Burro é o nome dado ao filhote macho do cruzamento entre o jumento, também chamado de asno ou jegue (Equus asinus), com a égua, ou cavalo fêmea (Equus caballus).
Burro é o nome que se dá ao filhote macho do cruzamento entre o jumento (ou asno) ou jegue, com a égua (fêmea do cavalo). Quando o resultado do cruzamento é uma fêmea, chamamos de mula.
Burro é o nome dado ao filhote macho do cruzamento entre o jumento, também chamado de asno ou jegue (Equus asinus), com a égua, ou cavalo fêmea (Equus caballus).
A mula é o resultado da cruza de um jumento com uma égua. Por causa da mistura genética, a mula nasce estéril, mas em alguns casos ela pode engravidar. Uma das formas é com a gestação por inseminação ou monta natural, que é muito raro. Na inseminação, a escolha do embrião determina o que vai nascer.
O Burro e Shrek se depararam com a criatura e tentaram sair de lá correndo, mas, o dragão acabou se apaixonando pelo Burro que se casaram e tiveram filhos híbridos de jumento e dragão.
Os burros são animais resistentes e bem adatados à vida em climas quentes e ambientes inóspitos. Porém, não dispensam de alguns cuidados básicos que devem ser tomados em conta. Os asininos vivem cerca de 15 anos no meio selvagem e uma média de 30 a 35 anos como animal doméstico.
Como esses animais pertencem a espécies diferentes, mas são do mesmo gênero, e por via de regra, animais que não são da mesma espécie não geram prole férteis, as mulas são estéreis.
Sua origem está ligada à Abissínia, onde era conhecido como onagro ou burro-selvagem. O burro é, desde tempos remotos, simultaneamente utilizado no meio rural para auxiliar nas tarefas agrícolas e para transporte.
O fruto do Cruzamento da égua (n=64) com o Jumento (n=62), origina um produto hibrido de (n=63) denominado Burro quando macho, e Mula quando fêmea. Já no cruzameNto entre a Jumenta(n=62) com o cavalo(n=64), o produto híbrido será denominado Bardoto (fêmea ou macho).
Há três versões que explicam por que esse animal ficou com a pecha de pouco inteligente. a) Em latim, “burrus” quer dizer vermelho, ruço, encarnado. Antigamente, os dicionários tinham capas vermelhas, o que pode ter levado à ideia de que a pessoa que recorresse a esse livro era curta de inteligência.
Sempre que é necessário referir o sexo dos animais, usa-se as palavras macho ou fêmea pospostas ao nome do animal. Por este motivo, o feminino de chimpanzé deverá ser o chimpanzé fêmea. Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho.
Historicamente, animais híbridos são considerados inférteis, ou seja, incapazes de gerar descendentes. É o caso da mula, que resulta do cruzamento entre cavalos (Equus caballus) e asnos (Equus asinus), limitando a criação de um novo indivíduo ao cruzamento entre as duas espécies citadas.
São vários os colectivos possíveis para burros: burrama, burricada, burrada, tropa, manada, récua, comboio (quando carregados) [in Dicionário de Coletivos, de Tassilo Orpheu Spalding, Editora Itatiaia Limitada, Belo Horizonte].
"O superburro, que chega a 1,60 m de altura, é um ótimo animal de tração, sendo capaz de puxar cargas de até 3 t (o equivalente à capacidade de carga de três Kombi)", explica Cerbino.