Além disso, as sondas lambda da NTK, pertencente ao mesmo grupo, alcançaram a primeira posição entre as compradas com mais frequência. No ranking geral do estudo, que engloba 47 categorias de peças, ferramentas e equipamentos, a NGK figura também como a terceira marca que os mecânicos mais gostam no mercado.
Uma sonda lambda geralmente dura cerca de 150.000 quilômetros. No entanto, isso pode ser menor dependendo de muitos fatores que podem danificá-la, principalmente devido a anomalias vindas do motor ou vazamentos de escape, que também podem encurtar a vida útil do sensor.
Em caso de falha da sonda lambda, podem ocorrer os seguintes sintomas de erros: Elevado consumo de combustível. Fraca potência do motor. Elevadas emissões de gases de escape (exame dos gases de escape)
Luz da injeção eletrônica acende de forma esporádica
Nesse caso, o problema costuma ser mais simples, como um erro de leitura da sonda lambda devido ao combustível adulterado, mal contato nos sensores ou defeito no catalisador.
A variação (resposta) entre pobre e rica não deve ser maior que 0,3 segundos (300 milissegundos). Dessa forma o problema apresentado no veículo não tem origem na sonda lambda pré-catalisador, ou seja, a mistura realmente está pobre. Uma mistura pobre pode ser causada por: entrada falsa de ar.
Já o segundo, conhecida sonda lambda planar, é uma evolução da primeira, e tem como principal vantagem, uma maior velocidade de medição da concentração de oxigênio nos gases de escape, otimizando o controle da mistura ar combustível pela central de controle do motor, aumentando a eficiência da combustão e reduzindo a ...
A FINGER (GO8430), usada nos carros a álcool e gasolina. E a PLANAR (GO9441), usada nos carros flex mais modernos. A sonda planar tem a mesma função da sonda finger, a diferença está na construção interna. A planar é mais sensível, e a temperatura da sonda é controlada por um sinal PWM que vem da central de injeção.
Andar sem a sonda lambda te trará uma série de complicações. Primeiramente, a ausência de feedback da sonda lambda fará com que a ECU não tenha informações precisas sobre a mistura ar/combustível.
O faz a sonda lambda? Ela mede a quantidade de oxigênio que está saindo pelos gases do escapamento. Com esta informação, o módulo da injeção eletrônica consegue avaliar se a mistura está rica (muito combustível) ou pobre (pouco combustível).
A MTE-THOMSON é a primeira fabricante na América Latina da Sonda Lambda, também conhecido como Sensor de Oxigênio. Produto testado 100%, com qualidade assegurada e certificação ISO 9001.
O que acontece se a sonda lambda estiver com defeito?
Além do aumento no consumo de combustível, o defeito na Sonda Lambda pode provocar falhas e alteração na marcha lenta, além de também danificar o catalisador, já que o combustível chegará ao sistema de exaustão sem ser queimado corretamente.
O sensor pré-catalisador otimiza a mistura ar-combustível e garante uma combustão adequada. Enquanto isso, o sensor pós-catalisador serve para monitorar a saúde e a eficiência do catalisador. Em alguns veículos mais antigos ou mais simples, pode haver apenas a sonda pré-catalisador.
No caso de uma sonda lambda já danificada, ela pode apresentar sinais de mau funcionamento, como o acendimento da luz indicadora de falhas de injeção (lâmpada LIM), aumento no consumo de combustível e perda da proporção ideal entre ar e combustível, assim como dificuldades de reconhecimento do tipo de combustível em ...
Ao contrário de outras peças, a sonda Lambda não tem vida útil pré-determinada. Essa peça pode durar centenas de milhares de quilômetros sem qualquer problema.
Em nossos carros, é exatamente isso o que a sonda lambda faz: mede a quantidade de oxigênio presente nos gases eliminados pelo motor. O sensor realiza a medição dos gases, e esses dados são utilizados pelo módulo da injeção para obter o ponto estequiométrico.
A informação gerada é passada para o módulo de injeção através de um sinal elétrico. Em sensores convencionais, quando a mistura está rica, o sinal da sonda lambda será próximo de 1 volt, enquanto na mistura pobre, o sinal será próximo de 0 volt.
Instalada no cano de escapamento, a sonda lambda monitora a quantidade de oxigênio que está contida no gás expelido pelo coletor de escape e repassa essa informação para a unidade eletrônica de gerenciamento. “O sensor de oxigênio é um dos mais importantes componentes que garantem o bom funcionamento do veículo.
Essa prática, que não consta dos manuais, e é repudiada pelas fabricantes, é utilizada no chão de oficina, com alguma taxa de sucesso, em algumas situações. No entanto, não há qualquer garantia de durabilidade da peça.
É perigoso andar com o carro com a luz da injeção acesa?
Sim. Andar com a luz da injeção eletrônica acesa pode ser arriscado, pois pode indicar um problema nesse sistema. O sistema de injeção eletrônica é responsável por controlar a mistura ar/combustível do motor, e uma falha no sistema pode afetar o desempenho e a eficiência do motor.
Quantos km posso andar com a luz da injeção acesa?
Abra a tampa, deixe o ar escapar um pouco, feche o tanque, e veja como fica. Você vai precisar conduzir por entre 30 a 40 km até que a luz se apague, se o problema for a pressão atmosférica.