Pela lista de 2019, o Vietnã tinha a 41ª indústria mais valiosa do mundo (US $ 43,1 bilhões). Em 2019, o Vietnã era o 33ª maior produtor de veículos do mundo (250 mil) e o 14ª maior produtor de aço (20,1 milhões de toneladas). Em 2016, o país era o 3º maior produtor de calçados do mundo.
A maioria dos moradores do Vietnã vive na zona rural. O PIB do país é de US$ 354,87 bilhões, e sua economia se concentra no setor terciário. A indústria responde pela segunda maior parcela do PIB, e sua produção é orientada para os setores de base principalmente.
Em menos de vinte anos, o Vietnã deixou de ser um dos países mais pobres do mundo, importador de arroz, e se transfor- mou em modelo de crescimento, terceiro maior produtor e segundo exportador de arroz; segundo pro- dutor e exportador de café; e grande exportador de borracha, castanhas, pimenta e pescados.
Com o “milagre” econômico vivido nas últimas décadas, com forte impacto no nível de emprego, o país deixou a lista dos países mais pobres do mundo e desde 2010 passou a integrar o grupo dos países de renda média baixa.
A Cidade de Ho Chi Minh (em vietnamita: Thành phố Hồ Chí Minh), e comumente conhecida e nomeada até 1975 como Saigon ou Saigão, é a maior cidade e principal centro financeiro, corporativo e mercantil do Vietname.
As cidades mais lindas que devem visitar quando viajar para o...
Sapa. Considerada como a rainha de todos destinos montanhosos do Norte do Vietnã, Sapa sempre é uma cidade atraente para qualquer viajante vindo para o Vietnã. ...
O vietnamita ou tiếng Việt é o idioma oficial do Vietnã e é falado em partes da China, do Camboja e do Laos. Também existem grandes grupos de falantes em outros países do mundo — incluindo a República Tcheca, que reconhece o vietnamita como idioma falado por uma minoria.
A partir de 1º de julho de 2024, o governo vietnamita estabeleceu novos salários mínimos por meio do Decreto 74/2024/ND-CP. O salário mínimo mensal agora é de 4,96 milhões de VND na Região I, 4,41 milhões de VND na Região II, 3,86 milhões de VND na Região III e 3,45 milhões de VND na Região IV.
Em 1986, o Vietnã mudou sua política econômica e se “reabriu”. Hoje vive um bom crescimento econômico, mas há bastante corrupção no país. Ainda hoje, a República Socialista do Vietnã é um país socialista. Só que bem aberto economicamente, com políticas bem capitalistas.
No Vietnã, 85% da população é budista, o taoísmo e confucionismo são as religiões seguintes com maior número de fiéis. O cristianismo representa 8% da população, a religião foi influência dos portugueses e holandeses entre os séculos 16 e 17.
Vietnã ultrapassa o Brasil entre os maiores exportadores do mundo. complexidade produtiva do país já é igual a do Brasil! É um dado chocante, mas é mais chocante ainda sabendo que a população do Vietnã é metade da Brasileira e seu território é 66 vezes menor que o do Brasil…
Visto anteriormente como um país posicionado silenciosamente nas sombras das estratégias de política externa, o Vietnã agora está em alta e é cortejado por todos. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder chinês, Xi Jinping, visitaram o país no ano passado.
Com uma população de mais de 98 milhões de habitantes, o Vietnã vem apresentando crescimento econômico expressivo, especialmente após a pandemia, com expansão do PIB de 8% em 2022.
Se você está procurando um lugar com uma cultura fascinante, ótima comida e uma boa qualidade de vida a um preço acessível, o Vietnã é o destino perfeito para você. Muitos expatriados e nômades digitais que se mudam para o sudeste asiático escolhem morar no Vietnã.
Na arquitetura, lindas mansões francesas e prédios públicos podem ser vistos em todo o país, as cidades possuem parques em abundancia e as ruas são arborizadas. Muitos bistrôs de calçada vendem cafés deliciosos com baguetes. Trabalhadores e determinados, os vietnamitas são bastante educados e acolhedores.
O Vietnã tem leis extremamente rígidas contra drogas ilegais, incluindo maconha, cocaína e heroína. A posse, o uso e o tráfico dessas substâncias são considerados crimes graves no país e podem resultar em penas de prisão perpétua ou até mesmo pena de morte.
O Vietnã apresenta, portanto, proporção de pobreza máxima semelhante ao Brasil (com 20%). Os dados são do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Mais de 90% da população adulta é alfabetizada. O índice de mortalidade infantil situa-se em 22,26 natimortos por mil.
Como o Estado vietnamita não oferece uma rede de proteção social suficiente e a aposentadoria é incerta, os pais dependem dos filhos para sustentá-los na velhice.
Em geral, eles buscam o Brasil, regularizam-se como refugiados para uma estadia temporária e rumam ao norte do país, para então empreender, muitos por terra, o caminho até a América do Norte.
A sua independência terminou na segunda metade do século XIX, quando o país foi colonizado pela França (ver Indochina francesa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Japão ocupou o Vietname, embora mantendo a máquina administrativa colonial francesa durante a ocupação.
É banhado pelo golfo da Tailândia, a sudoeste, e pelo mar da China Meridional, a sul e a leste, e faz fronteira com a China, a norte, o Laos e o Camboja, a oeste.