Qual é o nome da pessoa que tem medo de ser julgado?
O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social.
A Fobia Social, também conhecida como Transtorno de Ansiedade Social, é uma condição psicológica caracterizada por um medo intenso e persistente de ser julgado, envergonhado ou humilhado em situações sociais ou de desempenho.
Transtorno que se enraíza no medo de ser julgado ou rejeitado em determinadas situações sociais. Também conhecida como ansiedade social, a fobia social é um transtorno que se enraíza no medo de ser julgado, rejeitado ou mesmo ter seu desempenho avaliado negativamente em determinadas circunstâncias ou situações sociais.
O medo que voce tem se chama Grafofobia, que é o medo de escrever em publico. Pode estar relacionada a um quadro de fobia social que é um medo irracional do julgamento do outro. Procure tratamento psicologico.
A pessoa com medo de julgamento, por outro lado, teme o que as pessoas podem pensar sobre ela, ainda que não tenha nenhuma evidência de como elas se sentem. Em outras palavras, o medo tem raiz na insegurança, ansiedade e aversão ao desconhecido.
O Evangelho Mateus descreve sobre isso e diz: ”Não julguem para que não sejam julgados” (Mateus 7:1). O conselho principal não é a forma como vamos julgar alguém, mas que de forma alguma devemos fazer julgamento. Completa ele, pois à medida que medirdes vos medirão também.
Escopofobia é o medo de ser olhado ou encarado por outras pessoas. Relacionada ao transtorno de ansiedade social, essa condição está ligada à alta ansiedade, autoconsciência e evitação social.
A pessoa que tem medo do julgamento alheio geralmente tem dificuldade para agir conforme aquilo que deseja genuinamente. Com isso, ela sofre porque percebe que os outros não agem de igual forma, principalmente a respeitando e a valorizando.
Autofobia: medo de tomar decisões por si mesmo também pode ser uma consequência de sofrer dessa fobia, que consiste em ter medo de si mesmo ou de ficar sozinho, circunstância que ocorre em muitos empregos.
Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.
A criofobia, ou medo do frio, é uma fobia relativamente complexa. Há quem tenha medo apenas do tempo frio, outros de tocar em objetos frios. Além disso, a definição de frio varia entre os indivíduos.
É uma fobia em que a pessoa tem medo anormal e injustificado de pelo ou de cabelo. Aqueles que sofrem desta fobia muitas vezes afastam-se de pessoas com cabelo abundante. Podem também temer o seu próprio cabelo, e por ódio tentam remover o cabelo da sua cabeça.
Senhor que libertastes os vossos filhos de temores e angústias olhai com bondade as minhas fraquezas. Eu creio Senhor que sois o Pai e como filho peço: liberta-me dos temores do medo e das angústias que muitas vezes me assaltam. Sei que não devo ter medo pois sei que estás comigo.
Pesquisa publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria revisou estudos feitos em tragédias, epidemias e pandemias e demonstrou que, quando o medo é crônico ou faz o perigo parecer maior do que é, ele pode se tornar gatilho para problemas mentais relacionados ao aumento dos níveis de ansiedade e estresse.