A maior parte da matriz energética em âmbito mundial provém de recursos não renováveis, cerca de 81,1% e nessa porcentagem estão inclusos petróleo e derivados, carvão mineral e gás natural.
Ao acordar todas as manhãs, podemos ver e sentir a maior fonte de energia para o planeta Terra: o sol! O sol faz a água do mar e dos rios evaporar e formar as nuvens de chuva.
A energia do sol vem da incessante fusão dos núcleos (fusão nuclear) dos átomos de hidrogênio no seu centro, que devido à enorme pressão e calor, fundem-se através de uma cadeia de reações que cria átomos de hélio e libera a energia solar propagada pelo espaço por radiação eletromagnética.
A energia solar e a energia eólica podem ser consideradas as fontes de energia renovável mais limpas. Ambas utilizam recursos inesgotáveis para gerar energia (luz solar e ventos, respectivamente), possuem um impacto ambiental mínimo e não emitem poluentes.
Qual é a fonte de energia que mais cresce no mundo?
Considerando todo o volume gerado no planeta, hoje a energia solar é responsável por aproximadamente 80 gigawatts de potência a mais no mundo. Todo esse crescimento aquece o mercado fotovoltaico no Brasil, até porque nosso país possui características naturais perfeitas para receber energia solar.
A energia solar é abundante e não polui ou agride o meio ambiente. A vantagem é que a instalação dos equipamentos é simples de ser feita e é possível estar presente nas residências, pois não necessita de grandes áreas de placas agrupadas para captar os raios solares.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
Qual é a fonte de energia mais importante do mundo?
Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.
Qual é a maior fonte de energia renovável do mundo?
O Sol é a nossa maior fonte de energia renovável, sua radiação é amplamente disponível em todo o planeta e pode ser utilizada para a captação de calor (energia solar térmica) ou para a geração de energia elétrica (energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica).
De fato, a energia proveniente de fontes renováveis é considerada como a “energia do futuro” que vai permitir que as gerações futuras utilizem os recursos e essas fontes energéticas não deixem resíduos que impactam negativamente o meio ambiente quando são utilizadas, como acontece com a queima de carvão, por exemplo, ...
O futuro da energia pede fontes renováveis. Com elas, será possível suprir a demanda energética da população mundial, sem impactar negativamente o meio ambiente. As fontes solar, eólica e da biomassa (cana-de-açúcar) são as principais apostas para o futuro da energia elétrica.
Apesar dessa pequena variação em sua luminosidade, o Sol permanece em constante equilíbrio entre sua força de gravidade, que comprime os elementos em direção ao seu núcleo, e a força da energia liberada pela fusão nuclear, que tenta expandi-lo.
Finalmente, o espaço está preenchido com radiação cósmica de fundo, que é uma forma de radiação eletromagnética de baixa energia que permeia o Universo. Essa radiação contribui ainda mais para resfriar objetos no espaço, absorvendo seu calor. Juntos, esses fatores tornam o espaço um ambiente extremamente frio.
Especificamente, no núcleo do Sol, átomos de hidrogênio se fundem para formar hélio. A energia produzida no núcleo alimenta o Sol e gera todo o calor e luz que o Sol emite”, a NASA acrescenta.
As principais fontes de energia suja são o petróleo, o carvão mineral e o carvão vegetal, a energia nuclear (principalmente levando em consideração o lixo atômico gerado no processo) e gás natural.
Qual a fonte de luz natural mais potente que temos?
O Sol é o maior produtor desse tipo de energia, que mantém a vida humana, das plantas e dos animais. Estes utilizam o calor para manter seus sistemas orgânicos ativos. A luz também pode vir de fontes artificiais e podem ser utilizadas para iluminar, aquecer um ambiente e até gerar energia.
Uma das principais fontes de energia usadas no Brasil, a hidrelétrica, também é sustentável e renovável. Baseada no aproveitamento da força da água para gerar energia, essa opção não emite gases poluentes e é renovável, uma vez que a água usada é naturalmente reabastecida pela chuva.