Viscose: diferentemente do algodão, a viscose é uma fibra artificial, mas, mesmo assim, tem como base a celulose. Os tecidos que têm viscose na sua composição, costumam ser mais leves e frescos, ajudando a absorver o suor dos dias quentes de verão.
A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.
"Os melhores tecidos são seda, linho, algodão, viscose e tencel", explica Stephanie. Entre os tecidos bons para o calor, um que está muito na moda é o cetim de seda, especialmente para saias. Outra tendência do momento é o algodão, que vem aparecendo bastante nas passarelas.
Tencel. O tencel é um tecido muito encontrado em roupas soltinhas e frescas. É um material bastante macio e confortável, por isso combina com a confecção de vestidos, blusas e saias.
Do linho à seda, todos irão proporcionar respirabilidade e, claro, também renderão visuais que variam do elegante ao casual. Gostou da ideia? Então continue lendo o post para descobrir um pouco mais sobre esses materiais.
5 TIPOS de TECIDOS para CAMISETAS: Qual escolher pra usar no dia a dia?
Qual é o tecido mais fresquinho?
As malhas naturais ou mistas, como o algodão, são perfeitas para os dias mais quentes do verão. Outra sugestão é procurar materiais mais soltos e fluidos, que acabam ficando mais larguinho no corpo. Isso ajuda muito. Por ser uma fibra natural, o algodão permite que a pele respire, evitando que o suor fique no corpo.
Fibras naturais, como algodão, linho e seda, evitam a sensação de abafamento e o acúmulo de suor. Isso porque são leves e permitem que o fluxo de ar seque a umidade do corpo. Já peças sintéticas, como poliéster, acrílico e nylon, retêm a transpiração e podem deixar a roupa molhada.
Poliéster. O poliéster é um dos tecidos mais usados nas roupas e oferece facilidade para o usuário. Além de secar mais rápido, ele não amassa e é muito usado em roupas de inverno, pois é um material resistente, que impede a saída do calor do corpo.
Malha fria 100% poliéster: essa é a versão de malha fria tecido mais comum. ...
Malha fria mescla: composta por uma mistura de poliéster com outras fibras, como o algodão, resulta em um tecido mais macio e com um toque agradável na pele.
Com isso, aumenta a procura por roupas leves e que proporcionam mais conforto para o dia a dia. E para enfrentar as altas temperaturas, os tecidos naturais, como linho, seda e algodão, estão entre os mais recomendados.
Ao contrário do algodão, tecidos provenientes do nylon, como o poliéster, não absorvem grande quantidade de suor, ou seja, criam umidade em locais como as axilas, ambiente ideal para o surgimento de bactérias.
E roupas sintéticas criam o ambiente perfeito para as bactérias fedorentas do suor. Se você faz exercício físico, suas roupas vão ficar suadas e fedidas.
A viscose é líder quando se trata de conforto térmico. No entanto, você não consegue encontrar peças de roupas feitas exclusivamente com esse material, pois sempre terá outros materiais em sua composição.
Algodão. O algodão é um tecido 100% natural e comum na composição de diversas peças. Ele é ideal para o verão por permitir que a pele transpire, evitando o acúmulo de suor. Além disso, o tecido é macio, durável e se adapta bem a qualquer clima, sendo indicado, principalmente, para os dias quentes e úmidos.
É o caso do tecido modal, que é produzido a partir de matérias-primas sustentáveis. Esse material retém a transpiração em dias mais quentes e, ainda, proporciona a sensação de frescor e aconchego.
As malhas de viscose possuem ótimo caimento e são de extremo conforto. Elas são super versáteis e podem ser utilizadas para confecção de camisetas. A poliamida é muito utilizada para confecção de camisetas esportivas, por ser leve e confortável, além de facilitar a transpiração e auxiliar na movimentação do atleta.
A liganete, ou malha fria como também é chamada, é um tecido confortável e muito popular por causa da sua textura suave que garante um ótimo caimento ás peças. Além disso, é um tecido versátil, possui diversas estampas e opções de aplicação, que vai desde a linha têxtil, moda intima ate a moda praia.
Ao contrário de tecidos naturais, como algodão, que tendem a absorver a umidade e o calor, a malha fria é altamente respirável e de secagem rápida. Isso significa que ela ajuda a afastar o suor da pele e permite que o ar circule livremente, mantendo você fresco e seco o dia todo.
A malha fria, também conhecida como Malha PV (viscose e poliéster), é um tecido que se destaca por aproveitar as melhores características resultantes da mistura desses dois materiais. Apesar de a composição dessa malha ser diferente entre os fabricantes, é geralmente composta por 35% de viscose e 65% de poliéster.
Malha Liganete é o famoso "Tecido Geladinho" ou também "Malha Fria". Este nome é dado, pois o toque desta malha dá uma sensação mais fresquinha. A liganete é uma malha ótima para confecção de vestidos, blusas e pijamas.
A roupa de cama de percal pode ser pura, 100% algodão, ou mista, composta por 50% poliéster e 50% algodão. O percal puro tem a vantagem de ser mais macio e durável, além de ser mais fresco para os dias quentes. Já a opção mista é mais em conta e fácil de passar, mas é mais quente do que a de algodão puro.
A malha é um tecido super leve e macio. Ela é feita com tecidos 100% sintéticos, mas mesmo assim consegue permitir uma boa transpiração através do tecido. Ela é um tecido ideal para fazer roupas que serão usadas em movimento!
Algodão: o algodão é uma fibra natural que serve como base para outros tipos de tecido. É uma ótima escolha para o verão, pois favorece a transpiração, evitando a proliferação de bactérias, mau cheiro e aquelas desagradáveis marcas de suor, principalmente, na região das axilas.
Fibras naturais, como o algodão, linho, cânhamo e a seda costumam ser mais frescas e mais indicadas para serem usadas em períodos quentes, devido à alta capacidade de absorção de água, auxiliando no equilíbrio da temperatura do corpo”.
Portanto, é preferível usar camisetas respiráveis, já que esses tipos de roupas são feitos com tecidos projetados especificamente para evaporar o suor, bem como regular a temperatura corporal para mantê-lo seco e fresco.