Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
A altitude máxima que um avião comercial pode atingir é estabelecida em torno dos 42 mil pés (cerca de 12,8 km). Esse limite é conhecido como “teto de serviço”. A maioria dos jatos comerciais voa em níveis próximos a esse limite para otimizar a eficiência.
Recordes. O SR-71 foi a aeronave tripulada operacional de respiração aérea mais rápida e voando mais alto do mundo ao longo de sua carreira e ainda detém esse recorde.
Por que os pilotos anunciam 'tripulação, 10 mil pés' durante os voos? Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
Aeronaves como as fabricadas pela Airbus, Boeing e Embraer, projetadas para transportar passageiros e cargas em longas distâncias, voam entre 36 mil e 40 mil pés (aproximadamente 10.972 a 12.192 metros). Essas altitudes são conhecidas como “altitude de cruzeiro” e são mantidas durante a maior parte do voo.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.604 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.204, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.375.
Em geral, são três horas, mas alguns aviões podem voar mais de seis horas mesmo com algum problema. O que pode assustar muitos passageiros é que, em viagens do Brasil para a Europa, os aviões passam muito mais tempo sobre o oceano Atlântico.
A velocidade padrão de voo de cruzeiro é de cerca de 850 km/h, mas na última semana aviões que sobrevoaram o Oceano Atlântico no Hemisfério Norte chegaram a registrar picos de até 1.350 km/h.
Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde. Esse tipo de avião pode chegar a quase 20 mil metros de altura ou 60 mil pés.
A mensagem muda de companhia para companhia - por vezes, pode ser apenas um sinal sonoro - e serve, no caso de uma decolagem, para avisar à equipe de comissários que o avião acaba de sair da sua fase crítica, também chamada de "sterile cockpit".
Essa mensagem avisa a tripulação que já encerramos o processo de decolagem ou que estamos nos aproximando do pouso. Abaixo dos 10.000 pés, o equivalente a 3.000 metros, os passageiros devem permanecer sentados e com os cintos afivelados.
Qual a temperatura máxima que o ser humano resiste?
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
E essa energia sai do calor da pele, que dá uma esfriada. Desse jeito, o corpo consegue manter os órgãos na saudável faixa dos 37 °C. A morte por insolação, aliás, chega quando a temperatura lá dentro passa dos 42 °C.
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento. Em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unidade utilizada para pressões no Sistema Internacional de Unidades. O pascal é, por sua vez, equivalente ao newton por metro quadrado (N/m²).