O fundo de saco de Douglas livre em um exame normalmente significa que não foi verificado acúmulo de líquido no seu interior. Embora a presença de líquido no saco de Douglas nem sempre seja considerada um problema sério, pode indicar infecções ou sangramentos, por exemplo.
Trata-se da porção mais alta da parede vaginal, que fica em volta do colo do útero. Também chamada de fundo de saco de Douglas ou fórnices vaginais, a região tende a acumular a pressão do ar que entra pela vagina – e, se essa pressão for muito alta, pode ocorrer sua ruptura.
O que significa ausência de líquido no fundo do saco de Douglas?
Oque significa ausência de líquido livŕe em fundo de saco de Douglas? Olá, significa que não existe nenhum tipo de secreção ou liquido na sua região pélvica. Isso é uma característica positiva, indica que não existe nenhuma alteração na área.
A ruptura dessa região pode ser causada por diversos fatores, como um trauma abdominal causado por acidente automobilístico ou queda, e em relações sexuais sem consentimento, como estupros, ou consensuais nos casos em que o ato for praticado com muita intensidade ou com a introdução de objetos no canal vaginal.
É um espaço que fica atrás do útero, dentro da cavidade abdominal. É normal que esteja livre. Pode ficar tranquila, mas você pode conversar com o/a profissional que te solicitou o exame para que explique suas dúvidas durante a consulta.
Fundo de SACO de DOUGLAS e LÍQUIDO LIVRE na cavidade.
O que acontece se o saco gestacional estiver vazio?
Saco gestacional vazio
A gravidez anembrionária ocorre quando o óvulo fertilizado chega a se fixar no útero, mas não consegue desenvolver um embrião. Não é comum que aconteça, mas é uma das principais causas de abortos espontâneos no primeiro trimestre de gestação.
Por isso, no caso de suspeita de rompimento do saco de Douglas, deve-se ir imediatamente ao hospital para que seja iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com cirurgia, para evitar complicações, como choque hipovolêmico ou parada cardiorrespiratória.
Quem tem líquido no saco de Douglas pode engravidar?
Uma dúvida muito comum e muito pertinente de diversas mulheres é a relação desse tipo de líquido e a gravidez. Geralmente não há relação do líquido com a fertilidade da mulher, ou seja, não há conexão direta entre a mulher poder ou não ter um filho por conta da presença do líquido no fundo do Saco de Douglas.
Devido a sua localização, o saco de Douglas pode acumular líquidos em caso de inflamação ou sangramento, por exemplo, de estruturas como o útero, ovário, peritônio ou tubas uterinas, o que pode indicar condições como a ruptura de um cisto no ovário, gravidez ectópica ou infecções.
Em casos mais graves, quando o sangramento é volumoso, pode levar a uma condição chamada de choque hemorrágico, na qual há queda abrupta da pressão arterial.
O líquido no fundo de saco vaginal pu de Douglas em. pequena quantidade é um achado comum no ultrassom de mulheres normais, assintomaticas e sem dor. Quando existe um processo inflamatório ou infeccioso como doença inflamatória pélvica ou endometriose, esse líquido pode ser mais frequente ou em maior quantidade.
Liquido no fundo de saco posterior em pequena quantidade normalmente é resultado de uma ovulação , e é normal. Mas também pode ser uma infecção pélvica ou sangramento ( por exemplo por uma gravidez nas trompas). É necessário um exame clínico completo para fazer a diferenciação entre estas e outras causas.
O funde de saco posterior ou também chamado de fundo de saco de Douglas, é uma região do corpo humano, entre o útero e o reto. O Ideal é que a Ultrassonogragia Transvaginal, sempre dê fundo de saco posterior livre, dizendo que você não precisa se preocupar.
Nâo, o fundo está fechado. Nâo há buraco, fique tranquila. Não haverá comprometimento em suas relações também. É sempre bom você conversar com seu médico e poder tirar eventuais dúvidas a respeito do procedimento.
O saco gestacional é uma estrutura que se forma nas primeiras semanas de gravidez, dentro do útero da mulher, com a função de proteger e ajudar no desenvolvimento do feto – e que será depois substituído pela placenta.
Trata-se da porção mais alta da parede vaginal, que fica em volta do colo do útero. Também chamada de fundo de saco de Douglas ou fórnices vaginais, a região tende a acumular a pressão do ar que entra pela vagina - e, se essa pressão for muito alta, pode ocorrer sua ruptura.
Por que Caspar Bartholin, o Jovem, está preso aos lábios? E podemos confiar na afirmação de Ernst Grafenberg de que ele encontrou o "ponto G"? Cada um desses homens acabou imortalizado na pélvis feminina - como o saco de Douglas, as glândulas de Bartholin, as trompas de Falópio, e o elusivo ponto Grafenberg.
O tratamento requer uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibiótico quando é secundário à infecção das vias urinárias. Utiliza-se também bolsa de calor local ou gelo, dependendo da fase da doença. Repouso é importante. A inflamação no testículo pode causar sequelas graves, como a infertilidade.
Fundo de saco de Douglas é o nome dado a uma região da pelve onde poder haver acúmulo de líquido. Esse acúmulo a depender do tipo de líquido e quantidade poderá ser normal ou não como por exemplo um sangramento abdominal ou infecção que casariam acúmulo de sangue ou secreção purulenta neste local.
"Os sangramentos das lacerações no Saco de Douglas são constantes e com a cor de um vermelho vivo. A dor também é intensa. Muitas vezes a gente consegue resolver essas feridas no hospital de forma tranquila. Mas é importante buscar atendimento médico", alerta Eduardo Siqueira.
Um hidrocelo é uma das causas de tumefação (inchaço) do escroto (saco ou bolsa que contém os testículos) e que ocorre quando o fluido se acumula neste conjunto de tecidos que rodeia os testículos. O hidrocelo é comum em recém-nascidos e geralmente desaparece sem tratamento durante o primeiro ano de vida.
“Para se ter uma ruptura de fundo de saco de Douglas, na imensa maioria dos casos, as relações são praticamente forçadas. É um traumatismo muito importante”, enfatiza o especialista. Em outras palavras, a lesão íntima é comumente vista em situações de abuso sexual.
Quando a mulher entra em trabalho de parto, o saco amniótico se rompe (abre) e o líquido amniótico sai pela vagina. Isso costuma ser chamado de ruptura da bolsa d'água.
Basicamente, ela é tratada com uma cirurgia escrotal simples, onde são retiradas e invertidas algumas membranas que circundam o escroto. Desta forma, impedindo a formação de mais líquidos na região. Vale ressaltar que não há tratamento clínico para Hidrocele Testicular.