando-se fora da história.
O enredo é considerado a sucessão de fatos de uma história. Em outros termos, ele trata de um conjunto de acontecimentos sucessivos executados pelas personagens em espaço e tempo específicos. É muito comum o uso dos termos trama, intriga ou argumento para se referir aos fatos de uma narrativa.
Escolha uma lição ou moral: Antes de começar a escrever sua fábula, é importante ter em mente a lição ou moral que deseja transmitir ao leitor. Essa lição pode ser sobre virtudes, comportamentos ou valores.
A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.